Já ouviu falar da doença erliquiose canina?

Você já ouviu falar em erliquiose canina? Talvez não se lembre desta denominação, mas já tenha escutado sobre a “doença do carrapato”. Além de picar e dar coceira, o carrapato do cachorro (rhipicephalus sanguineus) também transmite doenças.

Uma das doenças transmitidas pelo indesejado ectoparasita é a erliquiose, também popularmente conhecida como “doença do carrapato”. Trata-se de uma patologia instalada através de uma bactéria que é passada pelo carrapato e que é bem grave, podendo levar o seu bichinho de estimação ao óbito.

O que é a erliquiose canina?

Esta doença infecciosa severa é causada por bactérias do gênero ehrlichia, sendo que o papel principal fica a cargo da erlichia canis. Raramente atinge gatos ou seres humanos, sendo uma doença mais comum durante o verão, pois os carrapatos – o principal transmissor da patologia é um carrapato chamado rhipicephalos sanguineus – necessitam de calor e umidade para reprodução. Por ser uma doença transmitida pela picada de um carrapato, outras doenças também podem ser passado para o animal, como a babesia, hepatozoon e hemobartonella canis.

Esta doença é muito perigosa e, ao notar qualquer mudança, o tutor deve levar o seu cachorro ao médico veterinário imediatamente.

Já ouviu falar da doença erliquiose canina?

Sintomas da Erliquiose

Os sintomas da doença do carrapato são bastante variados, incluindo perda de apetite, inchaço nas patas, perda de pelos, mucosa pálida e até convulsões. Podem se dividir em três fases:

• Fase aguda – No início da doença, quando o cachorro começa a apresentar os primeiros sintomas, que podem incluir febre, falta de apetite, manchas vermelhas na pele e vômitos. Ao notar algum desses sintomas, leve o seu animal de estimação ao veterinário para que o profissional possa examiná-lo e fazer os exames necessários.
  • Fase subaguda – Normalmente dura entre 6 e 10 semanas. O principal sinal são as mucosas descoradas e o hemograma costuma ser o exame mais solicitado.
  • Crônica – Fase mais avançada da patologia, em que o cão está com o sistema imunológico comprometido, muito magro e com expressiva queda de pelos.

Como é feito o tratamento?

As chances de cura são maiores quando a doença é diagnostica mais cedo. Felizmente, a cura pode ser alcançada em qualquer uma das fases e exige muita dedicação do tutor do bichinho de estimação.

No geral, o cão é tratado com antibióticos e com algumas injeções que são aplicadas na clínica veterinária. Nos casos mais graves, pode haver a necessidade de transfusão de sangue.

Vitaminas e uma alimentação especial também podem ser indicadas para auxiliar no processo de recuperação. O tratamento pode durar de 3 a 4 semanas nos casos agudos e até 8 semanas nas demais fases. O tempo do tratamento também depende do histórico de vida do cachorro e da fase em que foi realizado o diagnóstico da doença.

Como prevenir a Erliquiose?

Para evitar a doença, o controle de carrapatos é essencial. É importante manter a higiene do animal e do local em que ele se encontra e verificar diariamente se há algum carrapato nele (principalmente após os passeios). Você também pode utilizar coleiras carrapaticidas, talco, shampoo e outros produtos disponíveis no mercado pet.

Saiba como acabar com as pulgas e carrapatos e esclareça as principais dúvidas sobre o tema:

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.