Espirro reverso no cachorro

Você já ouviu falar em espirro reverso? Isso é algo bem comum entre os cachorros, principalmente entre os braquicefálicos, ou seja, os cães que possuem o focinho mais achatado. Pode aparecer também com pouca frequência em gatos. É bem comum que alguns donos confundam o espirro reverso com um engasgo, ou com uma falta de ar. Por isso é importante você entender melhor sobre como é esse espirro, para não ficar desesperado quando vir acontecer e para saber como ajudar seu bichinho da melhor forma possível.

Espirro reverso no cachorro

Respiração paroxística inspiratória

Esse é o nome correto do espirro reverso. Quando ele acontece, o ar é empurrado para dentro do pulmão do cachorro. No espirro normal, acontece exatamente o contrário – o ar é empurrado para fora do pulmão.

Como no espirro reverso, o ar que é empurrado para dentro dos pulmões é puxado pelo nariz, ele acaba fazendo um som bem característico sendo que para quem nunca ouviu pode ser um som estranho e que alarma para algo que provavelmente está errado.

Podemos detectar que é um espirro reverso quando vemos que o cão ficou parado, afastou as patas dianteiras, esticou o pescoço para cima, arregalou os olhos, teve um movimento respiratório mais rápido, tossiu e produziu sons nasais que mais parecem com ronco.

O tempo de duração desse espirro pode variar bastante, de alguns poucos segundos para até 2 minutos, e pode ocorrer várias vezes durante a vida do animal. Após esse episódio de espirro reverso, os cachorros voltam a espirrar normalmente.

O que causa o espirro reverso?

As causas exatas são desconhecidas, mas pode ser algo relacionado a uma irritação na garganta, laringe ou faringe, ainda também pode acontecer por causa de uma grande excitação, causada por excesso de exercícios e brincadeiras ou por puxões na coleira. Também pode acontecer por causa de alguma alergia, mudança brusca de temperatura ou por causa de uma infecção respiratória.

O que fazer quando o cachorro tem um espirro reverso?

Primeiramente, mantenha a calma. Se o dono de mostrar desesperado, o cão só vai ficar ainda mais agoniado. Existem algumas técnicas que você pode utilizar para tentar parar o espirro: assoprar delicadamente o nariz do cão; tampar as narinas dele com seus dedos; massagear a garganta em movimentos que estimulem a deglutição; Se a frequência e severidade do espirro reverso for grande, então talvez seja melhor levar o seu cão para um veterinário.