,

Como acabar com as pulgas dos cães?

Você quer saber como acabar com as pulgas dos cães? Antes disso, é importante ressaltar que esses insetos podem prejudicar, e muito, a saúde do seu cachorro.

De acordo com a Clínica Veterinária 4 Patas Saúde Animal, que fica na cidade de Igarapé, Minas Gerais, as pulgas podem transmitir algumas verminoses, provocar dermatite alérgica, queda de pelos, mau cheiro, descamação e feridas. Se o ataque for numeroso, o seu pet pode desenvolver até um quadro de anemia.

Outros sintomas são: irritação, estresse e até agressividade. A clínica especializada justifica que esses comportamentos são atribuídos à coceira intensa que pode prejudicar também a alimentação do cãozinho. Por isso, é tão importante saber como se livrar desse incômodo. Descubra agora.

4 dicas para acabar com as pulgas dos cães

O primeiro passo para acabar com as pulgas dos cães é procurar um veterinário

Higienizar o pelo do pet com shampoo específico é recomendado (Foto: depositphotos)

1. Leve seu cachorro em um veterinário

O primeiro passo para acabar com as pulgas é levar o seu pet para uma consulta veterinária. Somente um profissional especializado saberá identificar o nível de infestação no seu bicho e também quais são os produtos mais indicados para pôr fim a esse incômodo.

Veja também: Receitas caseiras para remover pulgas e carrapatos dos cães

2. Acabar com pulgas no ambiente

Por mais que seu interesse seja livrar o seu bichinho das pulgas. O segundo passo é acabar com o ambiente propício para que elas cheguem até o seu pet.

Portanto, dê uma olhada nos ambientes que seu animal fica e saia dedetizando os cômodos com um produto específico para isso. Claro que a indicação também deve vir do mesmo veterinário que você levou o seu cachorrinho, para que o produto não prejudique em nada a saúde dele.

Lembre-se de lavar todos os panos da casinha dele, bem como toalhas, tapetes e até brinquedos que possam servir de esconderijo para esses insetos. Se você tiver um aspirador com ar quente, aproveita para passar também.

3. Acabe com as pulgas do seu cachorro

Depois que você limpar o ambiente que vive o seu cachorro, é hora de partir para o pelo do animal. Passe o produto recomendado pelo médico veterinário e mantenha uma rotina de higiene nele com shampoo específico para pulgas.

Veja também: Extermine pulgas e carrapatos do seu cachorro usando limão

4. Cuidado com os passeios

Com o seu ambiente livre de pulgas e o seu bichinho também, só resta ter cuidado com os passeios ao ar livre que ele faz. Principalmente com o contato com outros animais que podem passar as pulgas para ele. Por isso, antes de sociabilizar o seu pet, veja quais são as condições de higiene que o outro cão está para que o seu trabalho não vá por água abaixo.

Como acabar com as pulgas e carrapatos

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.