Catarata e esclerose de catarata em cães. Confira sintomas, diagnóstico e tratamento

Não pense que a catarata é uma doença que só atinge os humanos; os cachorros também podem ser grandes vítimas da enfermidade. Caso o problema não seja tratado, a visão do animal pode ser seriamente prejudicada.

A doença é a opacificação do cristalino, o que gera a mudança do olho do portador da doença; a região tende a ficar com a cor branca no centro. Assim que você notar esse sinal em seu cachorro, procure a ajuda de um veterinário.

Em alguns casos também pode acontecer uma inflamação intra-ocular, o que além de gerar bastante incômodo no animal, também pode deixar o olho bastante avermelhado, com secreção e prurido. Nesse caso, o tratamento também é algo primordial.

Existem raças de cães que são mais propensas a adquirirem a catarata, como o Poodle, Cocker spaniel, Schnauzer, Fox Paulistinha, Lhasa Apso, Yorkshire e algumas outras.

Um dos inconvenientes da catarata, é que ela é uma doença silenciosa

Lhasa Apso, Poodle e Schnauzer são algumas das raças mais propensas a catarata (Foto: depositphotos)

Segundo o Blog Pet Care, assinado pelo Centro Veterinário Pet Care, o grande perigo da doença é que ela pode ser extremamente silenciosa. Caso ela evolua, a catarata “amadurece” e é ai que a visão é comprometida e o olho se torna mais branco.

Tratamento para a catarata

Não existe remédio ou tratamentos caseiros para eliminar a catarata, a única forma de removê-la é por meio de cirurgia. O procedimento é bastante delicado e exige uma anestesia geral. A técnica utilizada é a mesma usada nos humanos e o índice dela ser um sucesso é de aproximadamente 95%.