,

Cachorro vomitando espuma branca: o que pode ser?

Você já viu o cachorro vomitando espuma branca e ficou se perguntando o que pode ser? Se as respostas para essas perguntas são positivas, atenção. Saiba que o vômito é um dos sinais mais comuns em muitos problemas de saúde.

Desta forma, além de entender o porquê do cão está colocando tudo para fora, é preciso ficar de olho em outros sintomas. Para que assim, você possa procurar um veterinário e ajudá-lo a diagnosticar o real problema do animal.

O que pode ser a espuma branca no vômito do cachorro?

A espuma branca no vômito do cão pode indicar problemas simples ou sérios. Isso porque a baba branca pode surgir no vômito como também na regurgitação. São situações diferentes, mas que precisam de atenção.

Cachorro com espuma na boca

O ocorrido deve ser levado em consideração, principalmente se combinado com outros sintomas (Foto: depositphotos)

Em primeiro lugar, na regurgitação é comum que o animal elimine uma espuma branca em alguns casos. Após ingerir plantas, matos ou alimentos tóxicos, são algumas das situações.

Já quando o cão está vomitando a espuma branca, as causas são outras. E elas podem estar relacionadas a problemas gastrintestinais, verminoses, viroses e até mesmo alergias.

Assim, antes de entender um pouco mais sobre cada uma dessas situações, é importante saber diferenciar o que é vômito e regurgitação.

Características do vômito

De acordo com o veterinário Arthur Ferreira, as diferenças entre o vômito e a regurgitação são visuais e processuais. Em outras palavras, o aspecto da comida colocada para fora vai indicar qual o nível do processo digestivo que o cão fez.

“O vômito se caracteriza por um alimento que já entrou em processo de digestão. Ou seja, aquele alimento que já começou a passar pelo processo de fermentação no estômago, pelo ácido clorídrico, pela secreção gástrica”, explica o médico em vídeo publicado no canal Dicas do Veterinário.

Ainda segundo o especialista em saúde canina, quando existe vômito é possível perceber que há muito mais líquido do que elementos sólidos. É um conteúdo que já está realmente se desfazendo.

“Geralmente é aquela espuma mais esbranquiçada, aquela ração já com um odor mais fétido, que está em processo de digestão. Aquele suco gástrico, quando a gente já sente aquele cheiro mais ácido, aquele líquido mais amarelado, meio amarronzado”, alerta.

Regurgitação

Por outro lado, quando o assunto é a regurgitação, é importante destacar que trata-se de uma situação menos grave. Isso porque o animal não deve ter sentido um desconforto intestinal, mas sim uma tensão muscular.

“A regurgitação nada mais é do que o processo que o animal acabou de comer e passa um tempinho e ele acaba vomitando. O alimento que ele vomitou é um alimento ainda não digerido.”

Nesse sentido, pode haver um pouco mais de espuma, mais saliva e os pontos do alimento são possíveis de serem detectados com precisão. “A regurgitação se caracteriza por ela não ter um odor muito desagradável. Ela tem um odor normal, até mesmo cheiro de ração normal”, finaliza Arthur Ferreira.

Contudo, entre os dois processos, o médico veterinário informa que o vômito é mais sério que a regurgitação. E que ambos ocorrem por motivos diferentes. Então quando você identificar vômito com espuma branca no cão, procure saber se há outros sinais clínicos.

Mais causas para o vômito com espuma branca

Cão que come muito rápido

Muito comum na regurgitação, o animal come muito rápido e tem um desconforto intestinal. Nesse caso, o estômago expulsa a comida antes mesmo dela começar a ser digerida.

Além disso, é muito comum que, em situações como essa, o cão coloque para fora a ração quase que inteira, junto com espumas e saliva. E não é só isso, cães também podem apresentar esse problema se beberem muita água após as refeições.

A prática de atividades físicas

Fazer exercícios físicos é saudável para os animais, evitando muitos problemas de saúde como a obesidade e o sedentarismo. Contudo, quando o animal pratica atividades físicas após comer, é muito provável ter a regurgitação.

Gastrite em cães

Esse tipo de problema é mais sério e pede intervenção médica o quanto antes. Segundo o médico Cesmar Sotkeviciene Moura, o primeiro sintoma geral da gastrite em cães é o vômito. E esse sinal pode vir ou não acompanhado de sangue.

Além desse sinal, outros sintomas podem ser observados no animal como: perda de apetite, diarreia, fraqueza, apatia, perda de peso e a dor abdominal.

Outras causas

“Alguns animais que têm o palato mole muito grande ou palato mole muito curto, acabam ingerindo muito ar no momento dessa alimentação. Animais que tendem a ter muitos arrotos depois da alimentação que faz aquela aerofagia, engole ar e depois começa a ter muitos arrotos”, são outras explicações para o vômito, conforme Arthur Ferreira conta.

No entanto, é importante ficar atento a outros sinais. Se além do vômito com espuma branca, o cachorro apresentar também náusea, muita saliva ou a boca muito seca e ficar prostrado, o médico veterinário deve ser consultado com urgência.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.