Blefarite em cães. Causas, sintomas e formas de tratamento

Existem diversos problemas humanos que também interferem na saúde dos cachorros. Um exemplo disso é a blefarite, uma condição ocular que pode surgir tanto em pessoas como também nos cães.

Por ser pouco comum, a doença não é muito conhecida pelos tutores, por isso acaba passando despercebida ao apresentar os primeiros sintomas. Assim, quando o dono procura auxílio veterinário, o problema já está bastante avançado.

A blefarite está relacionada a diversas causas, por esta razão a forma de tratamento dela vai depender do agente causador. No entanto, os sintomas presentes neste problema são os mesmos em qualquer tipo da doença. Reconhecer os sinais logo no início facilitará a recuperação do cachorro e consequentemente vai melhorar a condição de vida do animal.

Causas e tipos da blefarite

(Foto: depositphotos)

Há, pelo menos, quatro tipos bem definidos da blefarite, são eles: congênito, bacteriano, neoplásico e alérgico. No primeiro caso, trata-se das características físicas dos animais desde o nascimento, que contribuem para o surgimento deste problema de saúde ocular, são alguns exemplos as anormalidades nas pálpebras que podem causar atrito nesta região, incapacidade de fechar os olhos completamente etc.