Atopia em cães: tratamento desta doença

Existem algumas doenças que acometem muito os cachorros, mas que mesmo assim não são tão conhecidas. Esse é o caso da atopia ou como também é chamada de dermatite atópica. O problema de saúde que recebe esse nome é caracterizado por uma intensa coceira que o animal sente no corpo, além da perda de pelos e ferimentos, que são comuns em pets que apresentam essa doença.

Configura-se como atopia uma alergia genética e incurável, que tem diversos agentes provocadores, como ácaros de poeiras de casa, bolores, polens, alimentos etc. Em outras palavras, os animais têm esse problema de saúde podem ser alérgicos à inúmeros alérgenos ambientais que podem ser ingeridos, inalados e até mesmo absolvidos pela pele do peludo.

Sintomas desencadeados pela atopia

Atopia: em cães tratamento desta doença

Foto: Reprodução/ internet

A atopia afeta cães de todas as idades e sexos, porém costuma se manifestar entre os três primeiros anos de idade do animal. E apesar de lesionar o corpo todos dos pets, aparece com mais evidência nas axilas, rosto, orelhas, virilhas, patas, periocular e perianal. Os sintomas podem variar, mas geralmente são:

• Coceiras frequentes, tanto em período diurno, como noturno;
  • Pele mais escura do que o normal;
  • Presença de pulgas e carrapatos;
  • Queda drástica dos pelos;
  • Pele ressecada, rachada, machucada e descamada;
  • Lambedura das patas e mordedura da pele e pelagem;
  • Cheiro forte nos cães;
  • Vermelhidão nas áreas afetadas.

Apesar dos diversos sintomas, não é fácil descobrir se o animal tem ou não a atopia. Isto ocorre porque não há exames laboratoriais que consigam comprovar a doença. Por essa razão, o tutor precisa ficar atento à tudo que acontece com o peludo, para que fique mais fácil o reconhecimento da dermatite atópica.

Tratamento para esta doença

Como é uma doença crônica não existe cura, mas sim tratamento para proporcionar uma vida mais sadia para o animal. Dependendo do tipo de atopia que o cachorro tiver, algumas medidas podem ser levadas em consideração para aliviar os efeitos da atopia. Por exemplo, se for a algum alimentos, o tutor deverá optar por refeições sem que haja esse ingrediente envolvido, se for o caso terá até que cozinhar para o pet.

Outro caso, é o peludo que tem alergia à poeira. Desta forma, o ambiente onde ele vive deve está sempre limpo e longe dos ácaros. A dermatite atópica pode ser ocasionada também pela picada de carrapato ou pulga, sendo assim remédios contra esses parasitas devem ser comprados e aplicados no cão, a fim de evitar a manifestação da doença.

Além disso, existem alguns medicamentos que ajudam no tratamento da atopia. Esses, por sua vez, devem ser indicados por um profissional da saúde canina. O tutor, deverá seguir corretamente as orientações do veterinário para que tudo transcorra bem e o cãozinho viva tranquilamente e feliz.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.