Conhecendo os raros e fofos cães albinos

Afinal, existem cães albinos? Sim, existem! Os cães albinos sofrem uma incapacidade de produzir melanina, responsável pela pigmentação da pele, tornando estes animais brancos, ou melhor dizendo, albinos.

Os cães desse grupo são raros, uma vez que esses são resultados de mutações esporádicas, no entanto, devemos saber que nem todos os cachorros brancos são necessariamente albinos.

Neste artigo, o Clube Para Cachorros descreve um pouco mais sobre os cães albinos, suas fragilidades e outros detalhes relacionados. Confira!

Diferença de cão albino para um cão de pelagem branca

Conhecendo os cães albinos

Foto: Pixabay

Não ter pigmentação, ou ter pouca, não implica necessariamente em ser um animal albino. Neste caso, devem ser avaliados diferentes tipos de mecanismos moleculares que permitem que a pelagem de um cão seja clara.

Para sabermos se um cachorro é, de fato, albino, é necessário realizar uma análise da enzima tirosinase, que é responsável pela produção de melanina no organismo. O albinismo implica na completa perda de função dessa enzima.

Outro ponto importante em relação ao cães albinos é a presença de olhos vermelhos, que também são atingidos pela falta de pigmentação. Para que um filhote seja albino, o pai e a mãe devem ter o alelo recessivo para o albinismo.

Cães com a pelagem naturalmente branca possuem a produção de melanina normal, enquanto que nos cães albinos não se encontra a produção dessa substância, tornando a pele dos albinos branca e frágil.

Como cuidar de um cão albino?

Se você pretende ter ou já possui um cão albino, saiba que é preciso ter atenção redobrada, afinal, a pele de um animal albino é bastante delicada e requer alguns cuidados básicos.

Evite a exposição ao sol em horários de pico (das 10 horas da manhã até 18 horas da tarde). Animais albinos não podem ficar expostos muito tempo ao calor dos raios ultravioletas, podendo facilmente desenvolver dermatites e até mesmo câncer de pele. Dica: é possível encontrar em alguns pet shops a venda de protetor solar para cães albinos. Evite ainda expor o animal em lugares que contenham muita iluminação (olhos e pele sensíveis).

Durante o banho, não utilize a água muito quente e, caso decida secar o animal com secador, fique atento a temperatura do aparelho. Mantenha uma distância adequada da pele do animal (evitando queimaduras e irritações).

Características físicas de um cão albino

• Aparência rosada nos olhos (seus olhos poderão reter um pouco de pigmentação, mas sua coloração será pálida ou translúcida);
  • Pele do corpo inteiro (inclusive focinho) rosada;
  • Boca bastante pálida;
  • Dificuldade de enxergar na claridade;
  • Pode ser encontrado em qualquer raça.

Posso cruzar o meu cão albino?

Não é recomendável que cães albinos procriem, em função de sua deficiência ser hereditária. Outro aspecto se dá em decorrência da fragilidade do animal. Uma pesquisa realizada em 20 cachorros de cores distintas (e raças variadas), foi descoberto que mais da metade dos cães albinos tinham, pelo menos, um tumor, enquanto que apenas um cachorro de cor natural tinha uma dessas anomalias.

Se você têm o desejo de ter um cachorro de pele clara e pelo branco, a melhor opção é buscar por um que tenha tais características naturalmente.