Causas e tratamento de um edema na língua do cão

Espinhos, reações alérgicas, fiapos de grama, entre tantos outros fatores podem ser o motivo de edemas na língua do seu cachorro, o que pode dificultar a respiração e fazê-lo recusar comida e bebida.

Muitas vezes quando, por exemplo, um espinho fica preso no pelo do animal é normal que ele tente tirá-lo lambendo, o que pode levar a farpa a ficar presa na língua do cão. Ou até mesmo ferroadas de abelhas e formigas e reações alérgicas a medicamentos podem ocasionar o problema.

O edema na língua pode aparentar ser algo simples, mas pode facilmente evoluir para problemas graves na saúde do animal. O livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos, da autora Amy D. Shojai ensina formas de detectar e reduzir o trauma antes de levar o animal ao pronto socorro.

Saiba como realizar os primeiros socorros caso perceba algum edema na língua do cachorro

O problema pode ser causado por ferroadas de abelhas e formigas e reações alérgicas (Foto: depositphotos)

Como tratar um edema na língua do cão

Ofereça gelo ou água gelada

Quando você notar o inchaço na língua, ofereça água gelada para seu animal beber ou cubos de gelo para que ele lamba. Isso irá ajudar a fazer com que o edema diminua, restringindo o fluxo sanguíneo na região e ainda aliviando dores.

Mas caso o seu animal recuse a água ou o gelo, não tente forçá-lo a aceitar colocando a força na boca, pois há um sério risco de você acabar sufocando o cão.