Cão intoxicado com monóxido de carbono? Saiba como ajudar

Toda vez que há a combustão de materiais, há também a liberação de monóxido de carbono. Assim, fumaça de queimadas, exaustão de veículos, aquecedores com problemas na ventilação e outros casos são exemplos clássicos da produção deste produto. Trata-se de um gás inodoro, insípido e incolor, portanto é inalado sem ser percebido.

De acordo com a autora do livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, Amy D. Shojai, esta substância é altamente perigosa pois ao entrar no organismo, compete com o oxigênio na corrente sanguínea. “À medida que o cérebro começa a exigir oxigênio, os animais passam a se comportar de forma embriagada ou confusa e letárgica. O sintoma clássico da intoxicação por monóxido de carbono são gengivas de um brilhante vermelho-cereja, mas os animais também podem ter respiração trabalhosa, surdez e convulsões”, explica a escritora.

Diante destas condições, é necessário que o tutor aja com rapidez à ponto de salvar a vida do cachorro. Para isso, o pronto atendimento e os cuidados médicos de forma imediata são as soluções chaves para estas situações.

Se acontecer a inalação do monóxido de carbono, saiba o que fazer

Essa substância tóxica não tem cheiro nem cor (Foto: depositphotos)

O que fazer em caso de intoxicação por monóxido de carbono?

1. Transferir o animal de lugar

O primeiro passo é, sem dúvidas, retirar o animal do local onde há a emissão de monóxido de carbono. Assim, procurar por um ambiente aberto e livre deste gás é o ideal. Além disso, quando o cachorro respira poucas quantidades de ar contaminado, ele pode se recuperar só com as respiração de um ar limpo.