Cachorro com estômago sensível: sintomas e como tratar 

Um cachorro com estômago sensível tende a ter bastante dificuldade quando o assunto é a alimentação.

Geralmente, os alimentos que o animal ingere provocam incômodo no sistema digestivo, levando o cão a apresentar sintomas como vômito e diarreia.

As causas para esse problema são as mais diversas, porém todas elas estão relacionadas à alimentação.

De acordo com artigo publicado no site da empresa de ração Total Equilíbrio, há pelo menos três razões para o estômago sensível do cão.

Por exemplo, o cachorro pode ter sensibilidade no sistema digestivo devido à ração inapropriada. Outra causa é a mistura entre ração e comida caseira.

Por fim, o estômago do cachorro pode sofrer com a troca de alimentação. Portanto, confira a seguir mais detalhes sobre essa condição e como ela pode ser tratada.

Sintomas de cachorro com estômago sensível

De acordo com o médico veterinário da Equilíbrio e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado, os cães apresentam diversos sintomas quando estão com problemas digestivos.

Cachorro doente

Cachorro com estômago sensível pode apresentar apatia e dor abdominal (Foto: depositphotos)

As inflamações intestinais e estomacais podem ficar marcadas com:

  • Vômitos frequentes
  • Fezes inconsistentes e até mesmo diarreia
  • Rejeição da ração
  • Falta de apetite
  • Apatia
  • Dor abdominal
  • Recusa a beber água
  • Gases no estômago ou no intestino.

Tratamento para estômago sensível em cães

Um animal que apresenta diarreia e vômitos está sujeito à desidratação severa, caso não seja levado ao veterinário a tempo.

Mas, para estabelecer um tratamento seguro e eficaz, é preciso que o especialista examine o cão e descubra qual a causa do problema.

Isso porque, para eliminar os sintomas presentes no animal doente, é necessário acabar com o que está provocando essa condição.

Segundo os veterinários, um erro muito comum que os tutores cometem é tentar tratar em casa animais com problemas digestivos.

Por exemplo, um cão que está vomitando até água, não vai manter os remédios orais no organismo.

Por essa razão, o tutor deve levar o animal ao veterinário para que o profissional receite e aplique remédios injetáveis.

Além disso, os medicamentos antidiarreicos podem ser administrados para suprimir a diarreia.

Já para os animais que precisam aumentar a flora intestinal e reabilitar o trato gastrointestinal, é recomendado probióticos e suplementos naturais.

Além desses tratamentos que têm como foco eliminar os sinais das infecções, é necessário pensar em saídas para as causas.

Buscando novas alternativas para a alimentação dos cães, é possível eliminar de vez consequências de um estômago sensível.

Veja a seguir os tratamentos para acabar com as causas desse problema!

Ração apropriada para cães sensíveis

Cão comendo

Existem rações apropriadas para cães com esse problema de saúde (Foto: depositphotos)

Muitas marcas de ração preparam alimentos mais adequados para cães com estômago sensível. Existem linhas destinadas aos cachorros com essa condição.

Entre as características desses produtos estão a presença de proteína vegetal hidrolisada, que possui uma alta digestibilidade, e probióticos, auxiliando na recuperação da saúde intestinal.

Não misturar ração e comidas caseiras

A mistura entre ração e alimentação natural pode causar um desiquilíbrio na saúde do cão  (Foto: depositphotos)

“Nada deve ser adicionado à ração, com o risco de desequilibrar o balanceamento de nutrientes e até prejudicar o seu animal. Misturar carne a ração é tão prejudicial que pode gerar a longo prazo um problema renal, por exemplo. Se você quer dar comida, dê só comida (balanceada) ou então dê apenas a ração”, alerta a zootecnista e nutricionista animal da Cão Integral, Aline Motta.

Adaptar o cachorro à nova alimentação

A mudança de ração deve ser feita de forma graduada (Foto: depositphotos)

Quando o veterinário e o tutor chegam a conclusão que o cão precisa mudar de alimento, é necessário que a troca de ração seja feita aos poucos. Por exemplo, misturar a antiga com a nova.

Se essa mudança não é feita de forma graduada, o cachorro corre o risco de apresentar problemas digestivos.

As fezes amolecidas é o principal sintoma que evidencia essa mudança drástica na alimentação do pet.

Outros problemas digestivos em cães

Um dos problemas digestivos que afeta os cães é a doença inflamatória intestinal (IBD canina).

Segundo um artigo publicado no site da clínica Vet Quality, essa doença tem como agravante a presença de sangue nas fezes.

Além disso, a clínica também cita outros problemas graves no estômago, como: parasitas intestinais, giardíase, ascaridíase, ancilostomíase e dipilidiose.

“São muitas as doenças que afetam os órgãos digestivos de cães e elas podem ter diversas outras causas, como a contaminação por bactérias (como a E. coli ou a Salmonella), vírus, alergias, a hipersensibilidade a alguns alimentos, bem como a contaminação por outros parasitas”, finaliza a Vet Quality.

Como pode ser visto, os cachorros podem sofrer com outros problemas digestivos, além da alta sensibilidade no estômago.

Entretanto, a maioria dessas condições causa os mesmos sintomas, a exemplo de vômitos, diarreias, dor abdominal e apatia.

Sendo assim, é preciso conversar com um veterinário de confiança. Juntos, tutor e médico, conseguem encontrar a solução para o problema de saúde do cachorro.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.