, , ,

West highland white terrier – Saiba tudo sobre esta raça

Curioso e um pouquinho teimoso, esse floco de neve é fofo e bastante energético

West highland white terrier pode até ter um nome grande, mas o porte não passa dos 28 centímetros. Desta forma, a raça é considerada pequena, uma das menores do grupo terrier.

Mas, apesar do porte de cão de companhia, este cão foi criado para caçar e matar ratos, função que ainda hoje tende a influenciar o seu comportamento.

Além do pequeno porte, a aparência do west é outra característica que faz com que este cão seja um terrier querido entre as pessoas. Semelhante a um ursinho de pelúcia, este fofinho ocupa o 41º lugar na classificação de popularidade das raças elaborada pela American Kennel Club (AKC).

Temperamento e personalidade do west highland white terrier

O west highlander white terrier é uma das raças mais populares do mundo

Essa raça é caçadora e curiosa, mas brincalhona e muito apegada aos donos (Foto: depositphotos)

O west highland white terrier é determinado, teimoso e independente. Contudo, também é um cachorro brincalhão, inteligente e leal. Neste sentido, a raça tem dois lados que podem ser equilibrados com um bom treino desde a fase filhote do animal.

Além disso, esta bolinha de pelos brancos é valente, afetuosa e segura de si. Apesar de pequeno, carrega consigo muita força e alegria. Com os tutores é dedicado e busca sempre estar brincando com todos da família.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um west highland white terrier?

Os filhotes de west highland white terrier podem custar até R$ 4 mil. O valor depende do criador e de onde ele está localizado. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Pelo porte pequeno esta raça é ideal para morar em apartamento. Contudo, é importante que o tutor incentive o cachorro com caminhadas, para gastar a energia que possui.

3. É um bom companheiro para crianças?

Bom com adultos, excelente com crianças. Apesar de independente, o west highland é um dos cães mais brincalhões que existe e gosta de gastar a energia com a criançada. 

Veja também: Raças de cães que não crescem muito

4. West highland white terrier late muito?

De acordo com a AKC, este peludo só late quando necessário. Por esta razão, é preciso ficar atento quando ele latir, pois pode ser um aviso de que algo está acontecendo.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

O west ama as pessoas e é afetuoso com a família, por esta razão não gosta de ficar sozinho em casa. Além disso, é um excelente companheiro de viagens, então sempre que o tutor viajar é legal levá-lo junto.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Segundo a AKC, a queda de pelo desta raça é sazonal. Neste sentido, ele não solta muito pelo e o pouco que cai pode ser controlado com escovações diárias da pelagem.

Comportamento do west highland white terrier

Este cão é extremamente animado e adora correr, brincar e perseguir pequenos animais. No entanto, todas essas atividades precisam de um controle, isto porque o cachorro pode até machucar outros pets menores como gatos ou até mesmo cães.

A curiosidade é uma característica que guia muito o comportamento do west highland white terrier. Por isso, o treinamento pode ser um desafio, mas como trata-se de um cão inteligente, o adestramento tem dificuldade média. Como é alegre, gosta de estar na companhia do tutor.

Veja também: Como devo cuidar de um cão west highland white terrier

Características físicas

Cuidados específicos

De acordo com as informações fornecidas pela American Kennel Club, o cachorro desta raça pode sofrer com algumas doenças comuns. Luxação patelar e doenças cardíacas são alguns dos problemas que podem afetar a saúde deste cachorro. “Os bons criadores utilizam testes genéticos de seu estoque de reprodução para reduzir a probabilidade de doença em seus cachorros”, alerta a AKC.

Já segundo o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, o cão da raça pode sofrer com irritações cutâneas. Inclusive, esse problema pode provocar a mudança de cor dos pelos que normalmente são brancos, podendo apresentar tons de cinza ou dourado.

“Infelizmente, estas [alergias] também podem afetar os pulmões e alterar o tecido conjuntivo, levando à tosse crônica em idade mais avançada“, explica o especialista no livro “Cães”.

Filhotes

Os filhotes de west highland white terrier estão suscetíveis a apresentarem problemas de saúde graves, devido ao sistema imunológico incompleto que eles possuem. Entre as possíveis doenças estão a cinomose e a parvovirose. Para evitar estes tipos de enfermidades, o tutor deve investir nas vacinas polivalentes, que ajudam a imunizar o cão contra essas e outras doenças.

Veja também: Nomes para cachorros pequenos

Curiosidades desta raça

Antes de ser chamado de west highland white, a raça recebeu outros dois nomes, foram eles: roseneath terrier e poltalloch terrier.

No Japão a cor branca da pelagem deste cachorro tem um significado para o povo do país. Para os japoneses o tom dos pelos significa boa sorte e beleza física.

Expectativa de vida: 13 a 15 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do west highland white terrier

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.