, , ,

Weimaraner – Saiba tudo sobre esta raça

Toda a elegância e a capacidade de treinamento que o weimaraner possui são oriundos da Alemanha, país berço desta raça. De acordo com o site do órgão norte-americano de classificação das raças, a American Kennel Club (AKC), este cachorro surgiu no início do século XIX.

Para a AKC, o weimaraner é uma raça do grupo desportivo. Em outras palavras é um cachorro que possui características físicas para a prática de esportes e foi criado, justamente, para rastrear e caçar. Além desse aspecto, é possível listar outras grandes qualidades deste animal.

Temperamento e personalidade do weimaraner

Com um temperamento bondoso, weimaraner é uma raça propícia para qualquer tipo de família. De natureza amigável, ele é um cachorro extremamente leal e obediente ao tutor. Além de gostar de agradar ao dono, o pet ainda protege a família quando acha necessário.

O weimaraner é uma raça de cachorro atlética, alegre e carinhosa

O país de origem do weimaraner é a Alemanha (Foto: depositphotos)

Já quando o assunto é a personalidade deste cachorro, é possível dizer que ele é destemido, alerta e companheiro. Não possui medo de nenhuma situação e, se for preciso, enfrenta qualquer perigo para deixar o território e a família a salvos.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um weimaraner?

Um filhote de weimaraner pode custar até R$ 2 mil. O preço pode oscilar dependendo da localidade do criador. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

O cachorro desta raça não é indicado para ser criado em apartamento. Além do porte grande que ele possui, o pet ainda é cheio de energia, por isso precisa de espaço para brincar e correr.

3. É um bom companheiro para crianças?

As crianças são ótimas companheiras para esta raça e vice-versa. Com o mesmo nível de energia, este cachorro e a criançada vão ter ótimas oportunidades de brincar e passear juntos.

Veja também8 cães que são verdadeiros atletas e você precisa conhecer

4. Weimaraner late muito?

De acordo com a American Kennel Club, o weimaraner só late quando necessário. Por isso, o dono deve estar atento as vocalizações deste animal, pois podem ser um alerta para algo de estranho que está acontecendo no território.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Em pesquisa divulgada pela AKC, os tutores que criam um animal desta raça indicam que não é aconselhável deixá-lo sozinho. Isto porque, eles são muito apegados à família e por isso sentem muita falta dos parentes humanos.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

O pelo desta raça é curto e não necessita de muitos cuidados, pois a pelagem cai com pouca frequência. 

Comportamento do weimaraner

Por ter sido criado como um cão de caça, o weimaraner é um cachorro cujo comportamento ainda está muito influenciado pelos seus antepassados. Por exemplo, ele gosta de correr atrás de objetos, como se estivesse caçando com o tutor. Uma das brincadeiras favoritas dessa raça é o lançamento de disco.

Em casa, caso não receba estímulos físicos, pode se tornar um cão entediado e destruidor. Por esta razão, o tutor deve sempre reservar um tempo para brincar com este animal. É um cachorro que aprecia longas caminhadas e apresenta um elevado nível de resistência.

Veja também: Descubra quais as raças de cães que puxam trenós

Características físicas

Cuidados específicos

A raça é suscetível a doença de pele e a displasia no quadril. Outra grande preocupação dos tutores deve ser ao inchaço abdominal que pode surgir nesse cão. De acordo com informações da AKC, este tipo de problema apresenta alguns sintomas clássicos como abdômen distendido e vômitos.

Nestes casos, o contato com o veterinário é primordial. Além de afetarem o bem-estar dos animais, algumas dessas doenças podem ser a causa da morte dos peludinhos.

Filhotes

Os filhotes de weimaraner podem sofrer de hérnias umbilicais, ao perceber isso o tutor precisa buscar ajuda veterinária. Caso seja aconteça, os animais com este tipo de problema devem passar por uma cirurgia corretiva, melhorando a qualidade de vida dos pets.

Além disso, o tutor deve estar atento ao calendário de vacinas do filhote desta raça. Desta forma é possível proteger o cãozinho contra virosos sérias. O pós das vacinas também precisam de atenção, uma vez que o weimaraner possui predisposição genética para reagir exageradamente às vacinas. Inchaço nos membros, febre e dor nas articulações são alguns dos sintomas da reação negativa as vacinas.

Veja também: Descubra quais são as 12 raças de cachorros mais exóticas e raras

Curiosidades desta raça

Existe uma variação de weimaraner de pelo longo, mas ela é extremamente rara não só no Brasil como também no mundo todo.

A aparência desta raça é única, não só pelo porte musculoso, mas também pelas cores diferenciadas da pelagem e dos olhos. Neste último caso, o tom pode variar de âmbar claro a azul acinzentado ou até mesmo o próprio cinza.

Expectativa de vida: 10 a 13 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do weimaraner

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.