Veja todos os tipos de pastor alemão

Você já parou para pensar sobre quantos tipos de pastor alemão existem? De acordo com alguns órgãos de classificação das raças, dependendo da pelagem e das corres dos pelos, há pelo menos três tipos de cães: o da capa preta, o preto e o branco.

Além desses tipos de pastor criados na Alemanha, existe ainda o tipo belga. O exemplar criado na Bélgica é um tipo de pastor que pode ser dividido em quatro variedades dependendo também da pelagem que esses animais apresentam.

Apesar desses cachorros serem pastores, eles possuem diferenças com relação as cores dos pelos e a personalidade. Por essa razão, visando esclarecer esse assunto, o Clube para Cachorros traz um artigo completo sobre os tipos de pastor alemão.

Além disso, você pode ficar por dentro de outras informações a respeito do pastor alemão. Por exemplo, você sabe quais são os cuidados necessários com um filhote dessa raça? E o preço de um pastor, qual seria? Acompanhe o artigo a seguir e encontre as respostas que precisa.

Quais os tipos de pastor alemão?

Como já mencionado, os tipos de pastor alemão vão depender da variedade da pelagem do animal. De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), quando o assunto é a textura do pelo do cão, ele pode ser classificado em dois: pelo com camada dupla e de pelo externo longo e duro.

Além desses dois tipos, o pastor alemão pode ser dividido em três variedades levando em consideração a cor dos pelos. Abaixo você pode ver mais detalhes sobre essa raça de origem alemã.

Tipo de pastor alemão capa preta

Pastor alemão capa preta

O pastor alemão possui máscara preta no focinho (Foto: depositphotos)

O mais comum de todos os tipos é o de capa preta. Ele recebe esse nome pois tem os pelos pretos no dorso e na parte de cima do quadril. É comum ainda ter uma máscara preta no focinho e algumas marcas de mesma cor nas orelhas.

Já com relação ao restante do corpo, ele pode ter as cores marrom avermelhado, marrom ou amarela. E quando a velhice chega, é natural encontrar alguns pelos brancos no focinho e próximos aos olhos.

Veja também: Pastor alemão – Saiba mais sobre esta raça

Tipo de pastor alemão preto

Pastor alemão preto

O pastor alemão preto tem o corpo todo coberto de pelo negro (Foto: depositphotos)

Outra variedade é o preto, sendo este completamente desta cor. Apesar de pouco comum é um tipo aceito pela grande maiorias dos órgãos que estabelecem as características das raças. Também na velhice é aceitável pelos brancos no focinho.

Tipo pastor alemão branco

Pastor alemão branco

Os órgãos reguladores não admitem esse tipo (Foto: depositphotos)

Por fim, há o tipo pastor alemão branco. Apesar de existir em algumas ninhadas dessa raça, essa variedade não é aceita como um tipo de cor natural de um cão dessa linhagem. A própria CBKC determina que essa cor não é admitida.

Tipos de cães pastores

Além dos tipos de pastor alemão, existem ainda outras variedades de pastores, como os que foram criados na Bélgica. Nesse último caso há quatro exemplares de pastor belga, que se diferem apenas pela pelagem.

Sendo assim, o pastor belga pode ser: tervueren, com pelagem longa e castanha; groenendael, de pelo longo e totalmente preto; malinois, na pelagem curta e castanha; e o laekenois, com a pelagem dura.

As semelhanças entre os pastores alemães e os pastores belgas são muitas. Isso porque as características físicas das raças são bem parecidas com as de um lobo selvagem, como o corpo forte e as orelhas em pé.

Mas esses não são os únicos aspectos, pois a personalidade e o comportamento deles também são similares. Ambos os tipos de pastor são corajosos, inteligentes e obedientes. Por isso são comumente utilizados por corporações policiais.

Pastor alemão personalidade

Apesar das cores diferentes dos pelos e das texturas que um pastor alemão pode apresentar na pelagem, esse cachorro tem uma só personalidade. Portanto, trata-se de uma raça focada, adaptável e até mesmo voluntariosa.

Também é considerado um cachorro que age com vigilância diante de estranhos, por isso é muito utilizado como cão de guarda. Já como cão policial ganhou sucesso por ser ágil, forte e viver sempre em alerta.

Mas com o passar do tempo o pastor alemão começou a ser visto como um ótimo cão de companhia. Isso porque ele é carinhoso com a família e amigável com aqueles que o rodeia. Inclusive apresentando um comportamento apaixonante, brincalhão e energético.