, , , ,

Shih Tzu – Saiba tudo sobre esta raça

Uma das principais características dessa raça é seu temperamento muito confiante

O shih tzu surgiu na China e só veio aparecer no Ocidente na década de 1930. Nos Estados Unidos, a raça só foi levada após três décadas. Atualmente no Brasil, este animal é uma das raças mais queridas para companhia. E a popularidade deste pequeno cão só tende a crescer.

Desde a criação, o shih tzu foi pensado em um cão para fazer companhia à nobreza da China. Por esta razão, não é classificado como um cão de trabalho. O nome desta raça significa “cão leão, ganhando mais sentido quando o animal é da cor tradicional amarelo-ouro.

Temperamento e personalidade do shih tzu

Uma das principais características dessa raça é que o shih tzu tem um temperamento muito confiante. Além disso, é um animal extrovertido e determinado. Muitos criadores definem esse animal como um cão assertivo, ou seja, que é direto e autêntico.

Muitos criadores definem o shih tzu como um cão assertivo, ou seja, que é direto e autêntico

O nome desta raça significa “cão leão” (Foto: depositphotos)

Já quando o assunto é a personalidade desse cãozinho, pode-se dizer que ele é amigável e brincalhão. É um animal afetuoso, principalmente com as pessoas da família. Mas com estranhos pode apresentar um comportamento reservado e desconfiado.

Além disso, o shih tzu é carinhoso, encantador e companheiro. Pode ser ainda um animal com tendências à teimosia e ao sentimento de independência, por isso o aprendizado pode se tornar um pouco mais difícil.

Veja também: 30 nomes ideais para batizar cães shih-tzu

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um shih tzu?

Filhotes de shih tzu não são baratos. A média de preço desses cães varia entre R$ 1.500 a R$ 4 mil, dependendo do canil ou criador.

Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Sim, o shih tzu é um cão ideal para apartamento. Isto porque, trata-se de um cão que não necessita de muito espaço e nem de muito exercício. Ficar deitado no sofá, ao lado do tutor já é o “paraíso” para um cachorro dessa raça.

3. É um bom companheiro para crianças?

Por ser um cachorro bondoso, dócil e muito brincalhão, o shih tzu torna-se um verdadeiro e leal amigo para as crianças. Prontos para qualquer brincadeira, é uma excelente companhia para toda família.

4. Shih tzu late muito?

No geral esse cão é silencioso, mas por estar sempre em alerta o shih tzu acaba latindo para visitas estranhas. Contudo, esta não é uma característica negativa desse animal, só precisa ser melhor trabalhada com o auxílio de algum treinamento. Em outras palavras, é um cachorro que late só quando necessário.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

O tutor não deve deixar o shih tzu ficar sozinho em casa por muito tempo, uma vez que esse animal é muito afetuoso e ligado à família. Neste sentido, a ausência das pessoas que ele ama pode prejudicar no crescimento saudável desse pet.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Apesar da pelagem longa e densa, essa raça não tem tendência a soltar muito pelo. No entanto, a pelagem necessita de muita atenção e cuidado do tutor, principalmente em épocas de climas quentes.

Comportamento do shih tzu

Com já dito anteriormente, esse cãozinho pode ter uma forte tendência à assertividade. Por esta razão, acaba querendo fazer o que bem entender. Se o tutor não colocar limites, o que é feito com um bom treinamento, o animal pode se tornar assertivo demais e isso resulta em alguns problemas de comportamento, como a teimosia.

O shih tzu também é um animal que age de forma rápida e apresenta comportamento destemido. A procura pela companhia do tutor pode ser uma atividade constante na vida de um cão desta raça, demonstrando-se amoroso e afetuoso.   

Características físicas

 

Cuidados específicos

De acordo com o escritor especializado em animais de estimação, David Alderton, no seu livro intitulado “Cães”, o shih tzu pode ter dois problemas de saúde comuns. Problemas congênitos que afetam os rins ou que atinjam o sistema de coagulação do sangue.

Desta forma, é preciso que o tutor verifique anomalias urinárias nos cães logo nos primeiros meses de vida do bichinho. Outra forma de tratar possíveis problemas de saúde é buscando se informar a respeito dos pais deste cãozinho. Isto porque, muitas doenças podem ser hereditárias.

Shih tzu também é propenso a apresentar doenças periodontais que podem causar, entre tantos outros problemas, as seguintes situações: inflamação da gengiva, mau hálito, perda dos tecidos de sustentação dos dentes e até mesmo a perda definitiva dos dentes.

Veja também: Saiba como cuidar corretamente de um shih tzu

Outro cuidado que o tutor deve ter é com relação a pelagem deste animal. Se ficar decidido que não vai haver tosas completas, são necessárias escovações demoradas para eliminar qualquer tipo de nó. Amarrar os pelos do topo da cabeça também se faz necessário.

Mesmo não sendo um cão atlético, o responsável precisa oferecer passeios em parques para que o animal explore os ambientes através do faro. As caminhadas devem ser diárias.

Filhotes

Os filhotes de shih tzu precisam de treinamento logo nos primeiros meses, isto porque é necessário controlar a teimosia inerente nesta raça. Vacinas polivalentes são necessárias a partir dos 45 dias de vida do animal, evitando doenças virais sérias como a cinomose.

Já a pelagem dos filhotes desta raça é diferente da dos adultos. Nos pequenos o pelo é menos abundante que nos cães maiores, não sendo necessário a tosa nesse primeiro período de vida do cachorro.

Veja também: Fotos de filhotes de shih tzu

Curiosidades desta raça

Levando em consideração as informações de David Alderton, o shih tzu é o resultado de um cruzamento entre o lhasa apso e o pequinês. Após 400 anos de cruzamentos feitos, surgiu o animal com as características desta raça.

Outra curiosidade é que se o tutor não fizer a tosa deste animal, principalmente na região dos olhos, o cão pode apresentar dificuldades ao enxergar.

Expectativa de vida: 10 a 16 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do shih tzu

Galeria de fotos

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.