, , ,

Rottweiler – Saiba tudo sobre esta raça

Ao contrário do que muitas pessoas possam acreditar, o temperamento de um rottweiler é bom e calmo

Há muito tempo algumas pessoas tentam passar uma imagem negativa sobre o comportamento, temperamento e personalidade do rottweiler. Diante de acontecimentos isolados, muitos classificam que esta raça é agressiva, nervosa e violenta.

É claro que o grande porte deste cachorro pode assustar no primeiro momento. Contudo, a fama de pouco confiável é, na verdade, um reflexo de cruzamentos irresponsáveis e modos de criações inadequados. Tendo em vista que nem todos os tutores sabem como devem lidar com determinadas raças.

Temperamento e personalidade do rottweiler

Ao contrário do que muitas pessoas possam acreditar, o temperamento de um rottweiler é bom e calmo. É possível dizer que trata-se de um cachorro brincalhão e afetuoso com a família. Contudo, este mesmo animal pode não ser amigável com visitas.

O rottweiler é territorialista, por isso é importante o adestramento

O cachorro dessa raça é determinado, territorial e leal (Foto: depositphotos)

É ainda um cão de personalidade audaciosa e inteligente. Com o território onde mora tende a ser um protetor aguçado. Além disso, o cachorro dessa raça é determinado, territorial e leal com todos os membros da família. Se adestrado, o “rottie”, como também é chamado, pode ser um cão de companhia muito obediente.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um rottweiler?

Filhote de rottweiler custa de R$ 1 mil até R$ 6 mil. Os valores variam de acordo com os criadores ou com os locais onde eles moram. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

Veja também: Cães de guarda – Principais raças para proteção

2. Adapta-se em apartamento?

Rottie é um cachorro de porte gigante e por isso precisa de muito espaço para viver bem. Neste sentido, não é um animal adequado para viver em apartamento. 

3. É um bom companheiro para crianças?

Mesmo sendo um cão de instinto protetor, não deve ser criado com crianças muito pequenas. Isto porque, por ser um cão muito forte, pode acabar machucando os pequenos tutores. O mais indicado é o convívio com a criançada maior.

4. Rottweiler late muito?

De acordo com o site da American Kennel Club (AKC), o rottweiler só late quando necessário. Por exemplo, como é um cão de guarda, tem tendência a latir quando sente a aproximação de algum perigo. No geral, é um cão silencioso.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Ainda segundo informações da AKC, se esta raça for deixada sozinha em casa por muito tempo, ela pode demonstrar comportamentos destrutivos. Por isso, não é recomendado deixar este cão só.

6. Tem tendência a soltar muito pelo? 

Apesar da pelagem curta, são necessárias escovações para a retirada dos pelos mortos. Isto porque, o rottie é um cachorro que solta muito pelo. 

Comportamento do rottweiler

Em casa o rottweiler pode apresentar um aspecto territorialista, por isso é importante o adestramento desde cedo. Assim o tutor consegue ensinar ao cachorro a hierarquia da casa, onde o humano é o líder e o cão deve lhe obedecer. Exercícios de controle à agressividade e de obediências são essenciais.

Veja também: Entenda as diferenças entre um rottweiler americano e um alemão

A raça ainda pode ser valente e defender com “unhas e dentes” o seu próprio território. Dentro do ambiente familiar é tranquilo, mas precisa de atividades físicas, como caminhadas diariamente.

Características físicas

Cuidados específicos

O rottweiler está suscetível à obesidade. Existem ainda outras doenças relacionadas ao sobrepeso, como problemas cardíacos. Por isso os donos devem ficar atentos tanto a alimentação como também as atividades físicas.

Segundo a AKC, outros graves problemas nesse cachorro são a displasia do quadril e do cotovelo, doenças oculares, distúrbios hemorrágicos e câncer. Em todos esses casos, é indicado o acompanhamento veterinário.

Filhotes

Devido aos instintos territorialistas, é importante adestrar os filhotes de rottweiler o quanto antes e envolver todos da família para isso. Além da questão de comportamento, deve haver uma preocupação também com a saúde de animal, pois nesta fase da vida o sistema imunológico ainda não está formado completamente.

Levando em consideração esta condição, os filhotes dessa raça podem ser alvos de viroses sérias como a cinomose e a parvovirose. Para evitar tais problemas de saúde, é indicado manter a carteira de vacinas em dia e sempre que necessário buscar ajuda veterinária.

Veja tambémNomes para raças de cachorros grandes

Uma outra recomendação é a castração logo cedo, antes do animal atingir a idade adulta. Enquanto nas fêmeas há a diminuição de hormônios e com isso o organismo fica protegido contra doença como o câncer, nos machos a tendência é diminuir o comportamento agressivo com outros cães.

Curiosidades desta raça

Esta raça é muito semelhante ao dobermann. No entanto, a estrutura física robusta do rottweiler é um dos aspectos que consegue diferenciar esses animais.

O nome do rottie é em homenagem à cidade de Rottweil, localizada no sudoeste da Alemanha.

Este animal é muito utilizado por policiais, pois consegue se adequar com o adestramento facilmente. Além disso, pode ser agressivo com suspeitos, possui tendência a latir com algo estranho e ainda tem uma estrutura corporal forte.

Expectativa de vida: 8 a 10 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do rottweiler

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.