, , , ,

Pinscher – Saiba tudo sobre esta raça

Zwergpinscher, min pin ou simplesmente pinscher miniatura. Estas são as possíveis nomenclaturas para essa raça alemã que conquistou o mundo com o temperamento ativo e uma personalidade amorosa.

Conhecida desde o século XVI, a raça só foi reconhecida pela American Kennel Club (AKC) em 1925. O nome pinscher significa “terrier”. De certa forma, o pequeno cão assemelha-se aos terriers, devido a aparência e ao comportamento.

Temperamento e personalidade do pinscher

O pinscher é um cão de porte pequeno, mas ele parece não saber disso ou não faz questão de ter noção dessa realidade. Com sua natureza destemida, não possui medo de nada e nem de ninguém. Por isso, é até um bom cão de guarda.

É enérgico, confiante e curioso. Também é considerado um cachorro amoroso, afetuoso, audacioso e lealPorém, engana-se quem acredita que o pinscher é um animal sedentário, pois na verdade é um cãozinho repleto de energia e ativo.

Ser briguento é uma das características mais marcantes do pinsher

Esta raça é indicada para morar em apartamento (Foto: depositphotos)

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um pinscher?

Dependendo da localidade e do criador, um filhote de pinscher pode custar em torno de R$ 1 mil a R$ 2 mil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Pequeno e adaptável. Devido a essas duas características, esta raça é indicada para morar em apartamento. No entanto, o tutor vai precisar oferecer caminhas e jogos a esse cachorro com o objetivo de gastar a energia que ele possui.

3. É um bom companheiro para crianças?

O pinscher adora estar entre os familiares, mas é mais apropriado para lares onde as crianças são maiores. Por ser um cachorro muito pequeno, crianças menores podem acabar machucando-o. Sendo assim, a convivência deve ser monitorada por um adulto.

Veja tambémConheça cães pequenos ideais para criar dentro de casa

4. Pinscher late muito?

Segundo informações da AKC, esta raça gosta de latir. Inclusive, o pischer tem fama de ser barulhento. Além de vocalizar para estranhos, ele também costuma latir para convidar o tutor para brincadeiras, para reclamar de algo etc.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Por ser muito amoroso e por adorar fazer parte da família, o pinscher fica muito triste quando é deixado em casa sozinho. Por esta razão, é indicado para lares onde algumas pessoas estejam sempre em casa.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Com uma pelagem curta e simples, essa raça não apresenta maiores problemas com os pelos. O derramamento de pelos mortos acontece de forma infrequente, caindo mais na época de troca.

Comportamento do pinscher

O nível de energia deste cachorro faz com que seja necessário caminhadas, brincadeiras e treinamentos. Um pinscher vai querer explorar os ambientes onde vive e frequenta. Mas também adora estar na companhia da família.

Por ter características de terrier, é um cãozinho que ama correr atrás das coisas. Sendo assim, um dos melhores divertimentos para este animal é brincar com a bola. Além disso, é confiante e pode querer enfrentar cães de grande porte.

Ser briguento é uma das características mais marcantes desse animal. Outro comportamento que o tutor deve ter em mente é com relação a destruição, pois é um cachorro que costuma não durar com brinquedos.