,

Personalidade e comportamento do dogue alemão: 22 verdades

Saber sobre personalidade e comportamento do dogue alemão é essencial para quem deseja ter um cão dessa raça. E se você é um desses curiosos ou interessados por esse cão, está no lugar certo para conferir 22 características temperamentais do animal.

Por exemplo, de uma maneira geral, o dogue alemão é amigável e dedicado. Também é caracterizado como um cão reservado e gentil. Mas ao contrário do que muitos possam imaginar, o dogue não é um cachorro bravo. 

Para desmistificar e também confirmar algumas características dessa raça, o Clube para Cachorros preparou o ‘Personalidade e comportamento do dogue alemão: 22 verdades.’ Aqui você entende ainda mais sobre o cachorrinho dessa raça, desde filhote até a fase adulta.

Além disso, pode tirar suas dúvidas com relação as possíveis cores do cão, como azul, braco, preto, arlequim etc. Também é possível conferir informações sobre tamanho e os cuidados essenciais com a saúde do pet.

Personalidade e comportamento do dogue alemão: 22 verdades

Faz parte da personalidade e comportamento do dogue alemão ser gentil e companheiro

O porte gigante pode assustar, mas essa raça é muito amigável (Foto: depositphotos)

  • Amigável
  • Dedicado
  • Reservado
  • Gentil
  • Inteligente
  • Amoroso
  • Carinhoso
  • Autoconfiante
  • Dócil
  • Corajoso
  • Companheiro
  • Interativo
  • Guloso
  • Brincalhão
  • Confiável
  • Calmo
  • Desajeitado
  • Independente
  • Cão de guarda
  • Meigo
  • Entusiasmado
  • Cheio de energia

Veja também: Guinness elege a maior cadela viva do mundo

Amigável

Ao contrário do que se possa imaginar, devido a seriedade do focinho dessa raça, o dogue alemão é um cachorro amigável. Isso significa dizer que facilmente se adapta à família e cria laços intensos com as pessoas da casa.

Dedicado

Ainda sobre o relacionamento desse cão com os tutores é possível dizer que ele é dedicado. Além disso, trata-se de um cachorro zeloso e esforçado para ter uma relação de afeição com o dono.

Reservado

Enquanto é amigável com as pessoas da casa, é reservado com visitas e desconhecidos. Contudo, de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o dogue alemão não apresenta comportamento agressivo.

Gentil

Outra característica marcante do dogue alemão é a gentileza. Para com o tutor é um cachorro atencioso, e embora o tamanho assuste as crianças é um cão muito indicado para os pequenos.

Inteligente

Com um treinamento firme e positivo, o dogue alemão vai aprender rapidamente o adestramento. No entanto, não é um animal muito indicado para quem vai se tornar tutor de primeira viagem.

Amoroso

Devido a essa característica é o típico cachorro que se dá bem com todos da família. Por ser amoroso, o dogue alemão adora subir no colo do dono. Nesse caso, nem parece saber o tamanho que possui.

Carinhoso

Carinho é com ele mesmo, apesar do tamanho e do latido forte indicarem o contrário. No geral, são cachorros que amam a companhia humana e anseiam por carinho e atenção.

Autoconfiante

Ainda segundo as informações do órgão brasileiro de padrões de raça, esse gigante do mundo canino apresenta um comportamento autoconfiante.

Veja também: Para rir: dogue alemão se queixa por não poder entrar em piscina

Dócil

Unindo características como amoroso, carinhoso e gentil, fica fácil de acreditar que também é uma raça dócil. Por exemplo, crianças que cresceram ao lado do cãozinho sabem o quanto a raça é afável.

Corajoso

Com o tamanho que possui pode facilmente assustar qualquer um, seja outro cão ou até humanos invasores. Mas não é só tamanho, essa raça também é corajosa e vai defender seu território se necessário for.

Companheiro

Quem acha que essa raça não é indicada para famílias grandes, está enganado. Pelo contrário, é um cão ideal para compor um lar com vários humanos de diferentes idades.

Interativo

Além de ser um cão de companhia é também um cachorro interativo. Isso significa dizer que você nunca vai se sentir só com um companheiro desse em casa.

Guloso

Para ter um cão desse é preciso se preparar financeiramente. Pelo porte gigante já dá para imaginar que ele precisa de bastante comida. Mas não só por porte, a raça também é conhecida por ter um apetite voraz.

Brincalhão

Mesmo com a aparência séria, essa raça adora brincar, principalmente se for ao lado do tutor. Por isso, se você deseja um cão desse arrume tempo para brincadeiras, em especial ao ar livre.

Confiável

Tem criança em casa e está preocupado com o porte desse cachorro? Saiba que esse pet é confiável e um bom companheiro paras as crianças.

Calmo

Com as necessidades físicas e emocionais supridas, essa raça é calma e tranquila dentro de casa. Inclusive, vai adorar cochilar ao seu lado no sofá no finalzinho de tarde.

Desajeitado

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães” da editora Zahar, Bruce Fogle, esse cachorro tem um jeitinho atrapalhado. E ainda mais quando é filhote.

Independente

Com o caráter independente que o dogue alemão possui, a raça é um pouco teimosa. Por isso que o adestramento é considerado difícil com esse animal. No entanto, com paciência, disposição, firmeza e amor é possível treinar esse pet.

Cão de guarda

O cachorro da raça vive em alerta, por isso é considerado um bom cão de guarda. Além disso, o porte gigante e o alto latido podem assustar qualquer um.

Meigo

Em meio ao jeito desajeitado de ser, a raça também é cheia de meiguice. Com a família é um cão cheio de amor e ternura.

Entusiasmado

Além do porte gigante, a raça tem uma cauda grande e poderosa. Unindo essas razões e o jeito entusiasmado de ser do dogue alemão, a raça pode facilmente derrubar objetos em casa.

Cheio de energia

Por fim, vale ressaltar que o nível de energia desse cachorro é proporcional ao seu tamanho. Nesse sentido, é importante que ele tenha muito espaço em casa e o tutor possa oferecer oportunidades de brincadeiras.

Veja também: 10 raças de cães que vivem menos

Outras informações e características importantes

Saber todas essas características não são suficientes para ter um cão desse em casa. Para decidir ter um dogue alemão, é importante conhecer um pouco mais sobre a raça, como: questões de saúde e aspectos físicos.

Apesar de amistoso, o dogue alemão é reservado com desconhecidos

Esse cão vive alerta, assustando invasores com seu porte e latido forte (Foto: depositphotos)

Dogue alemão filhote

Assim como qualquer filhote, um dogue alemão precisa passar por um período de vacinação. Nessa etapa, ele tem o sistema imunológico fortalecido e é protegido contra doenças virais sérias, como cinomose e parvovirose.

Além das vacinas, é preciso estar atento aos remédios de verme. Também são necessárias medidas preventivas contra carrapatos e pulgas, evitando o surgimento de outros problemas de saúde.

Por último, mais um alerta: evitar caminhadas longas com filhotes jovens. Isso porque, dessa maneira é possível evitar futuros problemas nas articulações.

Cores dessa raça

“O dogue alemão é criado em três variedades independentes de cores: dourado e tigrado; arlequim e preto; e azul”, explica a CBKC.

Cuidados com esse cão

Além dos cuidados específicos com os filhotes, é preciso atentar-se a algumas especificidades com o cão adulto e idoso. Por exemplo, a raça é predisposta a apresentar uma síndrome chamada de Wobbler, causando a perda de equilíbrio.

Já o câncer de osso e a osteoartrite são comuns em dogues alemães mais velhos. Tudo isso sem contar com o timpanismo, mais conhecido como torção gástrica. Por essas razões, quem tem ou quer um cachorro desse, precisa estar em constante contato com veterinários.

Veja também: 10 cães completamente felizes por serem grandes bobões

Qual o tamanho do dogue alemão?

O porte gigante dessa raça faz esse cão ocupar um dos primeiros lugares quando o assunto é o cão mais alto do mundo. Isso porque, é comum que ele tenha entre 79 a 92 centímetros e o peso entre 50 a 80 quilos.

Dog alemão ou dogue alemão?

Diante de todas essas informações, uma dúvida pode ter ficado: qual a maneira correta de escrever o nome dessa raça? No Brasil, ele é chamado de dogue alemão. O que não pode ocorrer é escrever dog alemão, uma vez que é uma mistura do inglês com português.

Agora que toda as dúvidas foram esclarecidas e que você já conhece a personalidade e comportamento do dogue alemão, está na hora de decidir se ele é uma boa opção para compor sua família. 

Levando em consideração características como amigável, dedicado, reservado e gentil. O que resta é escolher a cor do seu filhote e colocar em prática todos os cuidados que o seu tamanho exige.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.