Personalidade e comportamento do dogue alemão: 22 verdades

Saber sobre personalidade e comportamento do dogue alemão é essencial para quem deseja ter um cão dessa raça. E se você é um desses curiosos ou interessados por esse cão, está no lugar certo para conferir 22 características temperamentais do animal.

Por exemplo, de uma maneira geral, o dogue alemão é amigável e dedicado. Também é caracterizado como um cão reservado e gentil. Mas ao contrário do que muitos possam imaginar, o dogue não é um cachorro bravo.

Para desmistificar e também confirmar algumas características dessa raça, o Clube para Cachorros preparou o ‘Personalidade e comportamento do dogue alemão: 22 verdades.’ Aqui você entende ainda mais sobre o cachorrinho dessa raça, desde filhote até a fase adulta.

Além disso, pode tirar suas dúvidas com relação as possíveis cores do cão, como azul, braco, preto, arlequim etc. Também é possível conferir informações sobre tamanho e os cuidados essenciais com a saúde do pet.

Personalidade e comportamento do dogue alemão: 22 verdades

Faz parte da personalidade e comportamento do dogue alemão ser gentil e companheiro

O porte gigante pode assustar, mas essa raça é muito amigável (Foto: depositphotos)

• Amigável
  • Meigo
  • Entusiasmado
  • Cheio de energia

Veja também: Guinness elege a maior cadela viva do mundo

Amigável

Ao contrário do que se possa imaginar, devido a seriedade do focinho dessa raça, o dogue alemão é um cachorro amigável. Isso significa dizer que facilmente se adapta à família e cria laços intensos com as pessoas da casa.

Dedicado

Ainda sobre o relacionamento desse cão com os tutores é possível dizer que ele é dedicado. Além disso, trata-se de um cachorro zeloso e esforçado para ter uma relação de afeição com o dono.

Reservado

Enquanto é amigável com as pessoas da casa, é reservado com visitas e desconhecidos. Contudo, de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o dogue alemão não apresenta comportamento agressivo.

Gentil

Outra característica marcante do dogue alemão é a gentileza. Para com o tutor é um cachorro atencioso, e embora o tamanho assuste as crianças é um cão muito indicado para os pequenos.

Inteligente

Com um treinamento firme e positivo, o dogue alemão vai aprender rapidamente o adestramento. No entanto, não é um animal muito indicado para quem vai se tornar tutor de primeira viagem.

Amoroso

Devido a essa característica é o típico cachorro que se dá bem com todos da família. Por ser amoroso, o dogue alemão adora subir no colo do dono. Nesse caso, nem parece saber o tamanho que possui.

Carinhoso

Carinho é com ele mesmo, apesar do tamanho e do latido forte indicarem o contrário. No geral, são cachorros que amam a companhia humana e anseiam por carinho e atenção.

Autoconfiante

Ainda segundo as informações do órgão brasileiro de padrões de raça, esse gigante do mundo canino apresenta um comportamento autoconfiante.

Veja também: Para rir: dogue alemão se queixa por não poder entrar em piscina

Dócil

Unindo características como amoroso, carinhoso e gentil, fica fácil de acreditar que também é uma raça dócil. Por exemplo, crianças que cresceram ao lado do cãozinho sabem o quanto a raça é afável.

Corajoso

Com o tamanho que possui pode facilmente assustar qualquer um, seja outro cão ou até humanos invasores. Mas não é só tamanho, essa raça também é corajosa e vai defender seu território se necessário for.

Companheiro

Quem acha que essa raça não é indicada para famílias grandes, está enganado. Pelo contrário, é um cão ideal para compor um lar com vários humanos de diferentes idades.

Interativo

Além de ser um cão de companhia é também um cachorro interativo. Isso significa dizer que você nunca vai se sentir só com um companheiro desse em casa.

Guloso

Para ter um cão desse é preciso se preparar financeiramente. Pelo porte gigante já dá para imaginar que ele precisa de bastante comida. Mas não só por porte, a raça também é conhecida por ter um apetite voraz.

Brincalhão

Mesmo com a aparência séria, essa raça adora brincar, principalmente se for ao lado do tutor. Por isso, se você deseja um cão desse arrume tempo para brincadeiras, em especial ao ar livre.

Confiável

Tem criança em casa e está preocupado com o porte desse cachorro? Saiba que esse pet é confiável e um bom companheiro paras as crianças.

Calmo

Com as necessidades físicas e emocionais supridas, essa raça é calma e tranquila dentro de casa. Inclusive, vai adorar cochilar ao seu lado no sofá no finalzinho de tarde.

Desajeitado

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães” da editora Zahar, Bruce Fogle, esse cachorro tem um jeitinho atrapalhado. E ainda mais quando é filhote.

Independente

Com o caráter independente que o dogue alemão possui, a raça é um pouco teimosa. Por isso que o adestramento é considerado difícil com esse animal. No entanto, com paciência, disposição, firmeza e amor é possível treinar esse pet.

Cão de guarda

O cachorro da raça vive em alerta, por isso é considerado um bom cão de guarda. Além disso, o porte gigante e o alto latido podem assustar qualquer um.

Meigo

Em meio ao jeito desajeitado de ser, a raça também é cheia de meiguice. Com a família é um cão cheio de amor e ternura.

Entusiasmado

Além do porte gigante, a raça tem uma cauda grande e poderosa. Unindo essas razões e o jeito entusiasmado de ser do dogue alemão, a raça pode facilmente derrubar objetos em casa.

Cheio de energia

Por fim, vale ressaltar que o nível de energia desse cachorro é proporcional ao seu tamanho. Nesse sentido, é importante que ele tenha muito espaço em casa e o tutor possa oferecer oportunidades de brincadeiras.