, , ,

Pastor Maremano Abruzês: saiba tudo sobre esta raça

O pastor maremano abruzês foi criado a partir de duas raças de pastoreio. Após 1860, o cruzamento entre esses tipos de cães foi possível, tendo a Itália como como berço para o surgimento.

Pastor Maremano correndo com filhote

O pastor maremano abruzes é pouco comum fora da Itália (Foto: georginasaure)

Também chamado de cane da pastore maremmano abruzzese, a raça é pouco comum fora dos territórios italianos. Contudo, é relativamente fácil de ser encontrada no Brasil. Seguindo a origem, esse cão trabalha como guarda de rebanhos.

Pastor maremano abruzês filhote

Além de extremamente fofos, dóceis e de fácil convivência com outros animais, os filhotes dessa raça praticamente nascem com habilidades para auxiliar em trabalhos no campo, auxiliando fazendeiros e criadores de outros animais.

Filhotes de pastor maremano e ovelhas

Para pastoreio, a raça deve ser colocada junto com o rebanho desde cedo (Foto: georginasaure)

Se colocado junto com o rebanho desde jovem, por exemplo, o pastor maremano abruzês passa a tratar os animais como sua própria família. A raça também é ótima para fazer companhia para crianças e para proteger a casa.

Maremano abruzes e ovelha

Os maremanos tratam as ovelhas como se fossem sua família (Foto: georginasaure)

Lembre-se que, independente de raça, qualquer filhote precisa ir ao veterinário tomar todas as doses das vacinas polivalentes. Esse procedimento evita que o animal apresente problemas de saúde graves como as viroses cinomose e parvovirose.

Além disso, vermífugos e métodos preventivos contra carrapatos e pulgas são imprescindíveis quando o cachorro é um filhote.

Temperamento e personalidade

Pastor maremano de gravata

Essa é uma raça com temperamento dócil e tranquilo (Foto: carineluup)

Esse tipo de pastor possui um temperamento tranquilo, mas ao mesmo tempo é um cão com bastante energia, corajoso e independente, por isso pode dar trabalho ao tutor na hora do adestramento.

Quanto a personalidade, cachorros dessa raça se apresentam bem orgulhosos e não gostam de serem contrariados. Mas apesar disso, ainda sabem expressar devoção ao dono e a tudo que o cerca, principalmente se colocados na família desde pequenos.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um pastor maremano abruzês?

Um filhote de maremano pode custar até R$ 3 mil no Brasil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situações monstruosas.

2. A raça adapta-se fácil em apartamento?

Por ser um cão de fazenda, o pastor maremano precisa viver onde exista uma área grande e aberta para ele correr e se exercitar. Neste sentido, fica claro que não deve viver em apartamento.

3. É um bom companheiro para crianças?

Assim como o pastor australiano, o cachorro dessa raça também é gentil e paciente com as brincadeiras das crianças, fazendo com que ele seja um bom companheiro para os menores tutores. Uma criança maior possui um vínculo ainda mais forte com esse peludo.

4. Pastor maremano abruzês late muito?

O cachorro dessa raça só late quando é necessário. Então é recomendado ao tutor prestar atenção aos possíveis latidos, uma vez que esse peludo também sabe reconhecer um problema. Aproveite para descobrir aqui o que fazer se o seu cachorro late muito.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Ao contrário do que a maioria das raças, o maremano abruzês não apresenta problema ao ficar só em casa. Mesmo apreciando a presença do tutor, é um cachorro tranquilo e vive bem se estiver ao ar livre com outros animais. Veja aqui dicas para deixar o seu cachorro sozinho em casa.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem dessa raça pode ser um problema, pois o pelo cai muito. Contudo, uma escovação diariamente ou semanalmente pode ser suficiente para eliminar a camada de pelo morto.

Comportamento do pastor maremano abruzês

Pastor maremano fêmea e seus filhotes

Eles adoram defender o seu rebanho (Foto: georginasaure)

O cachorro dessa raça gosta de defender o rebanho e pode acabar fazendo o mesmo com a família. Teimosia é uma das características do comportamento do pastor maremano abruzês e talvez por esta razão não seja ideal para tutores “de primeira viagem”.

No entanto, é um companheiro ideal para brincadeiras ao ar livre. Gosta de correr e jogar com os tutores, gastando assim o alto nível de energia que possui. Quando idoso, é normal ele se tornar um cachorro mais tranquilo e pacato.

Cuidados específicos

Filhote de maremano abruzes no gramado

Essa é uma raça que requer cuidados quanto aos ossos (Foto: georginasaure)

O pastor maremano abruzês tem tendência a apresentar displasia no quadril e no cotovelo. Esses dois problemas podem surgir de forma hereditária ou devido ao desgaste dos ossos com o passar dos anos.

Quando o animal tem essas doenças, pode mancar e chorar ao se movimentar. Ao verificar algum desses sintomas é recomendado buscar ajuda veterinária o quanto antes.

História da raça

Pastor Maremano Abruzes

Antigamente eram duas raças diferentes (Foto: meumelhoramigo.29)

A origem dessa raça é baseada na história de que antigamente eram duas raças diferentes, o maremano e o abruzês. Ambos eram cães de montanhas e fazendas. A única diferença entre os dois eram os pelos levemente mais curtos do maremano.

Com o passar do tempo, foi determinado que os dois seriam uma raça só, porque não havia muita diferença, tanto física quanto comportamental entre eles.

Por ser uma raça desenvolvida em uma única região, sua pureza sempre foi preservada, e até hoje precisa dos mesmos cuidados de antigamente.

Curiosidades desta raça

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, o pastor maremano abruzês é considerado o menor dos montanheses brancos.

A expectativa de vida dessa raça é de 10 a 12 anos, podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Referências

*FOGLE, Bruce. Cães, 2º edição. Editora Zahar.

*CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. Padrão Oficial da Raça PASTOR MAREMANO OR MAREMANO OR MAREMANO ABRUZÊS. Disponível em: https://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_20.pdf

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.