, , ,

Pastor alemão – Saiba mais sobre esta raça

Confiança, coragem e estabilidade são palavras perfeitas para classificar a personalidade de um pastor alemão

O pastor alemão é uma das raças mais populares e famosas da American Kennel Club (AKC). Originário da Alemanha, o cachorro dessa raça tem de vários tipos: o pastor alemão de capa preta, branco, todo preto e o belga.

Atualmente, o pastor alemão de capa preta ocupa o segundo lugar na lista de cães mais populares do mundo, de acordo com a AKC. Toda essa fama é devido às características e personalidade que esse animal possui desde filhote.

Se você está interessado em ter um pastor alemão, continue lendo este artigo. Isso porque, o Clube para Cachorros separou as informações mais importantes sobre esse cão, como: personalidade, temperamento, preço de um pastor alemão, cuidados com a saúde etc.

Temperamento e personalidade do pastor alemão

Criado para servir como um cão de guarda, o pastor alemão de capa preta tem fama de cachorro com personalidade brava. De certa forma, esta raça pode ser agressiva com estranhos ou com outros cães. Contudo, o pastor também é dotado de um temperamento doce, principalmente com os familiares.

O pastor alemão é um cachorro que nasceu para realizar atividades físicas e mentais

Essa raça é muito ativa, cheia de energia e necessita de muito espaço (Foto: depositphotos)

Confiança, coragem e estabilidade são palavras perfeitas para classificar a personalidade de um pastor alemão. No entanto, é um animal indicado para donos mais experientes, pois precisa de certos cuidados específicos. Além disso, o cão dessa raça é incrivelmente inteligente, versátil, leal e afável.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um pastor alemão?

Mesmo sendo popular, o preço de um pastor alemão de capa preta pode ser, em média, de R$ 1 mil a R$ 5 mil. A variação de preços é devido aos tipos de criadores que existem, por isso é importante pesquisar bem sobre cada um deles. Além disso, é sempre interessante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes de pastor alemão. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Uma raça muito ativa, cheia de energia e que necessita de muito espaço para se exercitar não deve viver confinada a um apartamento. Este é o caso do pastor alemão. Por isso, quem estiver interessado em ter um cão dessa raça deve oferecer ambientes abertos e seguros, além de exercícios físicos e mentais diários.

Veja também: Frases que você nunca pode dizer ao tutor de um pastor alemão

3. É um bom companheiro para crianças?

Basta uma rápida busca na internet para encontrar fotos e vídeos de interação entre o pastor alemão e bebês. A raça é apaixonada por crianças e ao conviver com os pequenos desde filhotes, torna-se amigo fiel. Também é um ótimo companheiro para a criançada maior.

4. Pastor alemão late muito?

De acordo com a AKC, o pastor alemão de capa preta só late quando necessário. Sendo assim, é considerado um cachorro silencioso. Então é importante que o tutor preste atenção quando a raça vocalizar, pois algo de errado pode estar ocorrendo.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Mesmo sendo um cão de guarda, esta raça não deve passar muito tempo sozinha em casa. Por exemplo, a experiência de viajar com um pastor alemão é incrível, tanto para o animal como para o dono. O pastor é um excelente companheiro para família nas viagens, principalmente se o destino for ao ar livre.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

O derramamento de pelo do pastor alemão é intenso, caindo o ano todo. Por esta razão, escovações diárias são necessárias para eliminar a camada de pelo morta do animal, deixando-o mais limpo.

Comportamento do pastor alemão

O pastor alemão é um cachorro que nasceu para realizar atividades físicas e mentais de forma regular, uma vez que apresenta um comportamento ativo. Adora estar ao lado do tutor, seja em uma corrida ou brincando. Entre os exercícios preferidos desse pet estão saltar e nadar.

Veja também: Ômega 3 é uma solução para a queda de pelos do cachorro

Em casa aprecia a presença de toda a família, pois adora receber atenção dos tutores. Mas também pode desempenhar com excelência o papel de guardião. A raça pode ainda apresentar uma natureza dominadora, porém aprende com facilidade e o adestramento acaba amenizando esse mau comportamento.

Características físicas

Cuidados específicos

Segundo a AKC, displasia do quadril e de cotovelo são dois problemas de saúde comuns na vida de qualquer pastor alemão. Estas doenças podem ser evitadas se os pais passarem por exames a fim de descobrir tais enfermidades, uma vez que elas podem ser passadas hereditariamente.

A raça ainda pode sofrer com doença ocular, como a mielopatia degenerativa (MD); e com deficiência do pâncreas, restringindo a capacidade de digerir os alimentos e levando à perda de peso. O acompanhamento de um veterinário é essencial para cuidar da saúde do pastor.

Outro cuidado que o tutor deve ter é com relação a socialização do pastor alemão de capa preta, tendo em vista que alguns exemplares podem apresentar problemas de agressão. Neste sentido, o veterinário Bruce Fogle, no livro “Cães” da editora Zahar, reforça que esta questão nunca foi um problema genético, mas sim de criação. Por isso, é recomendado apresentar novas pessoas e animais a esse pet desde cedo.

Filhotes

Os filhotes de pastor alemão estão suscetíveis a apresentarem problemas de saúde como cinomose ou parvovirose. Isto porque o sistema imunológico desses cães não está completamente desenvolvido. Portanto, para evitar estas e outras doenças, é recomendado iniciar o cartão de vacinação dos cãezinhos. Além disso, remédio de verme, carrapato e pulga devem ser usados sob recomendação veterinária.

Veja tambémFotos de filhotes de pastor alemão

Curiosidades desta raça

 pastor alemão de capa preta é um ótimo e versátil trabalhador, devido a inteligência e a facilidade que possui em aprender. Diante de tantas funções que ele pode exercer é possível destacar algumas delas, como: companhia, guarda, policial e militar, cão-guia, de busca e resgate.

Outra curiosidade a respeito desta raça é que existe uma versão do cão totalmente branca. Apesar de dispensado aos padrões britânicos e “proibido” para os modelos estadunidenses, o tipo branco do pastor alemão pode surgir em algumas ninhadas. De acordo com Fogle, em 2002 criadores suíços conseguiram reconhecimento do Federação Cinológica Internacional (FCI) para este cão como uma nova raça. Entre os tipos de pastor alemão estão ainda o belga e o preto.

Além da fama internacional como um cão versátil, o pastor alemão é famoso por participar em diversas produções cinematográficas. O principal papel de um animal dessa raça foi na série “As aventuras de Rin Tin Tin”. Contudo, o cachorro também ganhou prestígio ao atuar no filme “K-9- Um policial bom para cachorro”.

Tudo isso só foi possível através da criação do pastor alemão pelo Max von Stephanitz. Esse homem era um oficial aposentado da cavalaria que decidiu sintetizar a enorme variedade de cães desse mesmo tipo.

Em pouco tempo a raça ficou conhecida na Alemanha e logo participou efetivamente da I Guerra Mundial, em 1914, ao lados dos militares. De acordo com o PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle, 48 mil pastores serviram aos exércitos alemães durante o confronto.

Em seguida, com todo o sucesso que obteve na guerra, o pastor alemão passou a ser cogitado em outros lugares do mundo. Grã-Bretanha e América do Norte foram os primeiros interessados.

Expectativa de vida: 7 a 10 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do pastor alemão

Galeria de fotos

Para quem não conhece o pastor alemão de capa preta ou quem deseja se encantar ainda mais com a essa raça, é possível ver algumas fotos desse cão. São filhotes de pastor alemão, tanto do tipo belga, como os de capa preta.

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.