, , ,

Pastor alemão – Saiba mais sobre esta raça

O pastor alemão é uma das raças mais populares e famosas da American Kennel Club (AKC). Originário da Alemanha, o cachorro dessa raça tem de vários tipos: o pastor alemão de capa preta, branco, todo preto e o belga.

Atualmente, o pastor alemão de capa preta ocupa o segundo lugar na lista de cães mais populares do mundo, de acordo com a AKC. Toda essa fama é devido às características e personalidade que esse animal possui desde filhote.

Se você está interessado em ter um pastor alemão, continue lendo este artigo. Isso porque, o Clube para Cachorros separou as informações mais importantes sobre esse cão, como: personalidade, temperamento, preço de um pastor alemão, cuidados com a saúde etc.

Temperamento e personalidade do pastor alemão

Criado para servir como um cão de guarda, o pastor alemão de capa preta tem fama de cachorro com personalidade brava. De certa forma, esta raça pode ser agressiva com estranhos ou com outros cães. Contudo, o pastor também é dotado de um temperamento doce, principalmente com os familiares.

Essa raça é muito ativa, cheia de energia e necessita de muito espaço (Foto: depositphotos)

Confiança, coragem e estabilidade são palavras perfeitas para classificar a personalidade de um pastor alemão. No entanto, é um animal indicado para donos mais experientes, pois precisa de certos cuidados específicos. Além disso, o cão dessa raça é incrivelmente inteligente, versátil, leal e afável.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um pastor alemão?

Mesmo sendo popular, o preço de um pastor alemão de capa preta pode ser, em média, de R$ 1 mil a R$ 5 mil. A variação de preços é devido aos tipos de criadores que existem, por isso é importante pesquisar bem sobre cada um deles. Além disso, é sempre interessante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes de pastor alemão. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Uma raça muito ativa, cheia de energia e que necessita de muito espaço para se exercitar não deve viver confinada a um apartamento. Este é o caso do pastor alemão. Por isso, quem estiver interessado em ter um cão dessa raça deve oferecer ambientes abertos e seguros, além de exercícios físicos e mentais diários.

Veja também: Frases que você nunca pode dizer ao tutor de um pastor alemão

3. É um bom companheiro para crianças?

Basta uma rápida busca na internet para encontrar fotos e vídeos de interação entre o pastor alemão e bebês. A raça é apaixonada por crianças e ao conviver com os pequenos desde filhotes, torna-se amigo fiel. Também é um ótimo companheiro para a criançada maior.

4. Pastor alemão late muito?

De acordo com a AKC, o pastor alemão de capa preta só late quando necessário. Sendo assim, é considerado um cachorro silencioso. Então é importante que o tutor preste atenção quando a raça vocalizar, pois algo de errado pode estar ocorrendo.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Mesmo sendo um cão de guarda, esta raça não deve passar muito tempo sozinha em casa. Por exemplo, a experiência de viajar com um pastor alemão é incrível, tanto para o animal como para o dono. O pastor é um excelente companheiro para família nas viagens, principalmente se o destino for ao ar livre.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

O derramamento de pelo do pastor alemão é intenso, caindo o ano todo. Por esta razão, escovações diárias são necessárias para eliminar a camada de pelo morta do animal, deixando-o mais limpo.

Comportamento do pastor alemão

O pastor alemão é um cachorro que nasceu para realizar atividades físicas e mentais de forma regular, uma vez que apresenta um comportamento ativo. Adora estar ao lado do tutor, seja em uma corrida ou brincando. Entre os exercícios preferidos desse pet estão saltar e nadar.