, , ,

Greyhound – Saiba tudo sobre esta raça

Alto, esbelto e muito rápido. Essas são algumas das características do greyhound, uma das raças originárias da Grã-Bretanha. Também chamado de galgo inglês, esse cachorro é um conhecido das antiguidades. Isto porque, existem pinturas egípcias de cães como esse que datam aproximadamente cinco mil anos.

A partir do galgo inglês surgiram outros do tipo greyhound. Atualmente, os mais conhecidos são o greyhound húngaro, greyhound polonês e o greyhound italiano. No Brasil, o número de cães dessa raça é baixo, por isso é difícil de encontrar criadores.

Temperamento e personalidade do greyhound

O galgo inglês possui um temperamento naturalmente doce. Apesar do porte grande, o que pode assustar no começo, o cachorro dessa raça é tranquilo, carinhoso e afetuoso com a família. É também um cão com uma certa independência, podendo custar paciência do tutor.

Calmaria e serenidade são aspectos bem comuns do greyhound

Essa raça é conhecida como a mais veloz do mundo (Foto: depositphotos)

Já quando o assunto é a personalidade desse pet, é possível dizer que ele é dócil, descontraído e amigável. A raça ainda apresenta um jeito gentil de ser, não é possessivo e também não demonstra ser um cachorro extrovertido. Calmaria e serenidade são outros aspectos bem comuns nesse cão.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um greyhound?

É muito difícil encontrar um cachorro dessa raça no Brasil. Contudo, com uma busca minuciosa em alguns canis é possível encontrar um filhote de greyhound por até R$ 3 mil.

Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

Veja também: Descubra as espécies de cães mais atletas

2. Adapta-se em apartamento?

Esta raça é considerada atlética pois, além de correr muito bem, possui um alto nível de energia. Desta maneira, não é um cão indicado para morar em apartamento. Para ser feliz, o cachorro precisa de um espaço para brincar, correr e extravasar.

3. É um bom companheiro para crianças?

O greyhound é mais feliz se for criado em casas com crianças maiores. Isto porque, o animal é muito agitado e pode machucar crianças menores sem intenção.

4. Greyhound late muito?

De acordo com informações disponíveis no site da American Kennel Club (AKC), o galgo inglês só late quando necessário. Por isso, é considerado um cão silencioso. 

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Mesmo sendo considerado um cão independente, o greyhound é afetuoso e gosta de estar entre as pessoas da família. Quando deixado em casa sozinho em casa pode reagir de forma negativa.

Veja também: As 2 novas raças de cães: greyhound árabe e terrier americano sem pelo

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

O pelo do greyhound é curto, fino e sedoso. Uma escovação por semana é suficiente para eliminar os pelos mortos. Então é possível dizer que a raça não solta muito pelo.

Comportamento do greyhound

Muitas das características comportamentais do greyhound são consequências da atuação da raça durante a própria história. Por exemplo, esse animal era utilizado para perseguir lebres e por isso que hoje em dia adora correr e quando pratica esse exercício é difícil fazê-lo voltar.

É do tipo de cão apropriado para a vida urbana, mas é necessário separar um tempo para brincar com o animal ou levá-lo para passear. Dentro de casa o galgo é tranquilo e sereno. Infelizmente, pode não se dá bem com gatos ou animais muito pequenos. 

Características físicas

Cuidados específicos

Segundo a AKC, o cachorro dessa raça pode apresentar torção gástrica e inchaço abdominal. Estas situações podem provocar a morte do animal, por isso ele precisa de tratamento o mais rápido possível. Além desses problemas, o galgo inglês pode ser afetado com parasitas pulmonares. 

“Porque eles são atletas, os galgos podem estar sujeitos a lesões esportivas, como músculos puxados, dedos quebrados ou almofadas divididas, e sua pele fina e esticada pode ser propensa a lacerações“, alerta a American Kennel Club.

Veja também: Corridas de cães estão sendo cada vez mais extintas nos EUA

Filhotes

Os filhotes de greyhound precisam ser levados ao veterinário desde cedo. Entre 45 dias e dois meses o animal já deve estar com a primeira vacina polivalente em dia. O veterinário vai ficar responsável por aplicar as demais de acordo com o tempo de vacinação pré-estabelecido. Carrapatos e pulgas também devem ser eliminados na primeira consulta.

Além da questão de saúde, o galgo deve passar por aulas de adestramento. A independência dessa raça faz com que ela seja um pouco teimosa, por isso é necessário estabelecer algumas regras e comandos desde cedo.

Curiosidades desta raça

Greyhound é considerado o cachorro mais rápido do mundo, atingindo uma velocidade de aproximadamente 70 quilômetros por hora. Por isso que mesmo sem ser criado como um cão de corrida, é necessário que o tutor ofereça corridas diárias sem guia para o animal se sentir feliz e realizado.

Veja também: As duas raças de cachorros mais rápidas

Expectativa de vida: 10 a 13 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do greyhound

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.