Fox paulistinha (terrier brasileiro): Saiba tudo sobre essa raça

Apesar de ser conhecido popularmente como fox paulistinha, esse cão é chamado oficialmente de terrier brasileiro. Mas apesar da origem está ligada às Terras Canarinhas, os ancestrais desse cão são originários da Europa.

Após as misturas dos terriers europeus com as cadelas brasileiras, surgiu o filhote de terrier brasileiro. Atualmente, é uma raça bastante popular no país, principalmente nas regiões de Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. Tudo isso devido as características do cão com relação a personalidade e temperamento.

Então, se você está querendo criar um fox paulistinha, está no lugar certo. Isso porque o Clube para Cachorros traz informações sobre preço, venda, canil, comportamento, cores (do preto ao cinza) etc.

Além disso, você aprende como cuidar de um terrier brasileiro e ainda pode descobrir curiosidades da história dessa raça. Portanto, busque se aprofundar mais sobre os aspectos dessa raça e confira se ele é uma boa opção para sua família.

Temperamento e personalidade do fox paulistinha

O temperamento do terrier brasileiro é instintivo para caçar pragas, por isso ele é ágil e resistente. Também é um cachorro bastante inteligente e de fácil adestramento, mas precisa de um tutor firme e paciente.

Já quando o assunto é a personalidade desse pequeno brasileiro, é possível dizer que ele é esperto, independente e aprecia a liberdade. Além disso, é um cão muito amigável e apegado com as pessoas da família, mas desconfiado com estranhos.

Fox paulistinha posando para foto

O fox paulistinha também é conhecido como terrier brasileiro (Foto: depositphotos)

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um fox paulistinha?

Um filhote de fox paulistinha pode custar entre R$ 1 mil a R$ 2 mil. Mas é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Apesar de ser um cachorro de porte pequeno, o terrier brasileiro precisa de muito espaço em casa. Isso porque, ele é bastante energético e adora correr para todos os lados. Neste caso, é um cachorro que pode não se adaptar em aparatamento.

3. É um bom companheiro para crianças?

Como já mencionado, o fox paulistinha é bastante apegado à família. Por essa razão, é um cão amigável com todos da casa, inclusive as crianças. A propósito, ao lado da meninada, essa raça pode se meter em inúmeras aventuras.

Veja também: Conheça as 10 raças mais apropriadas para crianças

4. Fox paulistinha late muito?

Além de servir como um cachorro para caçar pragas, o terrier brasileiro também é colocado como um cão de guarda. Por isso, é um animal bastante barulhento, principalmente quando vê algo de estranho acontecendo ao seu redor.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Mesmo sendo um cachorro independente, ele gosta de ficar próximo do contato humano. Sendo assim, nunca viaje sem levar consigo o fox. Na verdade, ele pode ser uma excelente companhia paras as viagens.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Com uma pelagem curta e fácil de cuidar, essa raça não tende a soltar muitos pelos. Por esse motivo, escovações esporádicas durante a semana são suficientes para manter os fios brilhosos, macios e limpos.

Comportamento do fox paulistinha

A raça é bastante ativa e adora brincar, princialmente se for ao lado do tutor. Por ser praticamente incansável, o cãozinho precisa de passeios diários, corridas e até mesmo brincadeiras em parques, para garantir a segurança do animal.

Além disso, o terrier brasileiro tem um comportamento travesso e por isso deve receber a devida atenção do tutor. Já por ter sido criado em fazendas, adora correr solto. Nesse sentido, é preciso estar atento a coleira e a guia durante os passeios em vias públicas, evitando assim possíveis acidentes.

Características físicas

Cuidados específicos

Para ter um fox paulistinha é necessário estar atento aos cuidados com a saúde do animal, dando-lhe mais qualidade de vida e aumentando a expectativa de vida do mesmo. Por exemplo, no caso do terrier brasileiro, algumas doenças podem ser comuns como a luxação na patela.

Esse tipo de problema de saúde pode ocorrer nos animais dessa raça por serem altamente ativos. Para diminuir as chances dessa doença surgir, evite que o filhote se exercite com muita intensidade. Além disso, esteja sempre em contato com o veterinário realizando os exames necessários.

Assim, o quanto antes o problema for diagnosticado, mais chances o animal tem de se recuperar. No caso da luxação na patela, uma cirurgia pode resolver.