, , , ,

Dálmata – Saiba tudo sobre esta raça

A origem do cachorro da raça dálmata é bastante controversa. Enquanto alguns estudiosos afirmam que o cachorro surgiu na Dalmácia (parte da Croácia), a American Kennel Club (AKC) afirma não haver provas dessa colocação. Para o órgão americano que reconhece e estabelece os padrões das raças, desenhos desse cão foram encontrados em paredes de tumbas egípcias.

No entanto, a raça só foi reconhecida oficialmente pela AKC em 1888. Desde então, a popularidade desse cãozinho só cresceu entre as pessoas de todo mundo. O ápice desse animal foi o livro de Dodie Smith, “101 Dálmatas“, que também virou uma obra cinematográfica de mesmo nome.

Temperamento e personalidade do dálmata

Cães com o temperamento do dálmata são amorosos, sensíveis e amigáveis com o ciclo de humanos de sua convivência. Já com os estranhos, os cachorros dessa raça se mostram reservados, mas aos poucos, com a convivência, as pessoas ganham a confiança desses pets.

O dálmata pode viver de 11 a 13 anos, dependendo do estilo de vida

O dálmata é uma excelente companhia para crianças mais velhas (Foto: Pixabay)

Inteligentes, os dals, como são chamados carinhosamente, têm uma personalidade leal com a família. Além disso, são protetores do lar, por isso são desconfiados com estranhos sem a presença do tutor. Confiáveis e adaptáveis são duas características fortes da personalidade dessa raça.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um dálmata?

Os preços de um dálmata filhote variam de vendedor. Os mais caros possuem pedigree, os mais baratos dificilmente. Entre os valores pode-se dizer que a base é de R$1 mil a R$ 2 mil. Mas é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Cães grandes e agitados como os dessa raça não são apropriados para viverem em apartamentos. Isto porque precisam de espaço para brincar e correr, além das caminhadas diárias que o tutor precisa fazer junto a seu animal de estimação.

3. É um bom companheiro para crianças?

O dálmata é uma excelente companhia para crianças mais velhas, pois ambos possuem uma alta energia. Já para crianças pequenas ou bebês, por exemplo, não são muito indicados pois trata-se de um cachorro grande e enérgico. Desta forma, pode não conseguir medir suas forças. Em todo caso, é importante que o tutor supervisione as brincadeiras entre eles.

4. Dálmata late muito?

De acordo com a American Kennel Club, este cachorro não tende a latir muito. As vocalizações nesse animal podem surgir em situações específicas, como brincadeiras, a chegada de alguém em casa ou até mesmo para avisar o tutor de algo estranho, uma vez que é um ótimo guardião.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

O cachorro dessa raça é muito afetuoso e por isso sente muito ao ficar em casa sozinho. Neste sentido, não é recomendado deixar o dálmata só por muito tempo. Além da companhia do tutor, o animal sente falta de interagir com o dono.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Mesmo com uma pelagem curta e com poucas exigências de cuidado, o dálmata tem tendência a soltar muito pelo. Para diminuir esta característica, o dono precisa escovar a pelagem diariamente, eliminando os pelos mortos e deixando o cão ainda mais limpo.

Comportamento do dálmata

O dálmata é um cachorro muito forte e ativo, por isso necessita de exercícios físicos diariamente. Sendo assim, é ideal para um tutor que goste de praticar esportes, correr ou caminhar. Um cachorro perfeito para donos resistentes fisicamente. Além de passeios, é importante que o tutor interaja com o animal através de brincadeiras.

Como trata-se de um cão cheio de energia, o dal também se mantém alerta durante todo o dia. Por esta razão, é um bom guardião para a família toda.