Conheça as raças consideradas mais calmas do mundo

Esses cães são ideais para quem prefere ficar mais quieto, mora em apartamento ou tem filhos pequenos

As raças de cachorro mais calmas do mundo são ideais para quem leva uma vida mais tranquila. Quem prefere uma boa companhia no sofá, ao invés de sair para fazer longas caminhadas pelo parque, vai adorar ter um companheiro calmo em casa.

Algumas raças, por exemplo, podem ser consideradas ótimas para apartamento, devido ao porte e a esse temperamento. Outras são melhores para casas com crianças pequenas. E ainda há as raças que são excelentes companheiras para idosos.

Raças de cães mais calmas do mundo

1. Pequinês

O pequinês é um ótimo cachorro para o tutor mais tranquilo e caseiro

O pequinês é um cão tranquilo e próprio para companhia (Foto: depositphotos)

Criado especialmente para servir como cão de companhia, o pequinês é tranquilo e leal. Não é muito apropriado para casas com crianças pequenas, devido ao seu pequeno porte. Mas, um tutor mais velho vai ser ideal para o cão.

Outras características do pequinês são: determinação, confiança e coragem. Esses três aspectos são a fórmula mágica para um cão com tendência à teimosia, por isso é importante que o tutor invista em treinamento desde cedo.

Veja também: Como acalmar cães hiperativos?

2. Lhasa apso

O lhasa apso é calmo, carinhoso e protetor

Caminhadas curtas já atendem bem a necessidade de exercício desse pet (Foto: depositphotos)

Geralmente calmo, o lhasa apso é um cão muito carinhoso e protetor com a família e amigos. Com estranhos, porém, pode ser cauteloso. Além disso, é importante que o tutor fique atento com o comportamento dessa raça na presença de outros cães.

Quem estiver interessado por um cachorro dessa raça, precisa levar em consideração que ele é longevo. Apesar de brincalhão, não é um cão especialmente ativo e vai se contentar com caminhadas curtas pelo bairro.

3. Maltês

Esse cão não é muito atlético, se contentando com pequenas caminhadas

O maltês é um cachorrinho tranquilo, que adora ficar na companhia da família (Foto: depositphotos)

Com uma personalidade encantadora, o maltês é amigável, de natureza carinhosa e ainda muito delicado com os humanos. Trata-se de um cachorro ideal para quem gosta e precisa de uma companhia no dia a dia.

Para fazer um cão desse feliz, basta fazer pequenas caminhas pelo parque todos os dias. A presença de outras pessoas, o contato com outros animais e a liberdade para explorar novos ambientes, fazem do maltês um cão satisfeito.

4. Dogue alemão

O dogue alemão é carinhoso e tranquilo, apesar do porte grande, sempre tenta se encaixar perto do tutor

Não são apenas os cachorros de porte pequeno que são calmos (Foto: depositphotos)

Para quem acha que as raças mais calmas do mundo são todas pequenas, o dogue alemão está na lista para provar o contrário. Considerado o maior cão entre os demais, ele é um “menino” no mundo canino.

Além de calmo, o dogue alemão é bom com crianças e adora a companhia humana. Pelo porte, não é apropriado para casas pequenas, mas adapta-se facilmente a novos ambientes. Mesmo gigante, não tem noção do tamanho de seu porte e vai tentar se encaixar perto do tutor, mesmo que o espaço seja pequeno.

5. São Bernardo

O gigante são bernardo é um dos cães mais calmos do mundo canino

Ele é um ótimo amigo da família e das crianças (Foto: depositphotos)

Outro grande cão considerado calmo é o São Bernardo. Tem uma boa índole com crianças, é amigável com todos da família e mesmo independente, gosta de estar na presença dos seus tutores.

Veja também: Truques que vão acalmar seu cachorro

Conhecida pelo papel desempenhado no filme “Beethoven”, a raça é entusiasmada e tem um bom faro. Além disso, pelo porte pode até assustar outros animais, porém o São Bernardo não se comporta com agressividade.

6. Buldogue inglês

O buldogue inglês gosta de gastar seu tempo deitado perto da família

Apesar da cara de ranzinza, esse dog é carinhoso e não aprecia exercícios (Foto: depositphotos)

Com uma personalidade naturalmente carinhosa, boa e tranquila, o buldogue inglês é outro cão calmo. Quem tem confirma que esse cachorro é um grande companheiro, pois ele gosta de passar tempo com a família.

Mesmo sendo calmo, não é indicado para apartamentos. No entanto, é excelente com crianças e com outros animais de estimação, inclusive gatos. Também não é muito ativo, mas em casa vai gostar de explorar todo o ambiente.

7. Buldogue francês

A personalidade calma prevalece no buldogue francês

Gosta de caminhar, mesmo não sendo um cão especialmente atlético (Foto: depositphotos)

Mesmo sendo um cão brincalhão, a personalidade calma prevalece no buldogue francês. Latidos não são corriqueiros no dia a dia de um tutor que tem uma raça dessa, mas ele não é muito adepto a outros cães.

Apesar disso, o buldogue francês gosta de passar um tempo na companhia do tutor e é muito receptivo. Aprecia uma caminhada em parques, mesmo não sendo um cão especialmente atlético.

8. Basenji

O basenji é um cão silencioso e por isso não late por qualquer motivo

Esse cão demanda pouco esforço do tutor por ser muito independente (Foto: depositphotos)

Uma das poucas raças menos comuns nessa lista é o basenji. Conhecido como um cão que assemelha-se aos felinos em muitos aspectos, é silencioso e curioso.

Trata-se de uma das poucas raças que se desenvolveu na África e tem um visual atraente. Apesar de gostar de exercícios,  essa raça é independente e pode demandar pouco esforço do tutor. Ele também é silencioso e por isso não costuma latir sem motivo.

9. Basset hound

A cara de paradão do basset hound não engana, ele realmente é muito tranquilo

Essa raça é amigável, serena e por isso se dá muito bem com crianças (Foto: depositphotos)

A cara de paradão do basset hound não engana. É uma raça calma, tranquila e delicada, sendo ótima para quem gosta de um companheiro amável e que se dá muito bem com crianças.

Além dessas características, o basset hound é amigável, digno de confiança e sereno. Tudo isso faz desse pequeno cão grande com relação à personalidade. Mesmo assim, precisa de caminhadas longas, pois tem um alto nível de energia.

Veja também: Tribunais americanos utilizam cães para acalmar crianças

10. Bloodhound

O bloodhound também está incluso na lista das raças de cães mais calmas do mundo

Apesar de gostar de exercício, em casa ele é um companheiro carinhoso e tranquilo (Foto: depositphotos)

O famoso farejador do mundo canino, o bloodhound, tem uma natureza generosa. Por isso também está incluso na lista das raças de cães mais calmas do mundo.

Também chamado de cão de Santo Humberto, esse cachorro é alegre, amigável e extremamente carinhoso. A energia alta é uma das características dessa raça, por isso precisa de muito exercício físico.

Como deixar o cachorro mais calmo?

  • Passear com o cão: Mesmo que o animal não seja um cão muito ativo, passear é importante para ele. Dessa forma ele pode explorar ambientes novos e fazer amigos caninos. Ao chegar cansado em casa, o cão não vai ter tempo para outra coisa a não ser dormir;
  • Passar um tempo com o animal: Cães também têm sentimentos e sentem falta da presença do tutor. Nesse sentido, é recomendado conversar com o animal, brincar ou até mesmo passar um tempinho com o pet. Evitando estresse e até tristeza profunda no bichinho;
  • Comida e água fresca: Isso é o mínimo que o tutor deve fazer pelo animal de estimação. Um cachorro com fome ou sede pode ficar estressado e até doente;
  • Evitar barulhos: É preciso abrir mão de algumas situações para ter o bem-estar do pet. O som alto é uma delas, assim o cachorro pode ficar mais calmo.

Veja também:

Melhores raças para apartamento

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.