Conheça as raças consideradas mais calmas do mundo

As raças de cachorro mais calmas do mundo são ideais para quem leva uma vida mais tranquila. Quem prefere uma boa companhia no sofá, ao invés de sair para fazer longas caminhadas pelo parque, vai adorar ter um companheiro calmo em casa.

Algumas raças, por exemplo, podem ser consideradas ótimas para apartamento, devido ao porte e a esse temperamento. Outras são melhores para casas com crianças pequenas. E ainda há as raças que são excelentes companheiras para idosos.

Raças de cães mais calmas do mundo

1. Pequinês

O pequinês é um ótimo cachorro para o tutor mais tranquilo e caseiro

O pequinês é um cão tranquilo e próprio para companhia (Foto: depositphotos)

Criado especialmente para servir como cão de companhia, o pequinês é tranquilo e leal. Não é muito apropriado para casas com crianças pequenas, devido ao seu pequeno porte. Mas, um tutor mais velho vai ser ideal para o cão.

Outras características do pequinês são: determinação, confiança e coragem. Esses três aspectos são a fórmula mágica para um cão com tendência à teimosia, por isso é importante que o tutor invista em treinamento desde cedo.

Veja também: Como acalmar cães hiperativos?

2. Lhasa apso

O lhasa apso é calmo, carinhoso e protetor

Caminhadas curtas já atendem bem a necessidade de exercício desse pet (Foto: depositphotos)

Geralmente calmo, o lhasa apso é um cão muito carinhoso e protetor com a família e amigos. Com estranhos, porém, pode ser cauteloso. Além disso, é importante que o tutor fique atento com o comportamento dessa raça na presença de outros cães.

Quem estiver interessado por um cachorro dessa raça, precisa levar em consideração que ele é longevo. Apesar de brincalhão, não é um cão especialmente ativo e vai se contentar com caminhadas curtas pelo bairro.

3. Maltês

Esse cão não é muito atlético, se contentando com pequenas caminhadas

O maltês é um cachorrinho tranquilo, que adora ficar na companhia da família (Foto: depositphotos)

Com uma personalidade encantadora, o maltês é amigável, de natureza carinhosa e ainda muito delicado com os humanos. Trata-se de um cachorro ideal para quem gosta e precisa de uma companhia no dia a dia.

Para fazer um cão desse feliz, basta fazer pequenas caminhas pelo parque todos os dias. A presença de outras pessoas, o contato com outros animais e a liberdade para explorar novos ambientes, fazem do maltês um cão satisfeito.

4. Dogue alemão

O dogue alemão é carinhoso e tranquilo, apesar do porte grande, sempre tenta se encaixar perto do tutor

Não são apenas os cachorros de porte pequeno que são calmos (Foto: depositphotos)

Para quem acha que as raças mais calmas do mundo são todas pequenas, o dogue alemão está na lista para provar o contrário. Considerado o maior cão entre os demais, ele é um “menino” no mundo canino.

Além de calmo, o dogue alemão é bom com crianças e adora a companhia humana. Pelo porte, não é apropriado para casas pequenas, mas adapta-se facilmente a novos ambientes. Mesmo gigante, não tem noção do tamanho de seu porte e vai tentar se encaixar perto do tutor, mesmo que o espaço seja pequeno.

5. São Bernardo

O gigante são bernardo é um dos cães mais calmos do mundo canino

Ele é um ótimo amigo da família e das crianças (Foto: depositphotos)

Outro grande cão considerado calmo é o São Bernardo. Tem uma boa índole com crianças, é amigável com todos da família e mesmo independente, gosta de estar na presença dos seus tutores.