, , ,

Cocker Spaniel Inglês – Saiba tudo sobre esta raça

O nome cocker spaniel inglês surgiu através de dois fatores: a função e o local onde a raça foi desenvolvida.

A palavra “spaniel” era usada para classificar os animais que levantavam aves com a boca durante uma caça e o “cocker” refere-se ao tipo de caça que ele perseguia, a famosa galinha d’Angola, que inglês é woodcock. Por fim o “inglês”, uma vez que o cachorro tem como origem o Reino Unido.

Temperamento e personalidade do cocker spaniel inglês

Com um temperamento sensível, tranquilo e sociável, o cachorro dessa raça é ideal para qualquer família. Preocupado em agradar, o cocker, como também pode ser chamado, é excelente para aprender treinamentos.

Já quando o assunto é a personalidade do spaniel inglês, o tutor pode esperar um cão alegre e receptivo. Vivaz e com energia, trata-se de um cachorro animado, curioso e muito afetuoso.

O cocker spaniel inglês não deve ser deixado sozinho em casa por muito tempo

Nadar e agradar o tutor são outras duas atividades que podem levar um cocker à felicidade (Foto: depositphotos)

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um cocker spaniel inglês?

Um filhote desse cachorro pode custar de R$ 1.500 até R$ 4 mil. As diferenças de preço vão depender da região e do vendedor. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Mesmo sendo um cachorro ativo e com aspecto explorador, pode se adaptar em apartamento. Isto porque é um cão compacto e de porte pequeno. No entanto, é importante que o tutor se comprometa a passear e exercitar o pet, evitando que ele fique entediado.

Veja tambémAs principais dúvidas que as pessoas têm sobre cachorros

3. É um bom companheiro para crianças?

Excelente companheiro para as crianças de todas as idades. Este é o cocker spaniel inglês, um cachorro afetuoso e amigável.

4. Cocker spaniel inglês late muito?

Segundo informações da AKC, os cães dessa raça só latem quando há alguma necessidade. Geralmente, são animais silenciosos. 

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Por gostar de participar da vida em família, o cocker spaniel inglês não deve ser deixado sozinho em casa por muito tempo. Caso contrário, o cachorro pode ficar muito triste e entediado, apresentando comportamentos inadequados.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Esta raça possui uma pelagem muito trabalhosa, necessitando escovação diária para retirar os pelos mortos que acabam caindo em grandes quantidades pela casa.

Comportamento do cocker spaniel inglês

Por ser um animal curioso, o cocker spaniel inglês adora explorar os ambientes. Neste sentido, faz-se necessário passeios em parques, praças e bosques para que o cachorro sacie sua vontade de uma maneira equilibrada e saudável.

Nadar e agradar o tutor são outras duas atividades que podem levar um cocker à felicidade. O cachorro dessa raça é alegre e fica satisfeito tanto com um dia de caça no campo, como também em dormir aos pés do dono.

Com a inteligência desse animal, é evidente que ele aprende fácil. Pode se adaptar bem e rápido aos novos ambientes. Mostra-se um pouco ativo, é suave em ambientes fechados e otimista ao ar livre. Brincar de pegar objetos com a boca é uma das suas diversões favoritas.

Características físicas

Cuidados específicos

De acordo com o PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle, no livro “Cães”, o cocker spaniel inglês pode apresentar diversas doenças. “A popularidade tem seus inconvenientes e os cruzamentos indiscriminados aumentam as ocorrências de problemas oculares e cutâneos. Os cockers também sofrem de hipotireoidismo“, afirma.

Segundo o autor e especialista em animais de estimação, doenças como o câncer e as cardiopatias ainda são raros nesta raça. No entanto, o pet pode apresentar problemas comportamentais, especialmente os que são de cores sólidas.

Além desses problemas de saúde já citados, o órgão norte-americano que regulamenta as raças cita outras doenças, como: displasia do quadril, luxação da patela e atrofia progressiva da retina (PRA).

No caso dessas doenças, é preciso ficar atento. Antes de tudo, o interessado pela raça deve buscar o contato de criadores sérios e compromissados com uma procriação sem risco de problemas congênitos. Mas, se o animal já está em casa, check-up deve ser feito a cada seis meses no cãozinho.

Veja também: Descubra como cuidar de um cocker spaniel

A pelagem também precisa de cuidados especiais, principalmente com relação aos banhos semanais e a escovação que deve ser diária. Esta última merece ser feita nas orelhas com mais atenção, uma vez que os pelos dessa região costumam embaraçar com mais facilidade.

Filhotes

Quando um cocker spaniel inglês é filhote ele pode ser entendido como uma caixinha aberta para aprendizagem. Neste momento é importante que o tutor aproveite a falta de bagagem do animal e ensine comandos, comportamentos desejáveis e, principalmente, quem é o líder da “matilha”.

Além disso, o dono também precisa estar atento a saúde desse cachorro. Assim como os outros filhotes, o cocker não possui o sistema imunológico totalmente formado. Desta forma, precisa ficar imunizado contra viroses e parasitas que transmitem doenças.

Curiosidades desta raça

O cocker spaniel inglês abrigava as características do cocker spaniel americano até 1945, quando esta última raça foi reconhecida pela AKC. Ambas são muito semelhantes com relação ao temperamento, mas quando o assunto são as características físicas é possível distingui-las.

Flush é o nome de um dos cachorros dessa raça que ficou famoso no mundo literário. Isto porque, a autora Virgina Woolf escreveu a biografia desse pet, dando aos leitores as perspectivas do animal a respeito da relação entre a tutora de Flush, Elizabeth Barret, e o futuro marido dela, Robert Browning.

O livro se tornou um best-seller instantâneo em 1933, ano da publicação. Tudo isso porque Elizabeth citava o cão nas cartas de amor que escrevia para Browning.

Veja também30 nomes de cães inspirados em filmes  

Ainda segundo o veterinário Bruce, é possível dizer que existem mais de 30 combinações de cores do spaniel inglês.

Expectativa de vida: 12 a 14 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do cocker spaniel inglês

Galeria de fotos

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

(Foto: depositphotos)

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.