, , ,

Chow chow – Saiba tudo sobre esta raça

Semelhantes a um gato, esta raça é teimosa, independente e não tem ansiedade em agradar o tutor

O chow chow é uma das raças mais antigas que existe. De acordo com a American Kennel Club (AKC), esse cão teria mais de dois mil anos de idade e seria um resultado do cruzamento entre o mastiff antigo do Tibete e do samoyed.

Quando surgiu na China, era usado para diversas funções, como guardiões, companheiros de caçadores e para puxar carroça. Além destes trabalhos, os chineses, cruelmente, usavam cachorros dessa raça para servirem de alimentação e para vestimenta.

Temperamento e personalidade do chow chow

Esta raça possui um temperamento bem diferenciado dos demais cães. O chow chow exige socialização e treinamento logo cedo, nos primeiros meses de vida. Trata-se de um cachorro forte e determinado, por isso precisa de um tutor de pulso forte e obstinado.

“Os cachorros chow chow são naturalmente bem comportados, raramente destrutivos ou desobedientes. Por causa de seu bom comportamento, alguns proprietários sentem que o treinamento não é necessário. Quando um chow não treinado atinge a adolescência, ele pode se recusar a aceitar a autoridade“, alerta os profissionais da AKC, no site do órgão.

Por ser um cachorro independente, o chow chow vai querer seguir as próprias vontades

Uma característica dessa raça é a língua e gengiva da cor azul (Foto: Pixabay)

Com relação a personalidade dessa raça é possível dizer que é semelhante a do gato. Isto porque são independentes, teimosos e também não possuem muita ansiedade em agradar o tutor como as outras raças. Portanto, a pessoa ideal para criar um cachorro desse é aquela que não quer um cão subordinado aos seus desejos. Apesar disso, é um animal muito leal e protetor à família.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um chow chow?

Dependendo da localidade do Brasil, o chow chow pode variar de preço. Os valores costumam alternar entre R$ 1.500 a R$ 4 mil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Apesar de ser um cachorro de porte grande, trata-se de um animal com pouco nível de energia e bem reservado. Por estas razões, a raça é apropriada para morar em apartamentos. Contudo, é importante que o tutor ofereça ao cãozinho longas caminhadas diariamente.

3. É um bom companheiro para crianças?

O chow chow não é um cachorro com muita paciência, podendo responder de forma agressiva ao estresse. Por esta razão, se a criança não souber respeitar os limites do cão, pode correr o risco de se machucar. Neste sentido, é mais indicado que o cachorro conviva com crianças mais velhas. 

4. Chow chow late muito?

De acordo com a AKC, esta raça é silenciosa. Tal característica favorece para que este animal more em apartamentos, pois é um animal que não faz muito barulho. Reservado, os latidos desse cachorro são usados apenas em ocasiões especiais, como na chegada de algum estranho.

Veja também15 cães chow-chow que esbanjam fofura no Instagram

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

O instinto independente desse animal permite que ele passe mais tempo sozinho em casa e mesmo assim não sofra muito com a falta da família. Apesar disso, quando o dono voltar para casa, a alegria em vê-lo será percebida pela animação do cachorro.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem dessa raça oferece muito trabalho aos tutores, pois além de cair muito pelo, precisa de cuidados específicos. Banhos semanais ou quinzenais e escovações diárias são necessárias.

Comportamento do chow chow

Por ser um cachorro independente, o chow vai querer seguir as próprias vontades. Neste sentido, é indicado que o adestramento seja iniciado nos primeiros meses de vida. Só desta forma o tutor vai conseguir ter um cachorro adulto mais educado e paciente.

Trata-se de uma raça que não é brincalhona, mas precisa de exercícios diários para saciar o nível de energia que possui. Mordidas por agressividade podem surgir se os animais não forem treinados, pois eles podem se tornar cães impacientes e nervosos.

Não aprecia ser manuseado, principalmente por estranhos. Com este comportamento, é indispensável que o tutor ensine as crianças como lidar com os cães. Sem apertos, não devem passar muito tempo no colo e respeitando os espaços do cachorro.

Características físicas

Cuidados específicos

O principal cuidado que o cachorro dessa raça precisa é a escovação. Trata-se de um animal com pelagem densa que precisa de escovação diária. Além de eliminar os pelos mortos, a escovação serve para desembaraçar a pelagem, ajudando ainda na limpeza do cachorro.

Já com relação a saúde, é importante que o tutor fique atento com alguns problemas comuns que afetam esse animal. Isto porque, o chow chow apresenta tendência a doenças que surgem nas pálpebras e cílios. Além desses, a raça é predisposta a ter displasia do quadril e de cotovelo. 

Filhotes

Quem deseja ter um filhote de chow chow precisa ter em mente que os treinamentos são trabalhosos, as caminhadas são obrigatórias e que os animais dessa raça precisam ser socializados o quanto antes. Tudo isso para oferecer uma vida com mais qualidade a esses cães.

Outro cuidado é com relação a saúde desses seres tão indefesos, uma vez que quando filhote o cachorro está mais propenso a contrair viroses sérias, como cinomose e parvovirose. Essas duas doenças são responsáveis por muitas mortes de cães ainda pequenos. Consultar o veterinário é essencial, mantendo contato com o profissional sempre que necessário.

Curiosidades desta raça

Esse e outros animais ainda são usados para fornecer carne em alguns lugares da China, apesar de ser uma prática totalmente criticada em todo mundo.

A língua e gengiva desse cachorro são azuis. Este aspecto físico pode dificultar o exame na boca desse animal em busca de sinais de anemia, pressão baixa ou choque. Por esta razão, o veterinário busca outros locais alternativos para estes testes, como a vulva que não é azul.

Veja também: Saiba como cuidar corretamente de um cão chow chow

Outra característica física do chow chow que também chama atenção é a juba, por isso é comparado a um leão. Mas este aspecto contribui para olhos de inserção profunda. Neste sentido, o cachorro pode não enxergar as laterais com clareza e se for abordado por estes ângulos pode responder de forma agressiva.

Expectativa de vida: 8 a 12 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do chow chow

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.