, , , ,

Chihuahua – Saiba tudo sobre esta raça

Menor raça de cães do mundo, o chihuahua é vivaz, esperto, caçador de pequenos roedores e está sempre alerta

Com relação ao surgimento do chihuahua há poucas documentações e muitas especulações. O consenso entre os historiadores é que a raça teria sido criada no México, pois existem pinturas antigas neste país de cães que se assemelham com o chihuahua de hoje em dia.

Ganhou fama por ser um cãozinho popular entre os famosos. Fotografado diversas vezes no colo de celebridades, como Paris Hilton, o chihuahua conquistou o coração de outras pessoas pelo porte minúsculo, a expressão fofinha e a o aspecto feliz.

Temperamento e personalidade do chihuahua

A expressão “tamanho não é documento” parece ter sido criada pensando nos cães da raça chihuahua. Dentro do corpinho pequeno desse cão há uma grande inteligência. Além disso, ele ainda possui um temperamento entusiasmado e uma alegria radiante.

O chihuahua foi desenvolvido pensando em uma raça para servir como companhia

Esse cão é ideal para apartamento e se adapta fácil à vida urbana (Foto: depositphotos)

Gracioso, encantador e atrevido, são alguns dos aspectos referentes a personalidade do cachorro dessa raça. O animal ainda pode ser considerado um companheiro leal e dependente. Aprecia a dominância, por isso precisa de treinos logo nos primeiros meses de vida para entender a hierarquia humana.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um chihuahua?

Mesmo sendo um cão muito popular, o chihuahua é caro. O preço para um filhote dessa raça varia de acordo com o pedigree e a localidade, podendo ser de R$ 1 mil a R$ 8 mil.  Mas é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

Veja também: Conheça as raças de cachorros mais carentes do mundo

2. Adapta-se em apartamento?

É um cão ideal para apartamento, isto porque nem é um cachorro de grande porte e nem precisa de muito espaço, uma vez que  não possui muita energia. Trata-se de um animal com pouca necessidade de exercícios, que se adapta à vida urbana e um cãozinho fácil de se adequar aos diferentes ambientes.

3. É um bom companheiro para crianças?

De uma maneira geral, o chihuahua é um cachorro para um único dono. Casas com famílias muito agitadas podem acabar forçando esses seres tão pequenos e com o corpo frágil. No entanto, crianças mais velhas podem ser ótimas amigas desse cãozinho. Com crianças pacientes e gentis, essa raça é tão boa quanto. O cuidado maior deve ser com crianças menores, que podem machucar esse cãozinho.

4. Chihuahua late muito?

Esta raça é barulhenta por natureza. Em outras palavras, late para todas as situações. Vocaliza para chamar a atenção do tutor, late para pedir alguma coisa, faz barulho para alertar algum perigo e pode latir ainda mais quando está animado com determinadas situações.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

O chihuahua foi desenvolvido pensando em uma raça para servir como companhia, por isso eles são extremamente apegados ao dono. Por exemplo, é muito comum ver um cão dessa raça no colo de seu respectivo tutor. Sendo assim, não deve ser deixado sozinho em casa por muito tempo.

Veja também: 10 chihuahuas que vão roubar o seu coração. Veja o porquê

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Tanto o chihuahua de pelagem longa como também o de pelagem lisa não apresentam queda de pelo em grandes quantidades. No entanto, o tutor pode diminuir ainda mais o derramamento de pelos mortos com escovação três vezes por semana.

Comportamento do chihuahua

A natureza do chihuahua remete aos cães do tipo terriers. Isto porque essa raça está sempre alerta, é firme e gosta de ser dominante. No entanto, é um cachorro que fica feliz ao receber atenção do tutor e pode chegar a tremer de excitação quando está alegre.

Pode apresentar dificuldade em comer, pois muitas vezes torna-se exigente com a comida. Para bloquear esse tipo de comportamento, o tutor deve ser auxiliado por veterinário e adestrador. Um cão que não se alimenta de forma correta, pode acabar com problemas de crescimento e de saúde.

Características físicas

Cuidados específicos

Cães com o crânio arredondado são suscetíveis à epilepsia e infelizmente este é o caso do chihuahua. Além disso, podem ter hidrocefalia, que na verdade é um acúmulo de líquido ao redor do cérebro, causando inchaço na cabeça de forma anormal.

O cãozinho dessa raça também pode reter os dentes de leite, mas uma forma de mantê-los em boa condição é optando pela escovação diária dos dentes do animal. Já, como são pequenos, os ossos dessa raça são frágeis, principalmente os das patinhas. Sendo assim, é preciso cuidado com brincadeiras, passeios etc.

Chihuahuas têm pelo curto e devido esta característica podem sentir frio de forma mais intensa. Por isso, em épocas mais frias é indicado usar roupinhas que consigam aquecer essas pequenas bolinhas de pelo. O porte desses cães também deve chamar a atenção do tutor durante a gravidez das cadelas.

Veja tambémCuriosidades sobre o chihuahua

Filhotes

Os filhotes de chihuahua são ainda mais frágeis que os adultos desta mesma raça. Por isso precisam de uma atenção especial com relação aos cuidados com frio, alimentação, vacinas e brincadeiras. Manter contato com um veterinário é uma forma de manter o animal cada vez mais saudável e forte.

Curiosidades desta raça

Uma curiosidade a respeito dessa raça é que, assim como os bebês, os filhotes de chihuahua possuem uma cavidade no topo da cabeça chamada moleira. Porém, diferentemente do seres humanos, quando esses cães crescem a moleira não se fecha. Por isso acabam ficando vulneráveis a ferimentos.

Especialistas em raças estão buscando cruzamentos que consigam um chihuahua com temperamento mais calmo. Apesar de obterem sucessos, os cãezinhos ainda estão agindo com rapidez e euforia.

Existem dois tipos dessa raça, diferenciando-se apenas com relação ao pelo. Enquanto alguns possuem a pelagem curta e lisa, outros apresentam um pelo longo. Neste último caso, é necessário alguns cuidados para manter a pelagem mais bonita, como escovações, banhos semanais e boas secagens.

Clanish é um termo em inglês usado para indicar que um animal é dedicado ao clã. O chihuahua é um cachorro com essa característica. Apesar de viver relativamente bem com outros cães, ele prefere conviver ao lado de cachorros de mesma raça.

Expectativa de vida: 10 a 12 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do chihuahua

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

 

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.