Cavalier king charles spaniel: Saiba tudo sobre essa raça

Além de se dar bem com todos os animais, ele também é um ótimo companheiro para as pessoas de casa

O pequeno cavalier king charles spaniel é uma raça que está em ascensão no Brasil. Com uma personalidade doce, esse cãozinho vem aumentando o fã-clube cada dia mais. Por isso que, com o passar do tempo, criadores vem apostando em desenvolver essa raça para os brasileiros.

Por exemplo, Florianópolis e Fortaleza estão entre os maiores centros de venda desse filhote, mas outros canis especializados podem ser encontrados em outros lugares do país. No entanto, antes de comprar esse cão ou procurá-lo para adoção, é indicado conhecer um pouco mais sobre ele.

Nesse sentido, informações sobre temperamento e comportamento da raça são indispensáveis para formular a ideia de criar um cavalier king charles spaniel. Além disso, é importante saber sobre tamanho, cores e até mesmo quanto custa um animalzinho desse.

Também se faz necessário conhecer questões relacionadas a saúde da raça, os cuidados com um filhote e curiosidades pertinentes sobre o cavalier. Então, se você quer saber alguma dessas informações, siga a leitura desse artigo e entre no universo fantástico dessa raça.

Temperamento e personalidade do cavalier king charles spaniel

Em primeiro lugar, é importante destacar que os cachorros da raça cavalier king charles spaniel possuem um temperamento amistoso, divertido e amigável. Por essa razão, eles vivem muito bem entre si.

Cachorro da raça cavalier king

Por ser amigável, o cavalier king se dá muito bem com crianças (Foto: depositphotos)

Além de que, podem ser ótimos companheiros para os demais animais de estimação, pois são donos de uma personalidade sociável, carinhosa, confiável e amigável. Outra característica é que a raça não apresenta nenhuma tendência em ser agressiva.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um cavalier king charles spaniel?

Por ser um cachorro ainda raro no Brasil, o preço de um cavalier king charles spaniel é alto em comparação a outras raças. Um filhote pode custar entre R$ 7.500 a R$ 10 mil.

Mas é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

Veja também: Raças de cães que se dão bem com gatos

2. Adapta-se em apartamento?

Pelo porte pequeno e o temperamento tranquilo, a raça é ótima para ser criada em apartamento. No entanto, lembre-se sempre de oferecer um passeio diário para que o cãozinho possa explorar o mundo.

3. É um bom companheiro para crianças?

Com uma personalidade confiável, o cavalier king charles spaniel é excelente companheiro para as crianças. Ao lado dos pequenos humanos, o cãozinho vai se divertir com diversas brincadeiras, tudo isso com a maior paciência.

4. Cavalier king charles spaniel late muito?

Uma boa característica dessa raça é que ela não faz muito barulho. É claro que em momentos de festa, receptividade e brincadeiras, o cachorro vai latir de excitação. Apesar disso, na maioria das vezes, ele é silencioso.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Por adorar a presença humana, o cavalier king charles spaniel não gosta de ser deixado sozinho em casa por muito tempo. Nesse sentido, é uma raça ideal para famílias nas quais há um maior fluxo de pessoas durante todo o dia.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A queda de pelo dessa raça é ocasional, por isso é comum encontrar pelos na casa com mais frequência em épocas de muda. Mesmo assim, faz-se necessário escovar o pelo diariamente, para evitar nós e deixá-lo mais brilhoso.

Comportamento do cavalier king charles spaniel

Como pode ser visto, o cavalier king charles spaniel é um cachorro bastante sociável. Além de se dar bem com todos os animais ele também é um ótimo companheiro para as pessoas de casa. Inclusive, até mesmo estranhos são bem recebidos por esse cãozinho.

Também é um cão que se adapta facilmente à rotina da família e tem facilidade em receber o adestramento, respondendo aos treinos de forma bastante positiva.

Já quando o assunto é exercício físico, o tutor precisa ter cuidado. Isso porque a raça não é adepta a essas atividades. Desta maneira, recomenda-se um passeio no parque diariamente.

Por fim, mais duas características comportamentais que precisam ser mencionadas: a natureza brincalhona e a tendência em ser guloso. Nesse último caso, é necessário ter atenção a alimentação para que o cachorro não fique obeso.

Veja também: As raças de cães que são a melhor companhia para uma viagem

Características físicas

Cuidados específicos

Agora que você já sabe sobre temperamento, personalidade e comportamento do cavalier king charles spaniel, está na hora de ficar por dentro dos cuidados com a saúde desse animal. De acordo com o PhD em medicina veterinária, Bruce Fogle, as doenças comuns da raça tendem a diminuir o tempo de vida do animal.

“Tem alta incidência de cardiopatia hereditária, diminuindo sua expectativa de vida média para 10,7 anos, curta para um cão tão pequeno”, alerta Bruce no livro “Cães” da Editora Zahar. Ainda segundo o especialista, para evitar esse problema só verificando o histórico médico de gerações passadas.

Mas além da cardiopatia, essa raça tende a ter outros problemas de saúde. Por exemplo, luxação na patela, que precisa de cirurgia corretiva, e problemas oculares, como catarata e outras infecções na retina.

Nesse sentido, é recomendado sempre buscar auxílio veterinário. Pelo menos uma vez ao ano o animal deve passar por um check-upSó assim é possível tratar doenças desde o início, aumentando as chances de recuperação do paciente.

Filhotes

Assim como todo filhote, o cavalier king charles spaniel precisa passar inicialmente por uma bateria de exames. Depois de conferir a saúde do animal, o médico deve receitar vermífugos, carrapaticidas e anti-vermes. 

Com o cachorro saudável e desparasitado, é hora de aplicar a primeira dose das vacinas polivalentes. Esse procedimento fortalece o sistema imunológico do cachorro, evitando que ele seja atacado por vírus causadores de doenças sérias como cinomose, parvovirose, hepatite etc.

Curiosidades desta raça

Esse cachorro pode ser tricolor, com pelos pretos, brancos e castanhos. Contudo, também é comum encontrar cães da raça com a pelagem de duas cores, o castanho vivo e o branco. Por fim, uma cor mais rara é o rubi, quando o cachorro é inteiramente vermelho.

Mesmo pequeno, o cavalier king charles spaniel tem tendência a ter obesidade devido ao comportamento guloso. Sendo assim, é recomendado maneirar os petiscos com os filhotes, para que eles cresçam adultos saudáveis e sem vícios comportamentais.

Expectativa de vida: 12 a 15 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Veja tambémConheça cães pequenos ideais para criar dentro de casa

Origem do cavalier king charles spaniel

Galeria

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.