, , , ,

Bobtail (old english sheepdog) – Saiba mais sobre esta raça

Alguns conhecem por bobtail, outros por old english sheepdog e ainda há aqueles que o chamam de pastor inglês.

Mas, independentemente do nome escolhido, trata-se de apenas um mesmo tipo de cão. Criado na Inglaterra, esse cachorro era utilizado para pastorear ovelhas e hoje serve como uma excelente companhia.

Além de pastor e companheiro da família, o old english sheepdog também é colocado para competir em exposições.

No entanto, a raça ficou conhecida mesmo após protagonizar filmes e séries.

Toda essa vasta experiência resultou em uma vasta popularidade do bobtail, mas mesmo assim é difícil encontrá-lo no Brasil.

Temperamento e personalidade do bobtail

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães”, Bruce Fogle, essa raça já foi agressiva, mas, hoje raramente demonstra esse lado.

É na verdade um cachorro de temperamento descontraído, turbulento e enérgico.

Bobtail no campo

Bobtail é um dos nomes da raça também conhecida por old english sheepdog (Foto: depositphotos)

Portanto, para criar um bobtail é preciso estar preparado para um cachorro extremamente entusiasmado.

É necessário ficar pronto para oferecer exercícios, caminhadas e jogos para o cãozinho, deixando-o satisfeito e feliz.

Além disso, a raça possui uma personalidade amigável e brincalhona. Com isso, consegue fazer muitos companheiros humanos.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um bobtail?

Um filhote de old english sheepdog pode custar até R$ 3 mil. Contudo, encontrar um cão dessa raça no Brasil é uma tarefa difícil.

Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situações desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Pela quantidade de energia que esse cachorro possui e pelo porte grande, é possível dizer que não é um cão indicado para viver em apartamento.

Acostumada a viver em fazendas, a raça precisa de muito espaço para crescer saudável e feliz.

3. É um bom companheiro para crianças?

O tamanho do bobtail pode assustar bebês, por isso é recomendado que o cachorro cresça ao lado de crianças maiores.

4. Bobtail late muito?

Segundo informações disponibilizadas pelo site da American Kennel Club (AKC), o cão dessa raça não late sempre. Sendo assim, é considerado silencioso na maior parte do tempo.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Assim como os demais cães que são apegados aos membros da família, o old english sheepdog não gosta de ficar sozinho em casa por muito tempo.

Por essa razão, é recomendado reservar horários para dar atenção ao peludinho, seja com caminhadas, jogos ou brincadeiras.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem felpuda do bobtail precisa de cuidados especiais quando não estiver tosada. Um dos cuidados é a escovação diária, além de eliminar a grande quantidade de pelos soltos também ajuda na manutenção de uma pelagem sem nós.

Comportamento do bobtail

Naturalmente um cão de fazenda, o bobtail tem comportamentos bem típicos de animais que vivem em ambientes abertos.

Por exemplo, ele gosta de mergulhar em poças de água ou de lama. Sendo assim, os tutores vão precisar ter paciência para esse tipo de ação.

Além disso, como era utilizado para pastorear ovelhas, pode tentar fazer isso com os humanos. No entanto, esse tipo de comportamento pode ser remediado com adestramento.

Pode ainda se apresentar como um cão independente, outro fator a ser melhorado com treinamento. Em casa, o old english sheepdog gosta de brincar e ainda age como um bom guardião.

Cuidados específicos

Assim como as demais raças, o bobtail pode apresentar problemas de saúde comuns. Doença ocular, tireoidite auto-imune e displasia do quadril são alguns dos exemplos das doenças que afetam a raça.

Para evitar essas enfermidades e outros problemas de saúde, é indicado buscar criadores responsáveis.

Filhotes

Um filhote de old english sheepdog precisa ser levado ao veterinário para tomar as vacinas polivalentes.

Esse tipo de procedimento ajuda a fortalecer o sistema imunológico do cachorro e evita que ele desenvolva problemas de saúde como viroses sérias, a exemplo da cinomose e parvovirose.

Além disso, durante a primeira fase da vida do cachorro, ele deve ser adestrado. Isso porque, quando filhote o animal consegue assimilar mais rápido os ensinamentos passados pelo tutor.

Curiosidades desta raça

Mesmo sendo um excelente cão de companhia, o cachorro dessa raça pode ser um bom cão de alarme. Para essa função específica, o cão emite um uivo bem peculiar.

Outra característica que merece ser destacada é que o old english sheepdog possui naturalmente a cauda cortada.

Por fim, uma informação que pode lhe fazer voltar ao tempo e que envolve o bobtail: a raça ficou popular no Brasil graças à cadela Priscila da Tv Colosso.

Expectativa de vida: 10 a 12 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do bobtail

Inglaterra

(Foto: depositphotos)

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.