, , ,

Boiadeiro bernês (Bernese Mountain) – Saiba mais sobre esta raça

Bernese mountain, boiadeiro bernês ou boiadeiro montanhês de berna. Estes são os possíveis nomes para esse grandalhão que surgiu na Suíça. Criada para pastorear e guardar as propriedades dos tutores, a raça ainda era utilizada para puxar carroças.

Muitas das características dos cães passados são mantidas pelos atuais. Por exemplo, ainda hoje o cachorro bernês adora puxar criança em um carrinho. Mas, além de ser um cão de trabalho, também é um excelente companheiro para a família.

Temperamento e personalidade do bernese mountain

Com um temperamento equilibrado, o bernese mountain é um cão tranquilo e ideal para todo tipo de família. É solícito e afável, por isso é uma escolha perfeita para as pessoas que buscam por cães gigantes e carinhosos.

O boiadeiro bernês está entre os 30 cães mais populares

O boiadeiro bernês também é conhecido por bernese mountain (Foto: depositphotos)

Já quando o assunto é a personalidade, esta raça é tolerante, diligente e confiável. Além disso, o cachorro é amigável, corajoso e calmo. Com todas estas características, fica fácil entender porque este cachorro está entre os 30 cães mais populares, de acordo com uma lista elaborada pela American Kennel Club (AKC).

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um bernese mountain?

Um filhote de boiadeiro bernês pode custar até R$ 5 mil. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Pelo porte gigante deste cachorro e devido ao alto nível de energia que ele possui, não é indicado criá-lo em apartamento. Portanto, é importante oferecer uma casa com mais espaço para que o bernês cresça feliz.

3. É um bom companheiro para crianças?

De acordo com o site da AKC, esta raça é indicada para crescer ao lado de crianças. Isto porque, ela é tolerante e tranquila por natureza. Por ser muito grande, as pessoas podem ter medo de deixar esse cachorro sozinho com os pequenos, mas ele é cuidadoso e não vai representar uma ameaça para os bebês.

Veja também: As raças de cachorro mais quietas

4. Bernese mountain late muito?

Ainda segundo as informações da American Kennel Club, o bernês só late quando se faz necessário. Por isso, é um cachorro silencioso de uma maneira geral.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Muito afetuoso e amigável, o cachorro desta raça não aprecia ficar em casa sozinho por muito tempo. Para ele, a companhia humana é essencial.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem densa e comprida exige escovações constantes, tendo em vista que o pelo costuma cair muito durante todo o ano.

Comportamento do bernese mountain

Em casa, o boiadeiro bernês convive bem com toda a família, desde os membros mais novos como também com os mais velhos. Contudo, necessita de boas caminhadas por dia em um parque ou praça. É certo dizer que este cão não anda e sim trota durante todo o passeio.

Como gosta de agradar o tutor, o cachorro tende a aprender mais rápido. Neste sentido, o dono precisa investir em um treinamento desde cedo, aproveitando a fase filhote que é quando o animal é mais propício a aprender. Além disso, mesmo vivendo bem nas cidades grandes, é ainda mais feliz ao crescer no campo.

Características físicas

Cuidados específicos

Bernese mountain pode apresentar alguns problemas de saúde no decorrer da vida, como: displasia dos quadris, fazendo com que o cachorro passe a mancar;  doença de Von Willebrand, apesar de pouco conhecida é um problema grave pois é responsável pela coagulação do sangue; e atrofia progressiva da retina (APR), que pode levar o cachorro à cegueira.

Além dessas doenças já citadas, o AKC inclui outros problemas que podem afetar a saúde desta raça. Entre elas está o câncer, a estenose sub-aórtica, as doenças autoimunes, os problemas de pele e/ou casaco. Além dos distúrbios da tireoide.

Filhotes

Os filhotes de boiadeiro bernês são muito suscetíveis às doenças virais, isto porque eles não possuem o sistema imunológico completo. Por isso que é importante apostar nas vacinas polivalentes com o acompanhamento veterinário evitando que o animal fique doente.

Veja também: Nomes para raças de cachorros grandes

Além disso, alguns filhotes podem nascer com lábios leporinos, que são aberturas nos lábios e no céu da boca. Neste caso, é indicado buscar ajuda veterinária.

Curiosidades desta raça

Na classificação das raças mais populares criada pela AKC, o bernese mountain encontra-se na 27ª posição. 

Diante de tantos problemas de saúde que podem afetar a saúde desses cães, eles estão entre as raças com menor expetativa de vida. 

Expectativa de vida: 6 a 8 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do bernese mountain

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.