, , ,

Beagle – Saiba tudo sobre esta raça

Bonita e carinhosa, esta raça é uma ótima opção para quem tem crianças em casa

Dos nativos do Reino Unido, o beagle é o menor hound que existe. De acordo com o autor especialista em animais de estimação, David Alderton, no livro “Cães”, até o nome da raça sugere essa característica. Isto porque, a palavra deriva de breeds, que em gaélico, significa “pequeno”.

Apesar deste cão ter um porte pequeno, ele foi criado para caçar lebres. Assim, esta raça possui narinas avantajadas e isso faz com que ela tenha determinação na perseguição de pistas. No entanto, atualmente o beagle é tido como um dos cães mais populares em todo o mundo.

Temperamento e personalidade do beagle

É muito simples reconhecer um beagle pelo temperamento desse animal. Isto porque ele é um cão alegre, afetuoso, muito energético e bem-humorado. Apesar de ser extremamente extrovertido, este pet também é sereno com a família. Por isso é possível dizer que trata-se de um bom companheiro para todas as pessoas da casa.

Beagle é muito família e por isso não deve ser deixado em casa sozinho por muito tempo

O beagle é o quinto cachorro mais popular nos Estados Unidos (Foto: depositphotos)

Com relação a personalidade desta raça, é possível observar um cachorro com exuberância. É um animal amigável, mas ao mesmo tempo enxerido. Além disso, o beagle é independente e valente, duas características que fazem com que este animal apresente problemas no adestramento.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um beagle?

O valor de um beagle filhote pode variar entre R$ 1 mil até mesmo R$ 2.500. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas. 

2. Adapta-se em apartamento?

Esta raça possui um nível de energia muito alto e tende a fazer bastante barulho. Portanto, essas duas características fazem com que ela não seja tão apropriada para morar em apartamento. Tendo em vista que esse cachorro necessita de muito espaço para gastar a energia e em lugares maiores pode não incomodar os vizinhos com os latidos.

Veja tambémAtravés de ilustrações, designer faz seu beagle viver muitas aventuras

3. É um bom companheiro para crianças?

Excelente companhia para as crianças, o beagle é divertido, paciente e adora se brincar ao lado dos pequenos humanos. Por isso, tutores mais velhos não precisam supervisionar tanto o encontro entre um cão desta raça e as crianças.

4. Beagle late muito?

De acordo com a American Kennel Club (AKC), este cãozinho gosta muito de latir. Mas, para evitar problemas com esta característica, o tutor precisa investir em treinamentos. Com o auxílio de adestrador, é possível controlar os impulsos deste animal com relação ao latido.

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

Beagle é muito família e por isso não deve ser deixado em casa sozinho por muito tempo. Se o cãozinho desta raça ficar sozinho, ele pode desenvolver comportamentos destrutivos. A exemplo de roer objetos e pertences do tutor.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

Não solta muito pelo, com exceção das épocas normais de mudança de pelagem. Segundo a AKC, o tutor não tem muito trabalho para manter o pelo desse animal bonito, basta apenas que se faça escovações diárias e banhos semanais.

Comportamento do beagle

Para tutores que gostam de se exercitar, o beagle é um animal ideal. Cachorro com alta energia, adora passear e correr. Por isso é necessário exercitá-lo diariamente, principalmente realizando uma boa corrida. Mas, neste caso, vale uma alerta: as caminhadas devem ser feitas com guia, pois o cãozinho pode ser desobediente sem um controle.

Em casa, este cachorro pode ser um “fujão“. Assim, é importante reforçar as portas e as cercas, transformando o lar em um ambiente seguro. Por ter um faro apurado, adora seguir pistas e isso o faz ser um animal problemático ao que se refere a obediência.

Características físicas

Cuidados específicos

De uma maneira geral, o beagle é um animal saudável. No entanto, assim como os demais cães de raça, esse cachorro possui uma pré-disposição a desenvolver alguns problemas de saúde. Dentre as doenças mais comuns neste pet estão: epilepsia, problema neurológico; displasia dos quadris, dificultando a locomoção dos cachorros; e disfunções da tireoide, resultando inclusive em sobrepeso.

Para evitar que essas doenças se instalem no cachorro, é importante se certificar se os pais do filhote passaram por exames com o intuito de detectar alguns desses problemas de saúde. Caso um dos pais do filhote já apresente doenças como essas, a probabilidade das crias possuírem quando adultas aumentam.

Veja também: Nomes para cachorros pequenos

Fazer check-up a cada seis meses é uma outra maneira de cuidar da saúde do beagle. Além disso, este cachorro apresenta ganância por comida. Sendo assim, é necessário vigiar a quantidade de comida oferecida a este pet, evitando obesidade e outros problemas oriundos dessa doença.

Filhotes

Os filhotes de beagle adoram ter e sentir a liberdade. Ainda são apaixonados por explorar a natureza e os ambientes através do faro. Desta forma, se o tutor quer ter um cachorro dessa raça e pretende fazê-lo feliz e realizado, é recomendado fazer muito exercício desde os primeiros meses de vida.

Mas, assim como é importante oferecer diversão aos filhotes, faz-se necessário também cuidar da saúde desses seres tão frágeis. Neste sentido, vacinas polivalentes devem ser aplicadas no cachorro repeitando o período determinado pelo veterinário. Além disso, o vermífugo deve ser manejado sempre que se fizer necessário.

Curiosidades desta raça

Esta raça é utilizada por algumas agências de todo o mundo como cão de faro. Em aeroportos, por exemplo, o beagle é usado para detecção de bens ilegais. Infelizmente, esse cachorro é um dos mais usados como cobaias em experimentos científicos. Para parar esta crueldade, é recomendado comprar produtos que não fazem testes em animais.

De acordo com a AKC, o beagle é o quinto cachorro mais popular nos Estados Unidos. Também segundo o órgão, esta raça se dá muito bem com outros cães e, por incrível que pareça, não possui odor característico de cachorro.

Veja tambémOs 10 cachorros superespertos. Conheça quem são eles

Expectativa de vida: 10 a 15 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do beagle

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.