, , , ,

Basenji – Saiba tudo sobre esta raça

Pertencente ao grupo dos hounds, o basenji é mais um cão que foi criado para caça. Ele está entre uma das poucas raças que se desenvolveu na África e mesmo sendo antiga, ainda é pouco comum na sociedade atual.

De acordo com o órgão norte-americano responsável pela catalogação das raças, a American Kennel Club (AKC), este cãozinho possui uma expressão e comportamentos peculiares. O visual é atraente e os demais aspectos nesta raça o fazem bem diferentes dos outros animais.

Temperamento e personalidade do basenji

Esta raça vive em alerta, é inteligente e ainda pode ser muito curiosa. Por estas três razões, torna-se um excelente cão de guarda. Para complementar, o basenji não aceita visitas prontamente e se algum estranho aparecer sozinho é capaz do cachorro reagir de forma agressiva.

O basenji é uma raça independente e por isso tende a ser mais distante da família

Essa raça se desenvolveu na África e era destinada para a caça (Foto: depositphotos)

Com o tutor o cãozinho é dócil, não possui muitas exigências, mas também pode viver um pouco afastado. Mesmo sendo pouco sociável, o animal pode escolher alguém da casa para estabelecer um vínculo muito forte. Isso geralmente acontece com quem está diretamente ligado aos cuidados diários com o pet.

Dúvidas recorrentes

1. Quanto custa um basenji?

Um filhote de basenji pode chegar a custar até R$ 3 mil. Porém, este valor pode variar para menos dependendo da localidade do criador. Mas, é sempre importante lembrar que a compra de cães só deve ser feita após conhecer as circunstâncias nas quais se encontram as mães dos filhotes. Infelizmente, alguns canis exploram as fêmeas e deixam os animais viverem em situação desumanas.

2. Adapta-se em apartamento?

Com um porte médio, este cachorro pode ser criado em apartamento. Contudo, é importante que o tutor ofereça passeios regulares e tire tempo para brincadeiras, ajudando o cão a extravasar a energia e evitando que o pet fique entediado e destrutivo.

3. É um bom companheiro para crianças?

Apesar de gostar de crianças, o basenji tem mais paciência com as mais velhas. Isto porque, elas possuem um nível de energia semelhante ao dele. Com crianças menores é recomendado a supervisão de um adulto.

4. Basenji late muito?

Esta raça não late, sendo considerada silenciosa. Mas, ela pode emitir algumas vocalizações que se assemelham ao uivo dos lobos. Mesmo assim, não costuma fazer muito barulho.

Veja também: Conheça as raças de cães que latem pouco

5. Apresenta problema ao ficar sozinho em casa?

O cachorro desta raça é tolerante a ficar sozinho, pois ele é do tipo que pode viver um pouco distante da família. Mesmo assim é importante não extrapolar no tempo em que o cão fica só, para ele não ficar triste.

6. Tem tendência a soltar muito pelo?

A pelagem desta raça é curta e a queda é sazonal, desta forma o basenji é um cão que não solta muito pelo.

Comportamento do basenji

Pela natureza curiosa, os cães desta raça podem ficar na ponta das patas traseiras por um longo tempo, a fim de observar algum ponto específico. Ainda é um animal enérgico e por isso gosta de correr, brincar e passear por lugares novos. Neste sentido, o tutor precisa garantir a diversão e a qualidade de vida desse peludinho.

Além disso, basenji é um cachorro muito brincalhão, mas pode perseguir gatos. Neste sentido, é importante ter atenção ao relacionamento desse animal com os felinos. O mais indicado nesses casos é estimular a relação entre eles desde pequenos.

Características físicas

 

Cuidados específicos

Síndrome de Fanconi, que é uma distrofia renal; atrofia progressiva da retina, uma desordem ocular; e a displasia do quadril, são algumas das possíveis doenças que acometem o basenji, segundo informações da AKC. Muitos desses problemas podem ser evitados, caso os cães progenitores passem por exames antes de procriarem e estejam livres dessas patologias.

Veja também: Entenda como cuidar de um cachorro basenji

Filhotes

Os filhotes de basenji possuem um corpo bem estruturado e forte. As orelhas em pé e o rabo encaracolado são desde a fase inicial da vida. Neste período, o tutor deve ter uma atenção especial com relação a saúde do cãozinho, pois eles são suscetíveis as viroses, como cinomose e parvovirose.

Curiosidades desta raça

Muitos especialistas associam as características comportamentais do basenji com as dos gatos. Isto ocorre porque o cachorro se higieniza por períodos longos da mesma maneira que os felinos. Além disso, quando estão em alerta, enrugam a testa, como se estivessem preocupado.

Uma outra curiosidade a respeito do cão desta raça é que as fêmeas só entram no cio uma vez por ano. Isto significa dizer que o basenji só tem a chance de procriar a cada 12 meses. Este aspecto lembra muito os cães selvagens, que também só possuíam uma ninhada anual.

Veja também: Raças de cachorros que lidam bem com a solidão

Expectativa de vida: 13 a 14 anos. Podendo variar para mais ou menos, dependendo do estilo de vida que o cachorro leva.

Origem do basenji

Galeria de fotos

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

(Foto: depositphotos)

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.