Pernambuco ganha primeiro laboratório de cães-guia do País

Foi inaugurado no último dia 25 – Dia Internacional do Cão-guia -, o primeiro laboratório para formação de cães-guia do País. O espaço, localizado no Kennel Club de Pernambuco, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), foi criado para treinar e aperfeiçoar o cão junto ao seu tutor portador de deficiência visual.

O local simula uma rua com todo tipo de obstáculos e outros elementos urbanos como semáforo, postes, árvores, meio-fio e desníveis em calçadas, que têm como objetivo familiarizar o dog e o deficiente com o ambiente externo.

Imagem de cão-guia atravessando faixa de pedestre

Foto: Depositphotos

O projeto só foi possível graças a doações de várias empresas parceiras do Kennel Club. Ao todo, para a formação completa de um cão-guia faz-se necessário um investimento que varia de R$20 mil a R$30 mil.

Antes da criação do espaço, os cães eram treinados dentro das dependências do clube e na rua. Com a criação do laboratório, tanto o cão, como o usuário terão muito mais segurança durante o treino. O projeto pretende aperfeiçoar dois cães ainda este ano. Todo o treinamento é gratuito.