Conheça Ice, o primeiro salva-vidas canino do Brasil

O labrador Ice, de 6 anos de idade, está sendo treinado pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina para ser o primeiro salva-vidas canino do País. Com uma grande experiência em resgates, Ice ajudou nas buscas após a tragédia do rompimento da barragem da Mineradora Samarco, que ocorreu em novembro do ano passado em Mariana (MG). O cão, por sua vez, possui oito certificações internacionais, sendo considerado um dos melhores cães de resgate da América Latina.

Segundo o sargento Amorim, do CB, o responsável direto por Ice, o objetivo é transformar o labrador em um cão rebocador, para que ele possa auxiliar no resgate de até três pessoas. “Dois salva-vidas se deslocariam até as três vitimas, utilizando o cão junto, os guarda-vidas retirariam as duas vitimas, e o cão se deslocaria para a terceira, levando o life belt até a vitima, e a rebocaria até que os salva-vidas conseguissem apoiá-la para a retirar da água”, contou Amorim.

Conheça Ice, o primeiro salva-vidas canino do Brasil

Foto: Reprodução/ Corpo de Bombeiros

Outros oito labradores que fazem parte do Corpo de Bombeiros irão receber o treinamento de resgate aquático. Os que forem aprovados no curso, irão trabalhar nas praias como guarda-vidas na operação veraneio, que busca aumentar a segurança nas praias e áreas litorâneas catarinenses.

Com informações do Corpo de Bombeiros de SC