Emocionante: cadela ajuda a alegrar vida de senhora com Alzheimer

O mal de Alzheimer, que é a forma mais comum de demência, é uma doença incurável que atinge principalmente idosos. A doença causa a morte das células cerebrais, o que ocasiona em perda de funções cognitivas, sendo a memória do portador a principal afetada.

Segundo a ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), cerca de 35,6 milhões de pessoas sofrem dessa doença em todo o mundo.

O britânico Richard Dawson, que vive na cidade inglesa de Worthing com seu irmão e seus avós, postou em sua conta no Twitter algumas fotos de sua avó, Winifred Lowe, de 95 anos de idade, que sofre de Alzheimer, se divertindo muito enquanto brincava com uma cadelinha.

“Minha avozinha de 95 anos de idade sofre de Alzheimer. Ela chora muito, fica irritada e fica confusa. Nós começamos a levar uma cadela para visitar ela e foi isso o que aconteceu,” escreveu Richard na postagem.

Em entrevista ao BuzzFeed, Richard contou que a cadelinha, que se chama Orla e tem nove meses de idade, já vem visitando a sua avó há cerca de um mês e durante os encontros, a senhora esquece de todos os seus problemas e fica todo o tempo brincando e sorrindo.

“Acontece o mesmo quando o meu irmão traz o meu sobrinho de um ano de idade para visitá-la,” conta Richard. “Ela brinca com ele durante horas, sempre com um sorriso no rosto.”

A postagem logo viralizou e não só foi parar em vários meios de notícias, como também emocionou e inspirou várias pessoas. A usuária da rede social  respondeu ao Tweet afirmando que ele a inspirou a buscar um cãozinho para também ajudar a sua mãe.

Já o usuário @mollyluna11 respondeu com uma foto de sua mãe, que sofre de demência, ao lado de sua cadelinha. Coincidentemente a senhora está sorrindo na foto, o que mostra que ter um animalzinho em casa realmente ajuda a alegrar e esquecer os problemas.

Com informações de BuzzFeed