Cão de guarda concorre à premiação após salvar nove pessoas

Whizz é um cão de guarda da raça terra nova (ou newfoundland), e que pode salvar até 12 pessoas ao mesmo tempo. Essa é uma das raças mais antigas no serviço de resgate de pessoas na água, utilizada na Grã-Bretanha. Durante 10 anos de carreira, Whizz já salvou nove pessoas e outro cachorro.

O dono, orgulhoso, David Pugh, 58 anos, expressa a satisfação em ter um cão tão esperto e ativo. “Whizz é um cão fenomenal. Eu só desejo que eu pudesse por ele numa caixa e mantê-lo para sempre”. Agora, com 11 anos, o cachorro decidiu se aposentar e descansar um pouco. No entanto, seu feito incrível o levou a ganhar uma nomeação de “Animal de Resgate do Ano”, no concurso do portal Daily Mirror, chamado de “Animal Hero Awards”, uma cerimônia que acontecerá em Londres, no dia 21 de Outubro.

Cão de guarda concorre à premiação após salvar nove pessoas

Foto: David Pugh/ arquivo pessoal

Esse cãozinho começou sua carreira como salva-vidas quando tinha apenas um ano de idade, patrulhando o Canal de Bristol e o rio Severn, em conjunto com a Reserva Real Marinha. Cães da raça terra nova não são exatamente os melhores nadadores, mas sua incrível capacidade pulmonar permite que nadem distâncias longas. A grande força deles também faz com que consigam salvar até 12 pessoas.

David, que vive perto de Portishead, em Somerset, relembra com muito orgulho das atuações do seu cão. “Eu nunca vou esquecer de um dos resgates de Whizz, o de Oxwich Beach, em Wales. Duas criancinhas tinham flutuado para além do limite do mar, em um bote inflável, enquanto seus pais não estavam olhando. Whizz conseguiu salvar as duas crianças ao mesmo tempo. Seus pais estavam tão, mas tão, agradecidos. Elas não estariam vivas hoje se não fosse por Whizz”.