A incrível história de Rin Tin Tin

Muito possivelmente você já deve ter ouvido falar em Marley & Eu, filme estadunidense que mistura comédia e drama em doses únicas. Dirigido por David Frankel, a obra cinematográfica ficou famosa por contar a história de um cachorro da raça labrador chamado Marley e de seus tutores John e Jenny, que ao se casarem acabam criando o pet. Marley & Me, título original, estabeleceu um recorde de bilheteria no Natal – época em que foi lançado -, arrecadando 14,75 milhões de dólares.

Esse é só um dos grandes exemplos de tantas obras cinematográficas que foram criadas para o público amante dos cães. Algumas mais recentes que outras, porém altamente emocionantes e marcantes. Outro filme, mas que não é tão recente e por isso as pessoas não lembram bem, é o de Rin Tin Tin, que é sobre um pastor alemão inteligente e amigável. Frente a isso, este artigo busca resgatar a história desse animal e explicar como que a mesma surgiu.

Rin Tin Tin e sua atuação

A história de Rin Tin Tin começa com um abandono, que na verdade se transforma em uma porta para o sucesso e a vida de alegria deste cãozinho. Aos ser deixado de lado pelos alemãs, após a Segunda Guerra Mundial, quando ainda era um filhote, Rin Tin Tin foi adotado por um oficial americano chamado de Lee Duncan.

Como já tinha sido um treinador de cães policiais, Lee além de salvador do filhote foi também seu professor. O trabalho de adestramento ficou mais fácil, porque a relação de cuidado entre tutor e cachorro foi a base para que Rin Tin Tin se tornasse ainda mais inteligente. Logo o cachorro participou de testes na Warner Bross, produtora e distribuidora estadunidense de filmes e entretenimento para TV. Inclusive, há relatos de que o sucesso de Rin Tin Tin teria salvo a empresa de sofrer falência à época.

A incrível história de Rin Tin Tin

Imagem: Divulgação

Em 1932, após atuar em 22 filmes e conquistar a todos, até mesmo crianças, Rin Tin Tin morreu. Outros cães foram treinados para trabalhar como o cãozinho famoso, no total foram quatro cães com características semelhantes.

Criação da série As aventuras de Rin Tin Tin

Os filmes foram tão bem acolhidos pelo público que foi criada uma série para dar continuidade ao sucesso. As aventuras de Rin Tin Tin contava a história de Rusty, um garotinho órfão que teria sido criado por soldados e de seu cachorro Rin Tin Tin. Ambos ajudavam os comandantes a manter a ordem. O trabalho funcionou tão bem que a série continuou por um longo tempo, tanto que passaram quatro pastores alemães, sendo que o último Rin Tin Tin utilizado era da mesma linhagem que o primeiro.

Outras histórias cinematográficas de cães que ficaram famosas

Assim como Rin Tin Tin e o Marley, outros cães viraram estrelas do cinema mundial. A exemplo de:

• Lassie: Cadela da raça collie que roubou o coração dos amantes dos animais, mostrou a lealdade dos cães para com seus donos. No filme, a cadelinha é vendida por sua família devido problemas financeiros. Não obstante, Lassie viaja mil milhas para voltar para seus verdadeiros tutores;
  • Rex: Também estrelado por um pastor alemão, a série contava com o cão chamado Rex que trabalhava ao lado da polícia e que tinha um sexto sentido muito apurado. A obra foi um sucesso total, a cada semana ganhava mais telespectadores;
  • Beethoven: Da raça São Bernardo, Beethoven cativou o público com um coração bondoso e adaptável;
  • Hachiko: Direto da vida real, Hachiko foi produzida para retratar a história de um cão da raça akita. O animal que buscava seu dono na estação de metrô todos os dias ficou conhecido por continuar fazendo esse mesmo percurso após a morte de seu tutor. Todos os dias o cãozinho ia na estação à procura de seu dono. A lealdade do pet conquistou todos os telespectadores.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.