Chow chow panda: fotos desse cãozinho com cara de urso

As fotos encontradas na internet são resultantes de processos realizados em um petshop chinês especializado em transformações

Preto e branco. As cores características do panda ganhou fama entre os donos de chow chow, principalmente dos filhotes. Mas tudo isso não passa de invenção dos chineses, que passaram a enfeitar os cachorros dessa raça para que eles se assemelhem aos fofos e adorados pandas.

Na verdade, as fotos encontradas na internet são resultantes de processos realizados por um petshop especializado em transformações de cães. Situado na cidade de Chengdu, na província de Sichuan, sudoeste da China, o centro de embelezamento para cães do proprietário Hsin Ch’en é o responsável pelas mudanças no chow chow.

De acordo com Hsin Ch’en, são tantos os pedidos de transformar chow chow em panda que está difícil dar conta de todos. “Com um pouco de preparação, coloração e cuidado, é fácil transformá-los em um urso em cerca de duas horas”, afirma o profissional.

Então, nesse caso, são utilizados tingimentos especiais e maquiagem própria para os cães. Assim o animal não tem o pelo danificado e não passa por situação de maus tratos. Além disso, o procedimento fica mais fácil quando o cão já possui o pelo preto ou branco.

Chow chow panda filhote

Como visto, o chow chow panda é um cachorro pintado para ficar parecido com esse animal silvestre. E é possível realizar esse procedimento até mesmo em filhotes, com um pouco mais de cuidado por parte dos profissionais da área estética.

Chow chow panda

Chow chow panda é um cachorro que passou por um processo estético (Foto: Reprodução | Instagram)

Chow chow panda filhote

O centro de embelezamento para cães do proprietário Hsin Ch’en é especializado em pintar chow chow (Foto: Reprodução | Pinterest)

Chow chow filhote

A tendência do chow chow panda começou na China (Foto: Reprodução | Pinterest)

Chow chow panda fotos

Mesmo sendo um animal silvestre, e que por isso tem a venda proibida, o panda conquista o coração das pessoas com sua aparência fofa e sua personalidade encantadora.

Sendo assim, as pessoas encontraram no chow chow a possibilidade de ter um “panda” em casa, devido a semelhança que a raça tem com esse animal da natureza.

E existem pandas chow chows muito famosos no mundo inteiro, como é o caso do Tudou, YüMi e Doudou. Esse trio fofura são da mesma família e moram em Singapura. No Instagram, eles possuem mais de 13 mil seguidores. Confira algumas fotos desses pets:

Três chow chows pandas

Tudou, YüMi e Doudou fazem o maior sucesso no Instagram (Foto: Reprodução | Instagram)

Chow chow panda adulto

O trio de chow chow panda possui mais de 13 mil seguidores (Foto: Reprodução | Instagram)

Chow chow branco

Apesar do chow chow panda fazer um maior sucesso entre o público chinês, essa cor não é aceita como um padrão da raça. Isso porque não é uma coloração natural do cão, mas sim alcançada através de procedimentos estéticos.

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a cor da pelagem aceita pode ser branco ou creme.

Chow chow branco

Filhote de chow chow na cor branca, aceito por órgãos que estabelecem o padrão das raças (Foto: depositphotos)

Chow chow creme

Creme é uma cor natural dessa raça (Foto: depositphotos)

Chow chow preto

Mas além do branco e creme, a CBKC cita outras colorações possíveis nesse peludinho. Portanto, também é possível encontrar chow chow preto unicolor. Vermelho, azul e fulvo são outras cores dessa raça.

Chow chow preto

O chow chow preto unicolor é um padrão estabelecido dessa raça (Foto: depositphotos)

Chow chow vulvo

Vulvo é uma das cores aceitas como padrão do chow chow (Foto: depositphotos)

Personalidade do chow chow

Apesar das mudanças de cores, a personalidade do chow chow é a mesma. Inclusive, esse aspecto é muito diferente do comportamento dos pandas, por isso esses animais só conseguem ficar semelhantes devido à interferência humana nas questões estéticas.

De uma forma geral, é possível afirmar que o chow chow é um cão difícil de cuidar. Isso porque, além da pelagem trabalhosa, a personalidade da raça é forte. Consequentemente, trata-se de um cachorro que precisa de adestramento desde muito cedo.

Independente, mas leal ao tutor. Carinhoso com a família, mas vigilante com a presença de estranhos. Energético, mas pouco brincalhão. Esse é o quadro da personalidade do chow chow, fazendo desse cão um companheiro especial.

Diante dessas características, é preciso apostar em treinos constantes com a raça. Por exemplo, desde filhote o cão deve ter contanto com outros animais, para facilitar a socialização. Além disso, é necessário adestrá-lo para que ele consiga obedecer com excelência.

Cuidados com a raça

Assim como qualquer outra raça, o chow chow precisa de cuidados com a saúde. Isso porque, o cachorro apresenta uma série de doenças comuns que afetam a qualidade de vida dos indivíduos. Por exemplo, a raça pode sofrer com entrópio palpebral, displasia da anca, displasia do cotovelo e problemas da tiroide.

Para proteger o cão dessas situações, é necessário está em constante contato com veterinários de confiança. Dessa forma, as doenças podem ser descobertas no início e as chances do tratamento bem sucedido são maiores.

Mas além dos cuidados com a saúde, a raça também precisa de atenção com relação à estética. Essa atenção é válida porque o chow chow tem tendência a apresentar alergias na pele. Tudo isso devido a grande quantidade de pelos que o cachorro possui.

Portanto, além dos banhos semanais é necessário também fazer uma escovação diária dos pelos. Assim evita a queda da pelagem, desembaraça possíveis nós e ainda consegue deixar o pelo mais brilhoso e limpo.

Um outro cuidado com a raça envolve os desejos dos tutores. Isso porque, pintar o cachorro para que ele pareça um panda não vai trazer nenhum benefício para o animal. Pelo contrário, se produzido por qualquer pessoa ou com produtos inapropriados, o chow chow pode acabar apresentando problemas de pele ou até mesmo respiratórios.

Tigre, mini e panda: quando são maus tratos?

Mesmo com uma estética atrativa para muitos tutores, a pintura na pelagem dos cães como o preto e branco no chow chow panda pode ser usada de forma inadequada. Um exemplo disso foi um caso na Rússia, onde um homem dizia estar com um filhote de panda disponível para fotos.

Na verdade, o filhote era um chow chow pintado para aparecer o animal silvestre. Como algumas pessoas desconfiaram da situação, a polícia foi acionada e o homem foi preso. Além da pintura, o criminoso submetia o animal à altas temperaturas.

Além do panda, algumas pessoas procuram profissionais para pintar o chow chow de tigre. Em ambos os caso, se faz necessário ter cuidado para que os animais não passem por maus tratos ou os produtos não interfiram na qualidade de vida do cão.

Já em casos como o mini chow chow, é importante salientar que nenhum dos órgãos que estabelecem o padrão das raças reconhece esse porte. Segundo a American Kennel Club (AKC), esse cão deve ter entre 43 a 51 centímetros e pesar entre 20 a 32 quilos.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.