Filhotes de cães mordendo muito – Isso é normal?

Existem filhotes que não podem ver um sapato, meia, toalha, tapetes ou qualquer outro objeto que já começam a roer. O ato de morder as coisas está relacionado a vários motivos, como por exemplo, um tipo de brincadeira ou a troca e o nascimento dos novos dentinhos.

Para não deixar seu filhote destruir tudo pela casa, é preciso colocar em prática algumas dicas que ajudam a evitar os transtornos ao perder objetos. São práticas fáceis, que vão requer do dono paciência e dedicação, afinal, o cão só aprende através da repetição.

Morder por brincadeira

Alguns cães quando filhotes são impossíveis. Comem, dormem, brincam e brincam muito! Para eles tudo é diversão. Quando ainda estão com a mãe e os irmãos, as brincadeiras de morder prevalecem o tempo todo. Isso não quer dizer que estejam sendo agressivos, pelo contrário é a forma que encontram para se divertirem.

Ao ser levados para uma nova casa, descobrem um novo mundo, às vezes não existem outros animais para dividir as brincadeiras, então o dono é o parceiro ideal. Mesmo sendo não sendo sério, o dono não pode permitir que seu cão se acostume com esse tipo de divertimento. Na medida em que vão crescendo, as mordidas podem ficar mais fortes e acabam machucando, mesmo não sendo essa a intenção do seu cachorro.

Por essa razão, crie outras formas de brincar com seu mais novo amigo. E sempre que ele começar com as mordidas corrija-o, sem o uso da violência, para que ele possa compreender que não é certo.

Filhotes de cães mordendo muito - Isso é normal?

Troca e nascimento dos dentes

Do mesmo jeito que os dentes, na fase da infância do ser humano, caem, dando lugar aos permanentes, acontece de forma similar nos cães. No período entre o terceiro mês e o sétimo, os dentes de leite dos caninos caem, dado lugar aos definitivos. Pode ser que o dono nem perceba essa troca, pois os próprios cães engolem os que vão caindo.

E assim como incomoda nos humanos, incomoda também nos animais. As gengivas coçam e para saciarem essa necessidade, os cães atacam os objetos, sem distinção daquilo que pode ou não destruir.

Outros fatores para as mordidas

Outros motivos que levam o seu cachorrinho a atacar objetos sem culpa são: o tédio, a falta de atividades físicas e ansiedade (caso ele passe o dia sozinho). Além dessas causas, eles podem morder algo pelo fato de se sentirem ameaçados ou com medo, para chamar a sua atenção e caso eles estejam com fome ou simplesmente sede.

Como evitar as mordidas?

• Leve ele para passear ou brinque com ele, tirando o foco do objeto mordido;
  • Compre brinquedos de borracha dura, para eles morderem quando sentirem vontade;
  • Você pode presentear os cães com ossinhos ou palitinhos comestíveis, além deles acharem saborosos, o alimento ameniza a coceira na gengiva;
  • Não deixe objetos que para você possa ser valioso pelo chão da casa;
  • Congele pedaços de frutas, como maçã, cenoura ou pera, e em seguida ofereça a seu amigo, ele além de desfrutar de uma deliciosa sobremesa, vai esquecer-se dos objetos.

Dicas para corrigir o comportamento do cão

• Nunca use de violência. Utilizando deste método não irá ensinar nada ao seu animal, só irá deixá-lo triste com você;
  • Não crie várias palavras de comando. Se for “não”, use-a sempre e com firmeza. Ao falar várias palavras seu amiguinho vai ficar confuso;
  • Ao ver seu animal praticando o erro, imediatamente vá até e ele diga a palavra de comando, afastando-o do objeto em questão;
  • Evite deixar seu cão muito tempo sozinho, é mais complicado repreendê-lo por algo que ele já fez a algum tempo, do que na hora que o fato aconteceu;
  • Por fim, procure ter paciência com seu filhote, ele não vai aprender o que é certo ou errado da noite pro dia, mas com a repetição é possível garantir a obediência.