Filhote debilitado? O que fazer para ajudá-lo

Os cachorros quando ainda estão na fase de filhote possuem pouquíssima imunidade e estão bastante sujeitos a sofrerem doenças que, em poucas horas, podem chegar a evoluir para algo muito mais grave.

Segundo o livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos, da autora Amy D. Shojai, as maiores causas de morte de filhotes são hipotermia, desidratação e hipoglicemia. “Quando eles começam a mostrar sinais de desconforto, não se pode perder tempo”, conta a escritora.

Fique atento para sinais como forte diarreia ou vômito, se eles não estão mamando com regularidade ou chorando com frequência. O livro separa algumas dicas para orientar o tutor na hora que o filhote apresentar esses sintomas. Os primeiros socorros, feito em casa mesmo, podem resolver até que você consiga chegar ao veterinário mais próximo.

Hipotermia, desidratação e hipoglicemia podem debilitar o filhote e é preciso saber o que fazer

Aquecer e hidratar são as primeiras atitudes a serem tomada (Foto: depositphotos)

Tratando o filhote debilitado

Mantenha-o aquecido

Quando o filhote é separado da mãe e da ninhada, ele perde aquilo que o mantinha aquecido, pois eles não têm um termostato embutido que regule a temperatura corporal e rapidamente sentem frio.

Para mantê-los quentinhos, você pode usar uma bolsa de água enrolada em uma toalha ou uma garrafa plástica de refrigerante de um litro cheia de água quente, enrolada em um pano de prato grosso e seco. Isso ajudará a manter o calor por um longo tempo. Mas é preciso ter bastante cautela para não queimar o filhote. Verifique se a temperatura do material está adequada.