Montando um enxoval para o filhote de cachorro

Com o momento agradável da chegada de um filhotinho de cachorro em casa vem também a dúvida: o que comprar para o filhote? É importante pensar no enxoval para o filhote do cachorro, no que é realmente necessário para que não acabemos comprando o que nunca será utilizado ou para que não nos esqueçamos de algo realmente importante.

Primeiramente, o mais importante é focar no básico para os primeiros dias do filhote em casa, pois, com o passar do tempo e dependendo do cãozinho, aparecerão outras necessidades.

O que comprar para o filhote de cachorro?

Potes e tigelas de água

Os potes e tigelas de comida e de água são itens básicos para receber o seu filhotinho em casa. Estes utensílios devem ser fáceis de limpar e, preferencialmente, feitos de alumínio, de aço inox ou de vidro bem resistente, pois o plástico pode provocar reação alérgica.

Existem também comedouros de tripé reguláveis que já vêm com um potinho para água e outro para ração. Esses tripés são bons porque permitem a regulagem de acordo com o crescimento do cachorro.

Material de higiene

Escolha uma escova e pente adaptados ao tipo de filhote. Para escovar o filhote, prefira as escovas de cerdas macias, com bolinhas na ponta. Para iniciar o processo de aprendizagem de escovação dos dentes do seu filhote, prefira as escovas dedais, pois elas se adaptam ao seu dedo, o que facilita a interação com o cãozinho até que ele se acostume com a escovação.

Coleira

É aconselhável comprar uma coleira simples de couro adaptada ao tamanho do filhote e prender uma plaquinha com as informações do sono. A partir de dois meses, você pode começar a acostumá-lo a usar a coleira.

Enxoval para o filhote de cachorro

Cama

As caminhas ou colchões devem ser confortáveis e conforme o tamanho do cão. Para os filhotes de grande porte, a indicação é tapete ou retalhos de carpete. Outro fator importante é o material, que deve ser lavável, já que a caminha, o travesseiro e o cobertor devem ser lavados com frequência.

Brinquedos

Os brinquedinhos para o filhotinho são necessários para o desenvolvimento psicológico e neuromuscular e devem ser adaptados ao seu tamanho. Uma boa dica são as bolinhas de tênis, uma opção segura para qualquer filhote de cachorro. Para escolher o brinquedo, certifique-se de que não há riscos de ingestão ou de ferimentos.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.