Os melhores esportes para cachorros

Ter um cão em casa proporciona muita diversão, mas também é uma grande responsabilidade para os moradores. Além de um cantinho adequado dentro da casa ou apartamento da família, o animal de estimação precisará não apenas de comida e água, mas também de muito carinho, atenção e a prática de atividades físicas.

Existem diferentes tipos de esporte que o seu cachorro poderá praticar para gastar a energia e se divertir. Neste artigo, saiba quais são os melhores esportes para cachorros.

Os melhores esportes para cachorros

Os principais esportes para cães

• Agility – Trata-se de um esporte apenas para cães constituído por uma pista repleta de obstáculos, em que o animal terá que correr e ir desviando. A tendência nasceu por volta de 1978 com o objetivo de entreter os assistentes de concursos de beleza canina. Aos poucos, tornou-se um esporte para cães a nível internacional, permitido para qualquer tipo de raça e tamanho de cão. O agility pretende melhorar o sistema motor, a agilidade e os reflexos do cachorro.
  • Canicross – Trata-se de um dos esportes para cachorros que alcançou nível profissional, com a realização de campeonatos em toda a Europa. Os tutores dos cães devem participar junto com eles e o esporte consiste em correr com um cão atado à cintura, por meio de um peitoral e uma correia. O canicross deve ser feito em terreno árido, gramado ou sobre a neve.
  • Flyball – Neste esporte um pouco semelhante a uma corrida de substituições, times competem um contra o outro. O esporte começou como um simples jogo de lançar e apanhar as bolinhas, até se desenvolver no que é hoje: trata-se de uma corrida para competir em times ou individualmente. Uma caixa com uma bola de tênis (ou similar) é colocada a uns quinze metros da linha de partida. Ao soar o toque, o primeiro cão de cada equipe deverá correr até a caixa, tirar a bola e voltar ao seu lugar. Depois sairá outro cão. O primeiro cão que terminar todas as substituições indicará o time vencedor. Trata-se de um jogo permitido para todas as raças e tamanhos, no entanto, se o objetivo é ganhar, é melhor que os cães sejam os mais velozes.
  • Dog Frisbee – É fato que os cachorros adoram perseguir bolinhas, brinquedos e outros objetos. E isto já virou esporte: é o frisbee canino ou dog frisbee. Trata-se do lançamento de um disco para que o cachorro possa apanhá-lo após fazer algumas acrobacias.
  • Corridas – As corridas de cachorros ocorrem há muitos anos, originalmente na Inglaterra, e trata-se de uma disputa de velocidade competida por cães usalmente de raças galgos.
  • Natação – Existem alguns casos em que o cão precisa de exercícios de pouco impacto ou para corrigir algum problema físico. Para esses casos é recomendada a natação para cachorro, técnica de exercícios que alivia dor nas articulações, estresse dos músculos e pode até tratar fraturas.

Saiba também:

Motivos para passear com seu cachorro todos os dias

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.