Conheça o odin: brinquedo para cachorros

A decoração da casa de pessoas que possuem cachorros são bem peculiares. Podemos encontrar bolas no lugar de jarros ou mordedores substituindo porta-retratos. Isso tudo sem contar algumas peças que não são dos cães, mas que eles se acham no direito de usá-las, como panos de pratos, cortinas, calçados. Existir brinquedos que casam super bem com a decoração do imóvel parece ser um sonho bem distante para alguns tutores, mas, na verdade, já é realidade nos Estados Unidos.

Odin: brinquedo para cães, decoração para os humanos

Some um modelo minimalista e bonito com funcionalidade e divertimento, o resultado será o odin. Esse é o nome dado ao brinquedo inovador da empresa norte-americana Up Dog Toys, com sede em Seattle, estado de Washington, que foca em produtos que promovem o divertimento e treinamento dos cães e o contentamento dos donos desses bichos. O odin possui um formato parecido com o uma bola de tênis, possuindo um tamanho um pouco maior, a diferença é que ele não é redondo, mas possui formas geométricas. Nas extremidades, possui abas flexíveis, e ao redor do brinquedo há perfurações.

Odin é uma homenagem ao melhor amigo de quatro patas de Michelle Moy, a proprietária da empresa. O cão da Welsh Corgi Pembroke é o inspetor de qualidade do produto e parece aprovar muito essa ideia. Por enquanto, a distribuição do produto é feita apenas no território dos Estados Unidos. Outro dado importante é que a empresa oferece 1% do dinheiro arrecada das vendas para ajudar animais que estão abrigados em um santuário em Seattle.

Conheça o odin: brinquedo para cachorros

Foto: Up Dog Toys/ Divulgação

Como funciona o odin?

Nas abas é possível introduzir alguns petiscos, pois a ideia é fazer com que o cão consiga retirar a comida de dentro da bolinha pelos furos que ela possui. Sendo assim, é uma atividade física e mental para os cães, além de divertimento, umas vez que envolve comida.

O odin pode ser acoplado a outros, desafiando ainda mais o cão. Apenas um pode se mover para qualquer lugar, sendo mais fácil a saída do “prêmio”, quando há mais de um brinquedo junto, pois a mobilidade é dificultada e, como consequência, conseguir retirar o petisco também se torna uma tarefa um tanto complexa. A cada “bolinha” acoplada, o grau de dificuldade aumenta e, com ele, o interesse do pet no brinquedo.

Ensinando o cão a brincar com o odin

É necessário mostrar ao cão que dentro do brinquedo existem petiscos e que ele não precisa destruir o odin para poder comê-los. Sendo assim, faça demonstrações para o pet de como a “bolinha” funciona, assim ele vai entender que a comida sai pelos buraquinhos a medida que o brinquedo se move.

Outro fator importante é observar, logo no começo, o seu cachorro brincando. Não se pode permitir que ele destrua o odin mordendo o produto. Como mencionado, a ideia é mostrar para o cão que a brincadeira é retirar pelos buraquinhos. Ele é resistente, mas as mordidas podem diminuir o seu tempo de uso.

Por fim, espere o seu cão aprender como funciona o joguinho antes de querer adicionar mais de um odin. Quando ele estiver craque com um, vá colocando gradativamente os outros e sempre supervisionando cada nova experiência.