Como tirar fotos de cães?

Tirar fotos do seu cão não é exatamente um trabalho muito fácil, não é mesmo? Muitas vezes nós vemos lindíssimas fotos em que o animal está em determinada pose e todo produzido, e ficamos nos perguntando como o fotógrafo conseguiu tamanha façanha! Saiba que, com alguma dose de paciência, algum esforço e algumas dicas é possível que você mesmo faça várias fotos divertidas e registrando os melhores momento do seu melhor amigo canino, para montar um lindo álbum de fotografias.

Dicas para fotografar bem os cães

Luz e… ação!

Se você gostaria de tirar uma foto mais elaborada do seu amigo canino, o que necessita de uma boa iluminação, a dica é preparar o local com antecedência. Verifique se o espaço é suficiente para o seu cão, dando preferência para aqueles lugares que ele já conheça, goste e possa se movimentar da maneira que quiser.

Como tirar fotos de cães?

Foto: Reprodução/ internet

A iluminação também é um item importante, principalmente se a foto for tirada dentro de um cômodo. Não é necessário usar nenhum aparelho profissional de luz, basta saber como usar as janelas, abajur, cortinas e aproveitar o horário em que a foto será tirada.

O mais recomendado é fotografar com luz natural, preferencialmente em dias nublados, nos quais a iluminação é homogênea. É importante ressaltar que o flash das câmeras, além de deixar as fotografias com ar mais artificial, costuma irritar ou assustar os cachorros.

Ao ar livre

Caso você prefira tirar fotos do seu cão ao ar livre, é melhor evitar lugares abertos, tais como parques ou praças, pois controlá-lo será uma tarefa mais difícil.

Neste caso, o mais indicado é fotografar no quintal, de preferência da sua própria casa, pois o ambiente conhecido deixará o animal mais relaxado.

Dentro de casa

No caso das fotos tiradas dentro de casa, a recomendação é optar por ambientes mais espaçosos, sem muitos móveis ou acessórios, para que o animal se destaque na foto.

O fundo da imagem também deve ser escolhido com cuidado: prefira o mais neutro possível, verificando sempre se a cor não vai interferir no resultado da imagem. Por exemplo, se o seu pet for branco, evite tirar a foto na frente de uma parede de uma mesma cor.

Acostumar e preparar o cão

Se você quiser tirar fotos do seu cão deitado, leve-o para passear antes das fotos, pois ele gastará energia e muito provavelmente vai querer se deitar. Certamente é mais confortável para nós tirar fotos de pé, enquanto o cãozinho está deitado ou sentado, no entanto, o indicado é manter-se sempre na mesma altura do animal, se ajoelhando ou deitando na frente ou ao lado dele.

Antes de tirar as fotos, é importante treinar o cão, isto é, acostumá-lo com a câmera e com tudo o que ele entrará em contato na fotografia. Caso queira que ele carregue algum objeto na boca, acostume-o antes. Observar como o animal reage ao flash, ao som do obturador etc., também é recomendado, pois deixará o cãozinho mais relaxado.

Se você quiser tirar fotos mais animadas, brinque com seu cachorro antes, fazendo da situação uma brincadeira gostosa.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.