Razões para ter um cachorro

É bastante difícil não se encantar ao ver um cachorro. Seja ele um filhote, adulto, velhinho, de raça, vira-lata, com ou sem pelo. Cachorros são a alegria de uma casa (ou apartamento), garantindo um lar cheio de amor, amizade, parceria, companheirismo, fidelidade e lealdade: qualidades que dificilmente você irá encontrar sem falhas em outro ser humano, mas que estão reunidas em apenas um único ser, um cachorro.

E para as pessoas que dizem “não gostar de cachorros”, é visível que todas elas possuem uma característica em comum: nenhuma destas pessoas teve ou têm um cão. Sendo assim, vamos conhecer algumas razões importantes de por que devemos ter um cachorro.

Razões para ter um cachorro

Cachorro traz felicidade

Quem tem cachorro sabe o que é ter uma festa surpresa todos os dias que chegar em casa depois do trabalho (ou até mesmo se ficou dois minutos lá fora para levar o lixo, afinal a recepção será calorosa).

O cachorro atrai sua atenção de todas as formas, sendo impossível não ficar feliz e até mesmo dar boas risadas. Ter um cão em casa proporciona estes pequenos momentos que são definitivamente impagáveis.

Faz bem para a saúde

Foi comprovado cientificamente: ter um cachorro faz bem para a saúde. O animal ajuda o ser humano a melhorar seu estado emocional, diminuindo o stress.

Com a parceria de um cachorro, o corpo humano trabalha liberando endorfina e dopamina, hormônios que provocam o bem-estar, fazendo bem para a saúde.

Incentivo na atividade física

Se você é daqueles que reclama da falta de companhia para fazer aquela corrida no começo do dia, não terá mais desculpas para não correr.

Os cachorros, em especial os grandes e os de médio porte, também precisam fazer exercícios, desta forma fica fácil juntar o útil ao agradável. O cão terá muito prazer em correr e cheirar novidades e você trabalha queimando calorias, e assim ambos ficam em forma.

Cães: parceria perfeita entre crianças e idosos

Os cachorros ensinam as crianças a respeitar limites e principalmente a respeitar todos os animais. Crianças aprendem a dividir, a amar e a serem altruístas.

Com os idosos não é diferente, e além de tudo pesquisas mostram que idosos que possuem cães, precisam ir, em média, uma vez menos ao médico por ano do que aqueles que não tem.

Segurança 24 horas

O cachorro adora ser um cão de guarda, cuidar de seu dono e do lar onde vive. Caso o cão escute algum barulho estranho irá emitir latidos de alerta, e caso haja algum estranho dentro da casa um cão de grande ou médio porte será intimidador o suficiente para não deixar nenhum bandido entrar.

Cães de pequeno porte também conseguem proteger o seu dono, em noites onde você assistiu aquele filme de terror horrível e não consegue dormir, seu pequeno amigo peludo estará lá para te proteger.

Cachorros ensinam lições para a vida

O cachorro faz você aprender todos os dias a perdoar, ter paciência, amar incondicionalmente, ser feliz com pouco, ser responsável, e mostra o real significado das palavras amizade e confiança através de seus atos.

Cães são excelentes ouvintes

Desabafar um segredo, confissão ou até mesmo uma conversa sobre o que rolou no seu dia com um cão, não tem coisa melhor. Os cães são excelentes ouvintes, e jamais irão te interromper enquanto você estiver falando, também não vão rir, te julgar ou te olhar feio.

Vantagem de ter um cachorro em casa