Quantas horas o cachorro deve dormir ao dia?

Você acha que o seu cachorro dorme muito? Ou pouco? Será que a quantidade de horas de sono do seu pet está dentro do normal? A quantidade de sono por dia depende de cada cachorro, levando-se em consideração fatores como raça, personalidade, idade, condição física e ambiente.

A quantidade de sono ideal do cachorro

Assim como nós, os cachorros passam por cada uma das fases do sono, desde o adormecimento até a fase REM e necessitam de algumas horas mínimas de descanso, que vai depender da idade e do tamanho do animal. Há os cães que adoram dormir, outros que dormem pouco etc.

No geral, um filhote vai dormir mais, entre 16 e 20 horas por dia, dependendo da raça. Essas horas são repartidas durante o dia e, caso o seu cachorro durma menos, talvez seja por não gastar toda a energia acumulada que possui, pela falta de passeios e brincadeiras.

Quantas horas o cachorro deve dormir ao dia?

Foto: Reprodução

Já os cachorros adultos saudáveis, que se alimentam e se exercitam corretamente, precisam dormir entre 15 e 16 horas por dia (10 horas à noite e o restante durante o dia, divididas em pequenas sestas).

Com o passar do tempo e o crescimento do cão, aumentam os desgastes físicos, mentais e a necessidade de mais descanso, dormindo mais horas ao dia.

A importância do sono do cão

É importante prestar atenção ao sono do seu pet para identificar possíveis doenças, patologias graves ou a necessidade de mais atenção. Geralmente, um animalzinho saudável, feliz e tranquilo dormirá a quantidade de horas de que precisa sem problema algum.

O dono deve observar se há mudança de comportamento do cão: se até ontem ele era dorminhoco e agora está muito agitado, ou o inverso, é recomendável prestar atenção para ver se está acontecendo algo diferente com o animal. Se o cãozinho dorme menos do que precisa, pode estar em um estado de estresse, ansiedade e hiperatividade. Neste caso, dedique tempo para realizar massagens e passeios com o animal.

Caso o animalzinho durma mais que o necessário, pode ser sintoma de depressão, aborrecimento, febre ou doenças como a cinomose ou parvovirose. Nestes casos, leve o cachorro ao veterinário para o correto diagnóstico do excesso de sono.

Lembre-se também da importância de uma caminha limpa e cômoda para que o seu pet possa dormir com conforto, segurança e proteção. Nos dias mais frios, reserve um lugar mais quentinho para a sua cama, onde haja menos circulação de ar; vista-o com uma roupinha e dê a ele um cobertor velho.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.