Por que os cães saem com olhos verdes nas fotos?

Provavelmente você já deve ter tirado uma foto em que seus olhos ficaram vermelhos na fotografia, mas e quando a cor dos olhos do seu cachorro sai verde nas fotos? Alguma vez isso já aconteceu com ele? Esse fenômeno pode acontecer não só com os cães, mas com outros animais também. Veja agora como ele ocorre e como evitar que isso aconteça.

A mudança na cor dos olhos

A mudança na cor dos olhos de um cachorro nas fotos acontece também em outros animais, como os gatos, leões, texugos e muitos outros. Geralmente esse fenômeno acontece quando tiramos uma foto com flash em um local que possua baixa luminosidade. Esse mesmo fenômeno ocorre quando tiramos uma foto com flash e saímos com os olhos vermelhos nela.

Como ocorre no homem?

Essa mudança na cor dos olhos acontece no homem quando o flash da foto penetra no balão ocular e se reflete na parede posterior do olho, que é irrigada de forma intensa por vasos sanguíneos, dando à luz refletida uma cor vermelho alaranjada, que é consequente da irrigação do sangue nos olhos.

Como ocorre nos cães?

Porque os cães saem com olhos verdes nas fotos?

Foto: Reprodução

Nos cães esse fenômeno acontece devido a outro fator. Nos olhos desse animal existe uma membrana que se situa na parte interna do olho e é chamada de Tapetum Lucidum. Essa membrana age como um espelho que reflete qualquer intensidade de luz e faz com que ela passe duas vezes pela retina. Esse processo faz com que os animais passem a enxergar melhor que nós em locais que possuem pouca luminosidade, pois a retina deles absorve duas vezes mais a luz.

E é devido a isso também que o fenômeno dos olhos brilhantes acontece, quando iluminamos o rosto de um cão com uma lanterna no escuro, por exemplo, os seus olhos brilham ainda mais.

Quando tiramos uma foto com flash, uma das luzes que é refletida pelo Tapetum Lucidum não é captada pelos receptores da retina e essa luz acaba se refletindo para fora das pupilas. Como o Tapetum Lucidum é brilhante, esse brilho acaba alterando a cor dos olhos do cachorro que pode ficar verde, amarelo ou até azul.

Como evitar que aconteça?

Para evitar que o seu pet saia com os olhos coloridos em uma foto, você pode utilizar câmeras que tenham o mecanismo chamado de “redutor de olhos vermelhos”. Esse mecanismo permite que o flash faça um pré-disparo que retrai a pupila antes do disparo oficial e isso faz com que o reflexo não seja mostrado na foto.