Expressões que envolvem cães – Origem e significado

Quem nunca se pegou falando frases como “você é o cão chupando manga”, ou “estou em um mato sem cachorro”? Estas expressões são utilizadas diariamente, porém muitas vezes não paramos para pensar no real significado, ou até mesmo de onde desencadeou sua origem. Neste artigo vamos conhecer algumas das expressões mais utilizadas envolvendo o universo canino, buscando a fundo sobre sua origem e significado.

Expressões que envolvem cães - Origem e significado

Matando cachorro a grito

Esta expressão é um típico ato de desespero, quando a pessoa se encontra em uma situação sem grandes alternativas, ou passando por grandes dificuldades.

No caso, por exemplo, um indivíduo se encontra em um local onde não há mais para onde fugir ou se esconder e se depara com um cachorro de grande porte vindo em sua direção com a intenção de atacar, o jeito é apelar para o grito, uma voz de comando como última alternativa para tentar se salvar.

Mato sem cachorro

Serve para mostrar que determinada situação, ou ter o desejo de praticar determinada atividade sem os equipamentos necessários, irá se tornar um grande desperdício de tempo. Este termo era muito utilizado na época das caçadas, onde ter um cachorro de guia auxiliando um caçador era de extrema importância, e quem decidia realizar uma caçada sem a ajuda de um cão estaria no mínimo perdendo tempo, pois não iria conseguir concretizar a caçada.

Cão ladra, mas não morde

Pessoas que falam, ameaçam e amedrontam demais com as palavras, porém na hora de agir, de tomar uma atitude, nada fazem. Seria o mesmo que dizer que um cachorro que muito late para as visitas nada irá fazer, pois estão tão preocupados em latir que esquecem de morder.

Vale apena lembrar que esta expressão não faz sentido no mundo animal, cães que latem para estranhos ou para outros animais possivelmente irão morde-los se tiverem a oportunidade.

Cão chupando manga

Nesta expressão a palavra cão remete ao demônio, ou seja, um demônio fazendo careta ao chupar manga.

De acordo com as histórias em geral, o demônio sempre tende a ser um sujeito muito feio, e por isso este tipo de expressão é aplicada a pessoas que estão longe dos padrões de beleza, isto é, pessoas muito feias fisicamente.

Vida de cão

Expressão dada a uma pessoa que leva uma vida difícil, por trabalhar muito. Essa associação é feita com o cachorro pelo fato de que o cão está sempre servindo ao seu dono.

Bom pra cachorro

Significa dizer que algo é muito bom. A origem deste termo se dá na cultura rural brasileira nos momentos de fartura de alimentos.