Entenda por que seu cão não te reconhece pela webcam

A distância de quem você ama é muito triste para “matar” a saudade vale de um tudo. Enquanto não é possível voltar, falar pelo telefone ou por via webcam pode ser a saída para quem deseja aproveitar a presença do outro, mesmo de longe. Isso é uma prática muito recorrida por tutores, que ao colocarem em prática acabam ficando decepcionados com a falta de entusiasmo dos cães ao verem o dono pelo computador ou ouvirem sua voz pelo telefone.

Mas, muita calma nessa hora! A falta de uma reação eufórica por parte do seu peludo não quer dizer que ele não esteja com saudades suas. Isso se deve ao fato de que ele não reconhece sua imagem, devido a falta de um sentido primordial nas relações dos cães: o olfato. Entenda melhor as reações dos cães ao se comunicarem com o dono pela webcam e  veja o que pode ser feito para evitar que o animal sinta muita saudade.

Porque o cachorro não reconhece a imagem do dono na webcam?

Assim como os seres humanos se comunicam mais facilmente através da fala ou de gestos, os cachorros reconhecem as situações e as pessoas através do cheiro que elas exalam. Desta forma, ao ver sua imagem no computador ou televisão o animal não reage com tamanha euforia se estivesse ao seu lado, sentido o seu cheiro.

Frente a isso, até um petisco, que possui cheiro, é mais interessante que a sua imagem na tela do computador. Em raros casos, os animais conseguem perceber a presença de seus tutores na webcam, mas acabam ficando confusos ao verem os tamanhos dos donos comprimidos a uma tela de alguns pixels. Podem até circular o objeto, procurando os papais humanos por trás.

Entenda por que seu cão não te reconhece pela webcam

Foto: Reprodução/ internet

Essas exceções acontecem por que existem animais, até algumas raças específicas, que são fãs de tecnologia. Para fazer o teste em casa, coloque o seu cãozinho próximo da televisão e ligue em um canal atrativo. Se ele esboçar interesse e ficar vidrado na TV, é claro que ele é “antenado” sobre tecnologia. Caso ele não se interesse, fica claro que para ele aquilo não faz muito sentido e não merece atenção.

Formas de diminuir a saudade do cãozinho

Mesmo que para o cão, não faça sentido manter contato pela webcam, para os humanos essa é a forma mais divertida de “matar” a saudade de seu peludo. Pois ali você estará vendo o cachorro em tempo real. Já para o cachorro não sentir tanta falta sua, deixe roupas que tenham seus cheiro espalhadas por toda a casa. Essa é uma maneira simples do animal sentir a sua presença, mesmo que você não esteja por perto.

Vale ressaltar também que, despedidas demoradas, devem ser evitadas. Assim você não cria ansiedade no seu peludo, tendo em vista que ele sofre com ausência e a saudade. Assim que der, volte e seu melhor amigo estará de patas abertas para lhe receber.