Donos de cães se sentem mais felizes do que os de gatos, revela pesquisa

Você já deve ter ouvido por aí que as pessoas que têm animais de estimação em casa possuem os índices de satisfação e bem-estar mais elevados. Pois bem. Um grupo de pesquisadores resolveu abrir outra questão: as pessoas se sentem mais felizes sendo donos de cães ou de gatos?

Tal pergunta levou a um estudo conduzido pelo Mahattanville College, em Nova York, nos Estados Unidos, e a conclusão alcançada foi a de que quem tem um cachorro se sente mais feliz do que quem tem um gato.

Como a pesquisa foi realizada?

A pesquisa, intitulada “Seu filhote é amoroso? Examinando o relacionamento entre bichos de estimação e bem-estar”, foi realizada a partir da análise da relação de 263 pessoas com os seus mascotes. As entrevistas foram feitas on-line e os resultados indicam que não existe grande diferença nos níveis de felicidade, traços de personalidade e emoções positivas e negativas entre donos de animais de estimação e pessoas que não têm animais em casa. No entanto, a pesquisa indicou que os donos de animais estariam mais satisfeitos com a vida, sendo que os donos de cães marcaram notas mais elevadas em todos os quesitos de bem-estar do que os entrevistados que possuem felinos.

De acordo com o estudo, as pessoas que escolhem ter um cachorro em casa são mais extrovertidos e agradáveis, além de serem menos neuróticas do que aquelas que optam por um gato.

Donos de cães se sentem mais felizes do que os de gatos, revela pesquisa

Foto: Pixabay

A autora da pesquisa, Katherine Jacobs Bao, afirma que ainda é necessário realizar mais análises para determinar se, de fato, os donos de cães são mesmo mais felizes do que os de felinos.

Outros estudos que visam analisar traços emocionais de pessoas com animais de estimação em casa já foram realizados. Em janeiro deste ano, os pesquisadores da Universidade da Califórnia, também nos Estados Unidos, concluíram que os donos de gatos são mais ansiosos do que os de cães.

Cachorros são mais amorosos, diz pesquisa

Uma pesquisa transmitida no documentário intitulado “Gatos x cachorros”, na emissora britânica BBC, indicou que os cães amam mais os seus donos do que os outros.

De acordo com o neurocientista Paul Zak, que conduziu a pesquisa, existem provas de que os cachorros amam mais os humanos. Alguns estudos já demonstraram que, quando os donos de cães interagem com eles, ambos liberam oxitocina, um hormônio relacionado ao prazer.

Zak conferiu o índice do hormônio em gatos e cachorros ao interagirem com seus donos, e o nível de oxitocina cresceu, em média, 57,2% nos cachorros, e 12% nos gatos.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.